segunda-feira, 18 de julho de 2011

ND7: Maverick turbo


Em 2009 Ford Maverick V8 de Jean Carlo Peluso era uma presença constante nas provas da AD, inclusive no TOP16. O carro era muito querido, pois além de ser um belo exemplar da cobiçada versão GT, tinha um veneno que apesar de bastante racional e eficaz, era também relativamente incomum para esse tipo de carro: Tratava-se de um turbo injetado com miolo original. Se a maioria dos veoteiros já torce o nariz para motores preparados que rodam à álcool e uma das primeiras coisas que fazem é mudar quase tudo que tem dentro do motor, no caso de Jean era tudo ao contrário.

Mas independentemente de filosofias, o carro era bem rápido e apesar do peso alto seu ponto forte era a saída, em parte graças aos sempre incríveis pneus Hoosier de 10 polegadas de largura. Tá aí uma aposta que não tem erro...

Assim, com um veneno diferente, não muito complicado e bastante eficiente, Jean chegou a andar na casa dos 7 segundos nos 201 metros e dos 11 segundos altos nos 402 metros da pista do Velopark. No SRD II em Guaporé - pista que não tem a mesma condição do gigante de Nova Santa Rita -  era um dos favoritos no TOP16, pois 201 metros era o forte do carro. Infelizmente o dinossauro estava tão bom nas parciais de baixa que o diferencial não deu conta do recado e o Maverick que subiu a serra rodando teve que voltar na plataforma.

Muitas pessoas acreditam que o Maverick seria um concorrente forte nos TOP16 das Noites do Desafio em Tarumã, pois assim como em Guaporé a pista tem apenas 201 metros, porém, além da condição de grip inferior a largada é um leve aclive e o final um leve declive, o que favorece carros  de tração traseira.  O segredo da vitória lá é dosar a força e manter a tração até onde desce, pois daí em diante todo santo ajuda.

A boa surpresa é que Jean e o GT ouro estão inscritos para a ND7 e agora o que não deve faltar é potência, já que o carro passou uma temporada na oficina e o motor não é mais o 302 original da Ford que mal atinge as 5 mil RPM.

Desde já tenho um palpite positivo para este carro, mas sobretudo, será bom vê-lo novamente na pista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores