quinta-feira, 13 de novembro de 2008

High Stakes


Poker, como todos sabemos, é um jogo de cartas. Jogos desse tipo, são considerados "jogos de azar" pois a possibilidade de ganhar ou perder não depende da habilidade do jogador, mas sim exclusivamente do azar do apostador. Contudo, a atração particular pelo poker advém do fato de ser um jogo onde vale mais a perspicácia do jogador do que sua combinação de cartas.

High stakes significa "apostas altas". A diferença entre o jogo de cartas por recreação e o jogo por dinheiro, basicamente é a adrenalina da incerteza. E esse pode ser um prazer muito caro. Muitas pessoas já perderam tudo que tinham por ficarem viciadas nesse rush. Na Associação Desafio, já é uma tradição fazer apostas nos carros e pilotos durante a corrida na arquibancada. Mas apostam-se apenas algumas moedas. Os pilotos totalmente alheios à essas brincadeiras, só pensam aprimorar suas puxadas e alcançar suas próprias metas.

Jogar com alegria, pelo prazer do jogo.

É um belo conceito, a base do nosso famoso futebol arte e de todos os jogos recreativos. E assim é também na arrancada, talvez até mais do que em outros esportes. O piloto vive em função de seu carro e suas metas. A reta sempre tem 402 metros e o objetivo é sempre baixar o tempo. Isso cria uma espécie de harmonia, na qual cada um busca a evolução no seu próprio ritmo. Não existe pressão, é apenas você, seu carro e os 1320 pés. E isso pode ser muito divertido para quem compreende e ama esse esporte.

Mas nem tudo são flores. Em toda competição, o objetivo é a vitória e toda a vitória é uma conquista. É aí que a harmonia e o equilíbrio vão por água abaixo. Quando a competição aperta, tudo mais fica em segundo plano: Só o que vale é chegar na frente do carro que está ali ao lado. É como dizem os comentaristas quando um jogador amarela em um jogo importante com a camiseta canarinho: "Sentiu o peso do uniforme". Como um jogador de cartas que abandona a rodada quando as apostas ficam altas demais.


E na arrancada também é assim. O campeonato AD se encaminha para sua última prova, onde serão definidos os primeiros lugares e também o campeão. Esse ano mais uma vez o Gol bola turbo de Sérgio Fontes está na decisão, mas dessa vez ele vai disputar com Felipe Hill e sua puma GTB turbo.

Eles não irão se enfrentar na pista, pois Sérgio é da classe 12 e Felipe da classe 13. Assim, a briga será na pontuação. O vencedor só será conhecido após o final da prova, pois ambos dependem não só de seus próprios resultados, como também dos resultados um do outro. E ambos dependem ainda do resultado dos outros competidores!


É eletrizante! Cada puxada será uma final e ambos serão pressionados ao limite. Não há lugar para erros, pois uma largada queimada decidirá o campeonato. Uma quebra de equipamento que não puder ser resolvida na pista irá tirar todas as chances do piloto. Tudo irá depender da vitória dos pilotos em sua própria classe de tempo e quem vencer vai levar o caneco. Se os dois ou nenhum dos dois vencerem, Felipe tem uma chance um pouco maior, mas ainda existe em jogo a bonificação de melhor reação. Assim, se Felipe vencer a 13 e Sergio ganhar a melhor reação, os dois ficam praticamente em empate!


Não se sabe o que vai acontecer, mas as estratégias já devem estar traçadas. Felipe precisa vencer a 13, garantindo-se assim para o caso de Sérgio vencer a 12. Já a equipe Maranello Pinturas precisa levar a 12 com o Gol do Sérgio e tirar a 13 de Felipe com o Passat turbo do Tuio, abrindo caminho para levar o primeiro e terceiro lugares do campeonato.

Como no futebol e no poker, vai vencer aquele que souber aproveitar melhor as cartas que tem, contando não só com a sorte, como também com sua habilidade e estratégia. Sabemos do que os dois carros e seus pilotos são capazes quando correm pela AD em um clima de amizade, mas o que acontece quando as apostas ficam mais altas? Quem vai aguentar melhor a pressão?

O Taoísmo diz que devemos agradecer quando temos a oportunidade de competir com um grande adversário, pois se o vencermos, será uma grande vitória e se formos derrotados, será um grande aprendizado.

De qualquer modo, ganhando ou perdendo, posso dizer que invejo ambos, pois enquanto nós vamos ficar na arquibancada apostando algumas moedinhas eles terão o provilégio de estar na pista, apostando em si mesmos. Mas não o vil metal e sim o trabalho de um ano inteiro de campeonato, experimentando a adrenalina de praticar drag racing at high stakes!

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