domingo, 15 de março de 2009

Como funciona: Campeonato Associação Desafio



Dia 21/03 vai ser realizada a primeira prova da AD no ano de 2009, dentro do Open Day do Velopark. Então o momento é propício para falarmos um pouco sobre o funcionamento do campeonato da AD e sobre como ele difere dos outros que existem na arrancada.

O campeonato da Associação Desafio é realizado desde 2007, entregando mais do que troféus para seus vencedores. No ano de 2008, por exemplo a premiação foi a seguinte:

1- Injeção RacePro1Fi da FuelTech
2- Data Logger com sonda Wideband FuelTech
3- Turbo Master Power .70
4- Bielas forjadas Suzin Francescutti
5- Pistões forjados Iasa

Melhor preparador: Conta giros Auto Gage

Os critérios para a definição de pontuação também são diferentes do convencional. Para cada puxada é atribuída uma pontuação máxima de 30 pontos. Desses 30 são então subtraídos os segundos, décimos, centésimos e milésimos do tempo total de cada puxada.

Por exemplo, um carro que faça 12,345 de tempo total (pista + reação), subtrai esse tempo de 30,000, resultando num total de 17,655 pontos nessa puxada. Essa metodologia é aplicada para 3 puxadas em cada prova. Supondo que na segunda puxada o piloto consiga 12,220: 30,000 - 12,220 = 17,780 e na terceira um tempo total de 12,467: 30,000 - 12,467 = 17,533.

Somando-se as 3 puxadas:
17,655 + 17,780 + 17,533 = 52,968

Existem também as bonificações de campeão de classe de tempo e melhor reação.

Aqueles pilotos que conseguem o melhor tempo dentro de suas classes recebem uma bonificação de 10 pontos a ser somada ao total da etapa. No nosso caso, o piloto que venceu a classe 12 segundos recebe uma bonificação de 10,000 a ser somado aos 52,968, num total de 62,968.

Os melhores de cada classe, da 11 até a 17 recebem bonificação no igual valor, de 10,000 pontos.

Para classificar-se em uma determinada classe, o piloto não pode exceder em nenhuma puxada o tempo mínimo da classe. Ou seja: Para competir na 12, o piloto não pode atingir jamais um tempo com reação inferior a 12,000, pois qualquer tempo abaixo de 11,999 já classifica o piloto automaticamente na classe dos 11 segundos.

Caso nosso piloto consiga a melhor reação do dia entre todas as classes de tempo ele recebe uma bonificação de mais 15,000 pontos, podendo elevar sua pontuação máxima no dia para 62,968 + 15,000 = 75,968.

Na AD não existem os descartes, exceto sob condições especiais.

Esse sistema é muito diferente do tradicional que atribui pontuação ao piloto mais rápido do dia ou mesmo da pontuação obtida através do sistema de mata-mata. Isso porque o sistema privilegia diversos aspectos importantes da arrancada:

- Tempo baixo
- Boas reações
- Frequência nas provas
- Constância do carro e piloto
- Confiabilidade do carro
- Estratégia

E o mais importante de tudo: Permite que o piloto evolua durante a temporada, modificando o carro ao seu gosto e com isso obtendo mais pontos conforme consegue baixar seus tempos.

Esse sistema de competição permite não só que carros diferentes compitam entre si, como também torna possível que carros de performances diferentes consigam disputar juntos, os mais lentos buscando a diferença através da estratégia, das bonificações e da constância na pista.

Vejamos um exemplo:

Piloto 12 segundos x piloto 14 segundos:

Puxada 1:

Piloto 12: E.T. 11,950 + R. 0,230. Total = 12,180 = 17,820 Pontos

Piloto 14: E.T. 13,950 + R. 0,230. Total = 14,180 15,820 Pontos

Puxada 2:

Piloto 12: E.T. 11,990 + R. 0,200. Total = 12,190 = 17,810 Pontos

Piloto 14: E.T. 13,990 + R. 0,200. Total = 14,190 = 15,810 Pontos

Puxada 3:

Piloto 12: E.T. 12,000 + R. 0,100. Total = 12,100 = 17,900 Pontos

Piloto 14: E.T. 14,000 + R. 0,100. Total = 14,100 = 15,900 Pontos

Total:

Piloto 12 = 53,530 Pontos

Piloto 14 = 47,530 Pontos

A diferença é de 6 pontos. Porém, se o piloto 14 conseguir a puxada mais rápida entre todos da 14 no dia, ele recebe a bonificação de 10 pontos e fica com 4 de vantagem sobre o piloto 12, com 57,530 contra 53,530.

A não ser é claro, que o piloto 12 consiga também ser o mais rápido entre os pilotos da classe 12 segundos, aí ele recebe também uma bonificação de 10 pontos, ficando com 63,530.

Mas caso um piloto da 16 consiga a melhor reação do dia, ele também pode entrar na briga pois aqueles que viram na classe dos 16 segundos fazem uma média de 14 pontos por puxada, em 3 puxadas uma média de 42 pontos e somando a bonificação de melhor reação que é de 15 pontos, ficam com um total médio de 57 pontos! Mais do que alguém que vira nos 12 e perto de quem vira nos 14, mesmo recebendo bonificação de classe.

Assim, todos tem chances, bastando utilizar a estratégia correta.

Para provar isso, entre os melhores de 2008 temos:

Felipe Hil - Classe 13
Sérgio Fontes - Classe 12
Cleber "Tuio"- Classe 13
Mateus Póvoa - Classe 14
Leandro "Toco" - Classe 13
Robertinha - Classe 14
Timmers - Classe 16

Atrás deles temos diversos carros que viram na casa dos 12 e 13 segundos, alguns até na casa dos 11, mas que por diversos motivos não conseguiram alcançá-los na pontuação.

Em breve saberemos quem irá largar na frente para o campeonato de 2009 e os resultados estarão aqui no blog! Como diz o pessoal da AD: "Que venha o dia 21"!

Um comentário:

  1. Buenas o negocio é esperar pelo campeonato. Ao meu ver a vitória ficou muito pouco valorizada! Quando andavamos nos 201m a vitória valia os mesmos 10 pontos, o que representava muito mais do que agora. E tambem acho que cada fase do Top 16 deveria valer pontos. 5 pontos para que se classificar ao Top 16, 8 pontos a quem passar pela 1ª fase, 12 pontos a quem ficar entre os 4, 15 pontos para quem estiver na final e 20 pontos ao campeão. Com isso teriamos 32 pilotos (Top 16 ouro e prata) levando bonificação extra, e assim um piloto da classe 15 que chegasse a vitoria do Top 16 prata estaria em vantagem a um piloto da classe 12. colocando ém média 52 pontos das puchadas para um piloto da classe 12 e supondo que ele saisse fora do Top 16 na primeira puchada, ele levaria 5 pontos, somando aos 52, daria 57....... colocando em média 44 pontos ao competidor da classe 15 e este sendo o campeão do Top 16, teria 64 pontos. Assim, ficaria a apenas 3 pontos do campeão da classe 12 (mais um motivo para a vitoria de cada classe de tempo valer ao menos 15 pontos). Isso vale para todo mundo, não estariam beneficiando nem um ou outro. Abçs.

    ResponderExcluir

Seguidores