sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Just Do It.


2008 tem sido um ano de renovação para a AD. Algumas pessoas saíram e muitas novas entraram. Outras renovaram seu compromisso com a AD através da participação no fórum e principalmente em seu campeonato. O resultado foi um grupo mais unido, com mais afinidades.

O grupo ainda é - e assim espero que continue - muito diverso, com várias faixas etárias, vários níveis de renda e reune também profissionais de diversas áreas, que buscam no convívio da AD, um meio de extravasar a tensão do trabalho, quebrar a rotina.

Uma dessas pessoas é o Custódio, também conhecido como CCCA. Ele apareceu na AD junto com o Gustavo, inspirados pelo trabalho e resultados do RaFASTra que montou seu carro sozinho, com a ajuda dos amigos. Os dois compraram um FIAT 147 e resolveram participar desse mundo das corridas, dos carros e da mecânica. Sendo dois advogados sem muita experiência prévia, ninguém se arriscou a fazer prognósticos.

Mas eles estavam determinados. Compraram as peças necessárias e sem grandes gastos, decidiram montar um projeto simples, à título de aprendizado. E como aprenderam! Se eles pudessem voltar pra 1976, receberiam emprego como mecânicos em qualquer oficina especializada em Fiat ou até quem sabe, como mecânicos dos 147 de corrida que sempre aparecem no blog do sanco. Hoje esses caras montam e desmontam o motor desse carrinho mais rápido do que a galera consegue comer os churrascos assados pelo Timmers.






E o carro evolui a cada prova, baixando sempre seu tempo, apesar das dificuldades, pois são dois mecânicos recentemente "formados" e o carro ainda é muito novo, pois tem mal e mal meio ano de existência.

As vezes ele anda bem, as vezes ele resolve falhar, as vezes eles montam a junta do cabeçote virada ao contrário e as vezes ele quebra. Mas tudo é um aprendizado e os amigos estão sempre por perto, então tudo é feito sempre com alegria. E essa alegria é tanta, que eles já institucionalizaram os encontros da galera no QG do 147 e os "eventos" já estão tão movimentados, que eles colocaram até um nome: 147 folia! E como se não bastasse, criaram até um logotipo, misturando o brasão da Abarth com o emblema da AD, o logo do Sul Folia e uma foto do 147!


Eles tem também seu próprio blog, o fiat147turbo.blogspot.com que está sempre atualizado e faz muito sucesso entre os membros da AD. Além de tudo, é acessado por visitantes de várias partes do Brasil e do mundo, interessados no projeto do 147 feito por dois advogados.



A lição que o Custódio e o Gustavo nos ensinam, é que a arrancada pode ser um esporte de confraternização e que um carro de corrida pode ser a peça central do convívio de muitos amigos, antigos e novos. E que onde tem ação, sempre vai ter uma galera participando e querendo ajudar.

Esse tipo de atitude resgata o espírito da arrancada nos tempos de sua criação, quando o mais importante era exatamente isso: Construir, correr e dividir a experiência com os amigos.

5 comentários:

  1. Sem palavras. Quando falou que iria fazer um post sobre o 147, achei que fosse brincadeira ou ia ser algo singelo.

    Tu és um dos responsáveis por estarmos aqui.

    Só para informar: já temos visitas de 19 países e mais de 57 cidades brasileiras. Mais de 1000 acessos nos últimos 30 dias.

    Dá pra notar o motivo de nosso entusiasmo. Valeu pelo reconhecimento e ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que o 147 ainda não atingiu o que pode e o que vocês gostariam, em termos de performance. Mas ele fez outras coisas. O 147 tem motivado algumas pessoas e irritado outras.

    Por ser assim tão simples, muitas pessoas vêem nele uma idéia para fazeram também algo. Pensam algo como: "Ah, mas dá assim? Então até eu também posso me meter a fazer uma coisa dessas!"

    E outras ficam revoltadas, pois esse projeto de vocês prova que para correr, é só querer. Não há necessidade de comprar um carro caro, raro ou exótico. Não é preciso um motor sopa de letrinhas como C20XE, AEB, AGU, XU10J4RS, B16A2 ou 4G63.

    Fiasa, ou como é mais conhecido nas autopeças, o "motor nacional" já dá e sobra para o divertimento.

    E o fato de vocês provarem na prática que é possível, faz com que aqueles que se escondem por trás de marcas famosas, motores exóticos e carros raros, fiquem com raiva, pois a cada dia vocês provam na prática que pra andar, basta querer, o que evidencia o fato de que tem gente que morre de medo de colocar suas idéias à prova.

    Fazer, correr e dividir, é simplesmente o máximo. E com ou sem tempo baixo, isso em si só, tem um valor inestimável.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Histórias como a do 147 são muito importantes para incentivar pessoas que querem começar no mundo da arrancada...

    Grande abraço e muito sucesso

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras para demonstrar a alegria de ser homenageado aqui no blog...

    Mas cinceramente, valeu mesmo!!!

    Esse 147 é uma realização de um sonho meu e do CCCA.

    Esse projeto trouxe para nossas vidas, grandes conquistas, desde conhecimento até grande amigos, esses que levaremos para sempre...

    Que venha o próximo 147 folia para podermos ficar rodeados de amigos e dar muita risada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. como ja postei aqui, fui piloto de arrancada aqui em sc por longa data. sempre com carros fiat. o ultimo foi minha paixao por 4 anos. um 147 turbo, motor nacional do palio 99. nunca quebrou apear dos 1,7kg de pressao no booster. canhaozinho na estrada, andei com ele na turbo B e no ultimo ano que o tive na desafio turbo. carro de primeira. deixei muito A3 turbo e BMW pra tras na BR 101...abraço e boa sorte..viva o 147

    ResponderExcluir

Seguidores