Sabendo tudo que é preciso saber para participar da prova?
De qualquer modo é bom dar uma olhadinha nisto:
Fila:
- Óbviamente, não é permitido furar a fila. Após entrar na pista, o piloto deve percorrer toda saída do box, fazer o retorno na barreira de pneus no final da curva, e depois alinhar seu carro no final da fila.
- Se dois pilotos querem arrancar um contra o outro, coloquem o carro lado a lado durante a fila. O da frente sempre deve esperar o de trás, não o de trás passar para frente.
- É importante não deixar para alinhar os carros quando a fila já chegou na largada, pois isto atrasa a competição.
Burnout:
- O burnout, ou rolo, deve ser feito após o piloto passar pela linha de água existente na pista, desta forma o rolo inicia mais fácil, limpa os pneus e diminuí a chance de quebrar a transmissão do carro. Ao quebrar a transmissão, na maioria das vezes, todo evento é prejudicado, pois além de atrasar a competição a pista fica muito suja de óleo.
- Não é para fazer rolo antes da água, isto muitas vezes gera acidentes ou até mesmo atropelamentos.
- Não é para fazer mais de um burnout, isto faz com que a competição fique muito demorada.
Alinhamento:
- Após o burnout, o piloto deve rolar o carro lentamente em direção a linha de largada. Quando acender a primeira lâmpada do pinheirinho (pre-stage – foto 1), o piloto sabe que está chegando próximo ao ponto.
- Após acender a segunda lâmpada (stage – foto 2), o carro já está pronto para arrancar.
- Neste estágio, o carro pode rolar em média cerca de 40 centímetros para frente (quanto maior o pneu, maior a distância), até o ponto de apagar a luz.
- Quando o carro estiver alinhado, não se esqueça que o fiscal de pista irá colocar um pequeno taco entre a pista e o pneu, para o carro não descer sozinho para trás.
- Com ambos os carros alinhados, o fiscal da pista irá dar o “ok” para a cronometragem e esta irá iniciar a largada. Se você utiliza algum sistema de largada, como “two-step” por exemplo, é recomendado não iniciar este procedimento antes de os dois pilotos estarem alinhados.
Tempo de pista e tempo total:
- No placar eletrônico presente embaixo do pinheirinho, será divulgado o tempo de cada piloto conforme eles vão acelerando. É divulgado na seguinte ordem: tempo de reação, parcial de 60 pés (18 metros), parcial de 100 metros, tempo de pista nos 201m e velocidade final.
- É importante lembrar que o placar informa o tempo de pista, e não o tempo total (com reação)
- Logicamente, o vencedor da disputa é o piloto que cruzar os 201m na frente do oponente, portanto, o que tiver o tempo total mais baixo (reação + pista)
- A cronometragem irá imprimir um relatório de cada arrancada para cada piloto, além disto todos tempos serão divulgados no site da AD após a corrida.
Importante:
- O pinheirinho irá piscar do lado da pista do carro vencedor no final de cada disputa.
- Carro que tem o escapamento saindo para o lado, na frente da roda dianteira pode queimar a arrancada por conta do escape. Os gases do escape podem interferir no funcionamento da fotocélula. Neste caso a largada não será refeita.
É recomendado aos pilotos que tem este tipo de escape, que modifiquem sua ponta, colocando uma curva de 45º ou 90º direcionada para trás.
LEIA TUDO EM: http://www.categoriadesafio.com.br/site/2011/07/20/alinhamento-o-que-o-piloto-deve-saber/
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