quarta-feira, 25 de março de 2009

RaFASTra em evolução


Dia 21/03/09, por ocasião do Open Day do Velopark, rolou a primeira etapa do campeonato da Associação Desafio 2009 e também o primeiro Top 16 do ano. Muitos carros ganharam destaque, sendo alguns já velhos conhecidos e outros já conhecidos na arrancada amadora e profissional, mas estreantes na AD.

Porém o mais rápido do dia foi Rafael "RaFASTra"Pires Grillo, com seu Astra 888. Ao cair da noite, Rafael conseguiu ótimos 12,03 passando a 211 km/h na última fotocélula.

O Astra conta com uma preparação simples mas eficaz, feita pelo próprio Rafael, primeiro na garagem de seu apartamento (!!!) e depois com a ajuda dos amigos da Sprint.


Ficha Técnica:


Motor: GM 2.0
Cabeçote: 16v nacional (Vectra, Astra, Zafira) sem nenhum retrabalho em dutos ou válvulas
Comandos: Originais
Coletor de admissão: Original
Coletor de escape: Fundido BeepTurbo
Borboleta: Original 60 mm
Bielas: Suzin Francescutti
Pistões: Iasa
Turbo: .70 Master Power
Cambio: Getrag F23 (original da linha GM FII nacional 16v)
Rodas: Originais Vectra GSI
Pneus: Advan 225/50 15
Suspensão: Amortecedores Sprint e bandejas com rolamentos e buchas de Tecnyl
Injeção: FuelTech RacePro1 Fi
Ignição: FirePro, com bobina dupla de vectra
Monitoramento de mistura: Data Logger Fuel Tech
Injetores: 4 Ford Racing 150lbs
Velas: NGK B9 EGV
Kit nitro: NOS 70 cv

Hoje o carro é muito rápido, mas Rafael vem desenvolvendo-o desde 2006, nas primeiras provas da Associação Desafio no Complexo Cultural do Porto Seco, o "sambódromo" de Porto Alegre. Após uma preparação aspirada mal sucedida, Rafael resolveu abandonar os preparadores e mexer no carro ele mesmo. Começou competindo com o motor totalmente original, apenas com o kit nitro, virando na época 9,6 segundos em 201 metros. Com o tempo foi evoluindo e os resultados vieram melhorando.

A configuração está idêntica desde o final de 2008 e Rafael vem trabalhando apenas na tocada, tendo baixado 0,7 segundos desde sua participação anterior. E tudo indica que o carro ainda deve melhorar mais, mesmo mantendo a configuração atual. O que será muito bom, pois ele é um sério candidato ao título da AD em 2009, ocupando atualmente a segunda posição no campeonato, com 61,528 pontos.

Parabéns RaFASTra! E boa sorte na próxima etapa!

2 comentários:

  1. Vicente, muito obrigado pela postagem! O carro foi idealizado de uma uma maneira simplista, garantindo sempre o menor gasto e em busca do melhor resultado possível. Vocês todos têm participação nisso, sem a menor sombra de dúvidas! E espero baixar mais ainda o tempo. Sabemos que o carro possui esse potencial!

    Fico grato pelo espaço no teu blog, que sei que é um dos mais lidos do momento! Um grande abraço e nos vemos no pinheirinho!!

    ResponderExcluir

Seguidores