terça-feira, 27 de setembro de 2011

ND8: É fogo!



Essa cena chocante aconteceu com o piloto Luis Fernando Almeida, que vinha há algumas etapas já andando relativamente forte com seu Baja verde. Havia classificado para o TOP16 da ND7 e sido o mais rápido em sua categoria no último Open Day do Velopark, virando o tempo de 7,0 nos 201 metros.

Era um carro que já vinha andando num patamar em que a segurança faz muita diferença. Na verdade as competições estão atingindo um nível maior nos últimos tempos. As classificatórias e eliminatórias forçam os pilotos e os carros aos seus limites e o rendimento tem crescido exponencialmente. Infelizmente alguns pilotos ainda não incorporaram essa evolução em sua mentalidade e ainda praticam o esporte com algum desdém pela necessidade de equipamentos de segurança.

Ainda que ao inscrever-se o piloto tenha de assinar um termo responsabilizando-se por seu carro e sua conduta na pista, assumindo os riscos que implica uma competição, é surpreendente ver que nem sempre os pilotos respeitem esses riscos. É uma cultura arraigada, mas já está na hora de mudar.

Luis Fernando está hospitalizado, sem risco de morte. O carro também não queimou muito, pois apesar das imagens serem fortes, a explosão foi curta e se extinguiu rapidamente. Mas sofreu algumas queimaduras e deve ficar um tempo em recuperação.

Tenho impressão de que nas próximas provas veremos mais exigências em relação à segurança pessoal e dos carros. Se vierem mesmo mudanças, será em boa hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores