Bem pessoal, voltando um pouco ao mundo da Associação Desafio, hoje vamos falar um pouco sobre os irmãos Andreis, Fabio e Rafael, os famosos "gringos". Todos sabemos que eles são apaixonados por carros 4x4 e da marca Mitsubishi. Mas afinal, quantos Eclipses tem esses dois?
Bem, tudo começou há alguns anos atrás, quando Fabio e Rafael compraram um Eclipse GST 1995 muito inteiro. Era a época de intensos rachas na cidade de Porto Alegre e os irmãos queriam melhorar o "bola", (apelido carinhoso para os Eclipses fabricados entre 1995 e 1997) para "não serem pegos desprevenidos". Mas o tal projeto demorou um bom tempo para ficar pronto e paralelamente os irmãos resolveram turbinar uma Parati Club 8v com cabeçote de fluxo cruzado e posteriormente trocaram essa por uma GTi 16v, que também turbinaram.
Com as duas Parati os dois arrumaram mais dor de cabeça do que bons resultados, penando com muitas quebras. Já o GST se mostrava sempre muito potente e confiável, mas por ser um carro muito pesado e também por sofrer com o famoso "crankwalk", que é um defeito característico dos motores dos Eclipse fabricados entre 1995 e 1998, não havia embreagem que conseguisse segurar o alto peso do carro sem danificar o próprio motor.
Naquela época nascia a Associação Desafio e o interesse pelos rachas noturnos começou a ser substituído pelas provas de arrancada para carros de rua. Com dois carros muito potentes, mas nenhum em condições de competir, os irmãos Andreis foram buscar no interior de Santa Catarina o seu primeiro GSX.
Com as finanças apertadas após a preparação de 3 carros (as duas Parati e um Eclipse GST) e a compra de um terceiro (o GSX), restou pouca verba para a preparação do novo carro. A Parati restante então foi desmontada e destinada à venda e algumas peças foram aproveitadas na preparação do GSX, para participar das competições de carros de rua da AD no sambódromo de Porto Alegre.
Nessa altura do campeonato, os irmãos desistiram dos preparadores e decidiram fazer eles mesmos todas as modificações. Mas antes o carro foi levado para a pista, para que se soubesse o quanto ele andava. O GSX branco apresentava diversos problemas: Arrancava meio de lado e não empurrava nada de alta, virando 9,5 segundos nos 201 metros.
A "preparação" do GSX branco começou com a retirada de componentes como ar condicionado e direção hidráulica e algumas outras peças inúteis para a pista, pois o carro era extremamente obeso, pesando mais de 1400 kg. Depois foi retirado o intercooler e adicionado um kit nitro. E essa foi a grande preparação do carro para a primeira prova. Surpreendentemente o carro virou 8,1 segundos nos 201 metros com essa configuração, com turbo original, miolo original e inclusive uma terrinha dentro do carter...
Após muitos gastos e pouco sucesso, os irmãos Andreis ficaram encantados com o excelente resultado do carro, pois venceram a competição naquele dia, inclusive contra rivais como o até então invencível Civic 07 de T.O. Castro, Audi S2 preparada e Lancer Evo VIII também preparado. Ou seja, andou muito bem.
Depois disso, o GSX branco recebeu mais atenção e uma preparação de verdade. Com o tempo os resultados começaram a aparecer. Logo ele estava virando 7 segundos baixos nos 201 e 2007 trouxe a primeira participação da AD em uma prova de 402 metros, em Santa Cruz do Sul. O Eclipse surpreendeu a todos, virando o excelente tempo de 10,8. Para termo de comparação, o Astra de Cacá Daud que competia naquele mesmo final de semana em Santa Cruz, virou melhor tempo de 11,4.
O Eclipse continuou andando por um breve período e repetiu esse tempo em uma puxada na casa dos 10,8, mas infelizmente a quebra da roda fônica nos 300 metros impediu que ele mostrasse o verdadeiro potencial do carro. Então os irmãos Andreis resolveram desmontar o carro e transformá-lo em um verdadeiro carro de corridas.
O GSX recebeu então um rollcage completo, pára-quedas, suspensão modificada, alívio de peso, vidros em lexan, portas, capô e tampa traseira em fibra de vidro, redistribuição de peso, melhorias no motor... Só faltaram mesmo os pneus slick. Infelizmente os irmãos tiveram muitos contratempos com o GSX, que agora havia sido pintado de preto fosco. Devido a esses problemas, o carro jamais conseguiu dar uma passada limpa nos 402 metros. o melhor que conseguiu foi uma puxada parcial, até os 201 metros, onde o carro conseguiu a excelente marca de 5,9 segundos, mesmo sem os pneus de competição.
Nesse ponto os irmãos, agora fanáticos por Mitsubishi já haviam comprado mais um GSX, também preto, para uso diário. Mas com o carro de competição quebrado aguardando peças e o de rua funcionando, não demorou que os irmãos colocassem o GSX de rua na pista. O terceiro Eclipse dos irmãos vem conseguindo bons tempos, tendo virado constantemente na casa dos 12. No GP FuelTech o carro pilotado por Rafael conseguiu o tempo de 11,9 segundos. Se conseguirem repetir essa façanha com constância, são grandes candidatos ao título do campeonato AD 2009 e também nas disputas do TOP16AD.
Hoje os dois GSX dos Irmãos Andreis são pretos e adesivados com as marcas dos patrocinadores, o que confunde muita gente. Mas é fácil diferenciá-los, pois o carro de rua é preto brilhante e o de competição é preto fosco. Além disso, o único carro que está rodando atualmente é o de rua, pois o de competição ainda aguarda as novas peças. Então, está tudo explicado: Atualmente os irmãos possuem um GST branco para uso nas ruas, um GSX preto brilhante que também compete pela Associação Desafio e um GSX preto fosco (antigamente era branco), que é um verdadeiro carro de corridas que está momentaneamente parado, mas deve voltar em breve para infernizar seus competidores.
É sempre uma atração a participação de Fabio e Rafael Andreis nas corridas pois ambos são muito dedicados e persistentes, além de sempre demonstrarem um grande desejo de vencer. Estiveram entre os pioneiros que aceitaram a missão de abdicar dos rachas de rua, levando seus carros para a pista, apesar de todas as dificuldades que os primeiros membros enfrentaram no início da Associação Desafio. Desde aquela época, os irmãos já escreveram muitos capítulos nessa história: Primeiro carro da AD nos 11 segundos, primeiro carro da AD nos 10 segundos, venceram diversas etapas e vem participando em todas as provas desde que a associação foi criada.
Então vamos desejar boa sorte aos irmãos nas próximas provas!
Essa é uma boa descrição da tragetória dos Andreis.
ResponderExcluirTodos aqui da AD que conviveram com eles ao longo dos ultimos anos, mesmo com grandes diferenças de pensar em como fazer as coisas, dedicam muito respeito aos irmãos.
Com o tempo , mostraram verdadeiro amor ao esporte, persistencia , determinação e capacidade de trabalho.
A cada dia a história vai sendo escrita e, também a cada dia eles vão garantindo o seu espaço na nossa lembrança.
Com certeza são 2 grandes caras
ResponderExcluirEsses dois gringos são de tirar o chapéu! Nunca vi tanta persistencia assim para correr. Não tem como esquecer o dia que o Fabio foi atrás da carreta para nós irmos para SCS, encontrou um monte de problemas com o guincheiro, não terminou o carro a tempo e virou a noite tentando. Fora outro episódio onde ele acabou estragando o bolinha na hora que estavam colocando os carros na cegonha e novamente ele carregou ele com a missão de consertar em SCS, o que se mostrou impossível por causa do crankwalk. Mas ele jamais deixou os amigos na mão, mesmo sabendo que teria problemas e poderia não correr ele não voltou atrás como, infelizmente, vimos isso acontecer com pessoas que pensávamos ser nossos amigos também.
ResponderExcluirO sucesso deles é mais do que merecido pois foi forjado com muito esforço e trabalho. Tamanha dedicação e determinação ainda vão trazer muitos frutos para os dois.
Parabens irmãos gringos, ou melhor, Andreis.
Cara, cheguei a ficar emocionado desta vez. Acompanho todas as matérias do teu Blog e ver nossa curta, porém intensa história dentro das competições e principalmente dentro da AD literalmente não tem preço!
ResponderExcluirVer comentários como do Marquinhos e do Felipe são nosso combustivel e a certeza que mesmo com contratempos, dificuldades e decisões muitas vezes erroneas, estamos no caminho certo.
Valeu Vincent, sabe que te desejo muito sucesso......grande abç.