sábado, 1 de outubro de 2011

Ramos: 7,544


Tarumã, manhã da ND8. Os pilotos já ocupam alguns boxes, fazendo seus ajustes preliminares, assistindo ao GP de F1 e até mesmo começando a assar uma carne.

Percorro a área conversando com o pessoal e encontro, no último box, a equipe Litoral Turbos e o já famoso Kadett alaranjado de Roberto Ramos. O carro está limpo, bonito e bem apresentável. A equipe teve o trabalho de polir e pintar todas as peças do motor que haviam sido afetadas pelo calor. É algo normal os escapes um pouco queimados, mas Ramos queria o carro impecável para a ND8.

Conversamos um pouco e o tópico que acabou inevitavelmente ressaltado pelos posteriores acontecimentos do domingo foi relativo às perspectivas dos carros de tração dianteira nas competições em Tarumã.

É sabido que alguns carros de tração dianteira com nível bastante alto competem nas ND, mas nem sempre conseguem manter o mesmo nível de resultados que em outras pistas mais fáceis, como por exemplo o Velopark. De fato, em Tarumã alguns desses carros chegam a rodar um segundo acima de suas melhores marcas no Velopark, enquanto os melhores tração traseira perdem cerca de apenas 3 décimos de segundo.

Roberto Ramos, por exemplo, conseguiu o tempo de 7,0 no Velopark e em Tarumã estava, com muito esforço, conseguindo o tempo de 7,9. E foi sobre isso que conversamos. Ao final da conversa lembro-me de ter dito a ele que tinha confiança de que era uma questão de adaptação e que essa disparidade entre os dianteiros e traseiros ainda iria diminuir. E concluí dizendo que um tempo razoável a ser atingido em breve pelos dianteiros em Tarumã - para não ser radical demais - seria de 7,5 segundos. Ramos concordou.

Nos despedimos e eu segui a minha maratona na ND8. Algumas horas depois a pista abriu, o Kadett laranja desceu e em sua primeira puxada limpa nos treinos, marcou exatos 7,544 nos 201 metros, com 60 pés em 1,9, 100 metros em 5,1 e velocidade final de 169 km/h.


O tempo de 7,5 traz a diferença entre dianteiros e traseiros mais rápidos para o patamar de cerca de meio segundo. E meu palpite é que nao deve parar por aí. 


E você, acredita numa vitória de tração dianteira no TOP16?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores