segunda-feira, 11 de julho de 2011

A vida imita a arte


E se eu contasse uma história, na qual um garoto sem idade para ter a carteira de motorista tivesse sido ensinado pelo pai a pilotar um carro de forma muito agressiva? Se esse treinamento tivesse começado enquanto o garoto era ainda criança, de forma aparentemente despretensiosa, em estradas desertas mas em trajetos muito difíceis, sinuosos, escorregadios e perigosos... E que com pouca idade esse garoto já fôsse capaz de pilotar melhor do que um motorista adulto e melhor mesmo do que alguns pilotos?

Pois bem, se você está ligado, sabe que essa é exatamente a história de Shuichi Shigeno para seu mangá "Initial D": Fujiwara Bunta é o lacônico pai de Takumi e proprietário de uma loja de tofu. Ele precisa fazer entregas de madrugada para um hotel que fica no topo de uma montanha e Bunta incumbe Takumi da tarefa.

Ocorre que o tofu é um produto frágil, que pode ser danificado se o carro for conduzido aos trancos. Assim, Bunta coloca um copo d'agua no painel do hachi roku e explica ao guri que se a água não derramar do copo, o tofu estará bem no porta malas. Então, no frio da madrugada takumi só pensa em fazer o trabalho o mais rápido possível, mas sem arruinar o precioso tofu. Assim, sob a tutela discreta mas exigente de seu pai, Takumi torna-se um exímio piloto.

Initial D, stage 1
Keiichi Tsuchiya, o famoso "rei do drift" trabalhou como consultor no anime
 Fujiwara Tofu Shop, no filme e no anime.

 Fujiwara Bunta, no anime e na versão "action figure"

O icônico logo da loja de tofu na porta do Toyota Trueno AE86 de Takumi


Cena do longa metragem Initial D
Takumi em versão videogame
Brinquedos de todos os tipos e tamanhos...
...inclusive réplicas de tamanho natural...
...de diversos carros da série...
 
...e todos os tipos de wannabe, demonstram a abrangência e o nível de interação dos fãs com a série.


O mangá "Initial D" foi lançado em 1995 e se tornou um fenômeno popular, dando origem a um anime (que inclusive passou no Brasil no canal Animax), um filme longa-metragem, video games, inúmeros sites e fóruns, além de miniaturas, brinquedos e réplicas do estimado hachi roku da loja de tofu.

Essa idéia de um super piloto mirim que vive aventuras incríveis com a humildade e desinteresse que provém da falta de consciência do nível de sua habilidade ao volante, seduziu pessoas através de todo o mundo e tornou-se um grande sucesso.


Mas como sempre, para alguns isso tudo é muito absurdo, coisa que só se vê em um desenho mesmo, afinal, jamais um guri tão novo atingiria um nível tão alto de pilotagem... Né?


Mas como dizem, a vida imita a arte e para provar, aí está o sucesso do youtube, Kalle Rovanpera:


Mas esse guri, apesar de ser filho de um piloto de rali, Harri Rovanpera, (assim como na história fictícia Fujiwara Takumi é filho de Fujiwara Bunta, também piloto) não é um adolescente em busca de sua carteira de motorista, mas uma simples criança, para quem o carro na verdade deve ser, nada mais, nada menos que um brinquedão.



E parece que ele não é o único. Veja o video de Tuukka Hallia:



Mas também... O garoto só tem oito anos de idade, mas segundo o video já tem cinco de experiência!

Enfim, agora sabemos como é que esses finlandeses ficam tão afiados na difícil arte de pilotar um carro de rali!

2 comentários:

  1. Eu antes só achava que tinha nascido no país errado, agora tenho certeza. Realmente, não da pra competir com a finlandia em formação de pilotos... rs

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  2. Se o brasil tivesse sido colonizado pelos ingleses ou pelos holandeses poderíamos ter ter um vida melhor, carros melhores um idioma melhor, menas corrupção, como diz o ditado, "O mal começa pela raiz" então não tem jeito facilmente não, a coisa no brasil é tão critica que o autódromo de jacarepaguá do rio de janeiro foi demolido para construção civil, já tem poucas oportunidades para pilotar, aqui no país tupi se você sor de menor de idade, só pode pilotar em um autódromo se o pai for rico ou amigo de algum envolvido no autódromo, eu tenho 17 anos deis dos 12 anos já dirijo, meu pais tem um estacionamento particular com isso aprendi a manobra, fazer baliza a calcular a distância de um carro para o outro e funcionou, já testei na rua, mais teve um feriado recente no carnaval, odeio carnaval, já vil roqueiro gostar de carnaval. Pois então fomos para um serra eu, minha mãe, meu irmão e a mina dele, o carro dele e um palio 1.0 economy, que eu mesmo faço manutenção e sei seu funcionamento de ponta a ponta, pois alem de ter aprendido a dirigir também aprendi o dom da mecânica e da preparação automotiva só com ajuda de nem uma pessoa. Passamos 4 dias no primeiro dia subimos a serra toda, ai passo um filme de drift na minha cabeça rere. no outro dia falei que ia calibra os pneus no posto de gasolina como la não tem fiscalização alem de calibra o pneus, subi toda a serra e depois coloquei em pratica tudo aquilo que tinha aprendi durante 10 anos de experiência no Need for speed que é minha maior inspiração para tudo isso. No fim da estrada la cume da serra era cedo 6 horas da manhã já com os pneus calibrados com rodas apertadas e com 15 litros de gasolina e 5 a etanol para dar mais potencia uns 2,5 cavalos a mais acelerei ate 3 mil RPM e arranquei logico um carro 1.0 não vai sair a milha eu sabia os limites do carro mais queria saber os meus mais não deu com um carro 1.0 não da, mais arranquei e logo na segunda curva tentei derrapar a 60 por hora e depois na 3 curva tentei um tecnica de rally, acelerei ate 70kms perto da curva brequei reduzi a marcha de 4ª pra 3ª e puxei o freio de mão e acelerei na curva com o volante bem esterçado ai corrigi e saiu um pequeno drift de 10 metros mais ou menos muito tempo assistido rally aprende alguma coisa, e fui ate o fim da serra derrapando ou tentando derrapar rere mais depois teve consequências pneus traseiros bem quentes e meio desgastado freios traseiros travados mais não tinha como evitar isso só ficando parado mais de 11km de serra fora a curva que da no total 18 kms contei no pc de bordo mais valeu a pena.vlw

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