segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Porcos, passarinhos, cobras e lagartos.




Um porco voando é um símbolo para designar um evento de acontecimento impossível. A expressão popular [tal coisa vai acontecer] "quando os porcos voarem" é utilizada ironicamente significando que jamais irá se concretizar.

Para quem não sabe, durante a segunda guerra mundial, o nosso então presidente Getúlio Vargas utilizou uma célebre frase para manifestar a neutralidade do Brasil no conflito: "É mais fácil uma cobra fumar, do que o Brasil entrar na guerra", querendo dizer naturalmente, que nosso país não entraria, pois cobras não fumam.

Mais tarde, quando o Brasil declarou guerra à Alemanha, uma força expedicionária de 25 000 homens foi enviada por Vargas para auxiliar os aliados na Itália. Esses soldados se intitularam "os cobras fumantes" e adotaram o emblema de uma cobra fumando um cachimbo. Após oito meses de campanha, haviam capturado mais de 20 000 soldados inimigos, entre eles quase 900 oficiais e uma divisão de infantaria completa. Dos 25 mil que partiram, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) perdeu apenas 443.

Assim se popularizou a expressão "a cobra vai fumar".

E os lagartos?

"Cobras e lagartos" é considerada uma expressão idiomática, caracterizada por não ser possível identificar o seu significado através das suas palavras individuais ou do seu sentido literal.

Acredita-se que dizer cobras, nesta frase feita, é uma forma antiga de coplas; donde dizer cobras significa satirizar ou zombar através de versos de escárnio. A necessidade de fazer a frase redonda fez juntar-se a cobras, já com o sentido obliterado, a palavra lagartos, criando-se uma expressão simétrica, de quatro mais quatro sílabas. Outros acreditam que a origem dessa expressão é bíblica, nada tendo a ver com as tais coplas.

De um modo ou de outro, dizer "cobras e lagartos" de alguém, significa dizer mal de; amaldiçoar; escarnecer.

E embora porcos não voem, resolvi assim mesmo fazer meu blog, após ter dito que jamais o faria. Eu achava que era mais fácil os porquinhos criarem asas... Dedico grande parte do meu tempo e de meus textos internéticos para o nosso fórum da AD, mas em função do grupo estar cada vez maior e das minhas frequentes atribuições de porta-voz do pessoal, resolvi criar um espaço só meu, para que a minha opinião não seja confundida com a opinião do grupo.

E agora que o fiz, a cobra vai fumar. Esse espaço é livre para comentários de qualquer gênero ou natureza, construtivos ou destrutivos, conforme o humor e conjuntura vigentes. Em um fórum público, não se pode expor tudo aquilo que se pensa, pois textos demasiado longos atravancam a leitura e certos assuntos são prejudiciais à causas maiores. Fora dessas fronteiras que delimitam a boa convivência não existe mais nada que impeça uma pessoa de falar o que pensa, a não ser seus próprios valores.

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão. Eu passarinho!

Nah...

Minhas asas eu emprestei a um porco em retribuição pelas vezes que ele me emprestou o espírito. E para todos esses que aí estão atravancando o caminho, já vou avisando que passarinhar não é o meu forte e que o local aqui é liberado para cobras e lagartos.

4 comentários:

  1. Para quem como eu, é fã dos teus textos longos.
    Esse blog será um prato cheio.

    Grande Abraço
    André

    ResponderExcluir
  2. Reconhecer que estava errado - ou, pelo menos, não certo de todo - é uma qualidade! Boa sorte, filhinho, com este monte de pés aí! Quero ver arrumar sapatos para todos eles!

    ResponderExcluir
  3. A família dos blogs.
    Tu está a muito mais tempo que eu escrevendo pela internet. Tem leitores assíduos onde posta teus textos, já estava na hora de ter um espaço teu, não sei porque demorou tanto.

    Bem vindo ao mundo dos blogs!

    Precisando de ajuda só chamar!

    bjo!

    ResponderExcluir

Seguidores