quinta-feira, 21 de julho de 2011

ND7: Você está preparado?



Sabendo tudo que é preciso saber para participar da prova?

De qualquer modo é bom dar uma olhadinha nisto:

Fila:

- Óbviamente, não é permitido furar a fila. Após entrar na pista, o piloto deve percorrer toda saída do box, fazer o retorno na barreira de pneus no final da curva, e depois alinhar seu carro no final da fila.
- Se dois pilotos querem arrancar um contra o outro, coloquem o carro lado a lado durante a fila. O da frente sempre deve esperar o de trás, não o de trás passar para frente.
- É importante não deixar para alinhar os carros quando a fila já chegou na largada, pois isto atrasa a competição.
Burnout:
- O  burnout, ou rolo, deve ser feito após o piloto passar pela linha de água existente na pista, desta forma o rolo inicia mais fácil, limpa os pneus e diminuí a chance de quebrar a transmissão do carro. Ao quebrar a transmissão, na maioria das vezes, todo evento é prejudicado, pois além de atrasar a competição a pista fica muito suja de óleo.
- Não é para fazer rolo antes da água, isto muitas vezes gera acidentes ou até mesmo atropelamentos.
- Não é para fazer mais de um burnout, isto faz com que a competição fique muito demorada.
Alinhamento:
 - Após o burnout, o piloto deve rolar o carro lentamente em direção a linha de largada. Quando acender a primeira lâmpada do pinheirinho (pre-stage – foto 1), o piloto sabe que está chegando próximo ao ponto.

FOTO 1 
- Após acender a segunda lâmpada (stage – foto 2), o carro já está pronto para arrancar.

FOTO 2
- Neste estágio, o carro pode rolar em média cerca de 40 centímetros para frente (quanto maior o pneu, maior a distância), até o ponto de apagar a luz.
- Quando o carro estiver alinhado, não se esqueça que o fiscal de pista irá colocar um pequeno taco entre a pista e o pneu, para o carro não descer sozinho para trás.
- Com ambos os carros alinhados, o fiscal da pista irá dar o “ok” para a cronometragem e esta irá iniciar a largada. Se você utiliza algum sistema de largada, como “two-step” por exemplo, é recomendado não iniciar este procedimento antes de os dois pilotos estarem alinhados.
Tempo de pista e tempo total:
- No placar eletrônico presente embaixo do pinheirinho, será divulgado o tempo de cada piloto conforme eles vão acelerando. É divulgado na seguinte ordem: tempo de reação, parcial de 60 pés (18 metros), parcial de 100 metros, tempo de pista nos 201m e velocidade final.
- É  importante lembrar que o placar informa o tempo de pista, e não o tempo total (com reação)
- Logicamente, o vencedor da disputa é o piloto que cruzar os 201m na frente do oponente, portanto, o que tiver o tempo total mais baixo (reação + pista)
- A cronometragem irá imprimir um relatório de cada arrancada para cada piloto, além disto todos tempos serão divulgados no site da AD após a corrida.
Importante:
- O pinheirinho irá piscar do lado da pista do carro vencedor no final de cada disputa.
- Carro que tem o escapamento saindo para o lado, na frente da roda dianteira pode queimar a arrancada por conta do escape. Os gases do escape podem interferir no funcionamento da fotocélula. Neste caso a largada não será refeita.
É recomendado aos pilotos que tem este tipo de escape, que modifiquem sua ponta, colocando uma curva de 45º ou 90º direcionada para trás.

Exemplo de escapamento que não interfere no funcionamento da fotocélula

Escape virado para trás, para não interferir no funcionamento do sistema de cronometragem

LEIA TUDO EM:  http://www.categoriadesafio.com.br/site/2011/07/20/alinhamento-o-que-o-piloto-deve-saber/

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