terça-feira, 4 de novembro de 2008

Tributo aos criadores da arrancada.


1320ft... Que espécie de nome é esse afinal?

Bem, é simples: São 1320 pés.

A crença popular diz que o valor original da medida era o comprimento do pé de um homem. Os historiadores consideram que tal idéia faz sentido, pois assim como hoje, há uns 800 anos atrás também era necessário medir as coisas. Terrenos, lenha, tecidos, lingüiças (embora essas eu suspeito que eram negociadas em cúbitos)... Enfim, era preciso algum padrão. Todo homem tem dois pés e estes geralmente ficam dentro de uma média, de forma que para as necessidades daquela época o pé servia como um bom padrão para negociar todos os tipos de coisas, que com o advento do "pé-medida", podiam então ser quantificadas em comprimento em diferentes lugares através de um mesmo método.

A polegada por sua vez, surgiu na mesma época e é compreendida pela distância entre as extremidades de um polegar humano em sua largura. Existem pessoas que sustentam que devido a maior precisão dessa medida (a diferença entre os polegares de muitos indívíduos é substancialmente menor que a diferença entre os pés desses mesmos indivíduos), foi o pé que derivou da polegada e não o contrário.

Assim, cada pé corresponde a 12 polegadas.

Em 1958 os EUA e os países da Comunidade das Nações (comunidade de países então dependentes do Reino Unido) definiram a jarda internacional como sendo 0,9144 metros. Como uma jarda é composta por exatamente 3 pés, o pé internacional desde então passou a compreender 0,3048 metros e uma polegada 2,54 centésimos de metro. Ou centímetros, para os mais íntimos.

Alguns sustentam que o pé foi padronizado por Henrique I, rei da Inglaterra, lá por volta dos anos 1100. Dizem esses, que Henrique possuía um pé de 30,48 cm e desejava que todas as transações comerciais baseadas em comprimento, usassem a medida de seu pé como referência.

Ninguém sabe se essa atitude um tanto egocêntrica foi realmente um fato, mas o que se sabe, é que tanto os países sob o domínio britânico, como os EUA não aceitaram se dobrar ao sistema métrico internacional. Assim as medidas que para nós (e também para o restante do mundo) são representadas por centímetros, metros e quilômetros, para os norte-americanos e britânicos são aferidas por polegadas, pés, jardas e milhas.

Uma milha são 5280 pés, 1760 jardas, 63 360 polegadas, ou 1 609,344 metros.

E consequentemente, 1/4 de milha são exatamente 402,336 metros.

Ou...

...1320 pés!

4 comentários:

  1. muito legal o post nem sabia que tu tinha blog vo te add no chevas

    ResponderExcluir
  2. 1320 ft. Muito original! Eu jogava um game na internet que o nome era Nitto 1320 Challenge. Já sabia que era a distância da pista de arrancada somente por causa disso!

    Gostei do visual, do nome e dos textos nem se fala...Finalmente tu resolveu ter um blog! Parabéns! Muito sucesso!

    Abração!

    ResponderExcluir

Seguidores