Felipe Hil possui e mantém em condições de corrida, a bela Puma GTB S2 turbo, com a qual correu os campeonatos de 2007 e 2008 da AD, conseguindo esse ano sagrar-se campeão.
Esse texto, Felipe escreveu antes do final da temporada de 2008, em um momento que o campeonato estava ainda em aberto e seu principal concorrente ao título era Sérgio Henrique Lucas Fontes, o então campeão, o que demonstra o respeito e a amizade entre os dois competidores.
"Os sonhos que não viram realidade
Desde que eu comecei a freqüentar o mundo dos carros preparados (deve fazer mais de 15 anos) eu sempre escutei sobre projetos de amigos de um amigo, que iriam usar um catálogo de peças importadas, renderiam mais cavalos que um haras de xeque saudita e iriam “cagar todo mundo a pau“. Esses projetos se tornavam tão populares que era impossível contar a quantidade de amigos que esse cara fazia do dia para a noite e também o fascínio que as peças multimilionárias criavam nas pessoas.
Infelizmente a maioria desses projetos eu nunca vi sair das rodas de amigos. Alguns eu tive a oportunidade de conhecer a execução, porém antes de concluir o dono abandonou o projeto vendendo as peças para pagar as contas em casa. Outros sonharam tão alto que quando saíram para a rua ficaram decepcionados ao ponto de que a única alternativa foi vender o carro para não passar vergonha depois de tanta história criada em cima do projeto.
Ainda bem que isso não se tornou uma sina para todos aqueles que sonhavam um dia ter um carro de passeio com desempenho de superesportivo. E um desses belos exemplos é o meu amigo Sergio Henrique que desde que eu o conheci dizia que faria um motor aspiradão para dar pau em todo mundo. E ele realmente o fez, porém viu que o investimento foi grande e o resultado nem tanto, então decidiu partir para o turbo.
O motor turbo do Serginho foi uma lenda urbana de vários anos. Ele deve ter começado aquele motor por volta de 2001 comprando um jogo de bielas forjadas usadas de um amigo nosso. Desde então ele foi adquirindo peças e os amigos ao redor se encarregavam de fantasiar histórias sobre a usina que ele estaria montando. Um belo dia ouço do preparador dele na época que o motor tinha ido para o dinamômetro e deu só 385hp (algo absurdo para a época) com pouca pressão para não forçar demais, o resto seria estimado.
Pois essa história tem um final feliz, ou melhor dizendo, uma continuação feliz. O motor finalmente ganhou um carro que foi devidamente encaminhado para as pistas e deu títulos ao piloto. Espero que não termine por aí mas esse é um dos poucos projetos que foram muito comentados e que realmente saíram do papel.
Quando eu relembro essas histórias fico me perguntando: porque as pessoas fazem isso? Seria uma forma de fugir da realidade? Uma forma de atrair a atenção dos outros e quem sabe conquistar novas amizades? Ou é o simples despreparo e as coisas são planejadas usando mais emoção do que razão?
Sei que muitas pessoas que leram esse texto devem estar me odiando ou então pensando consigo mesmos “eu já fiz isso”. Para esses eu digo: Não se deve esconder os seus erros. Eu já fiz coisas que não me orgulho, já tentei inventar moda e gastei dinheiro com besteiras que nunca serviram para nada. Acredito que todos no mundo da performance já passaram por situações semelhantes mas infelizmente poucos se dão conta de que a felicidade vem com um carro que anda e vira tempo e não com uma conta gigante para pagar de notas de peças importadas de grife.
Portanto eu concluo o meu pensamento dizendo que carro bom é aquele que te faz feliz. No mundo da performance o mais importante é andar, mesmo que não seja o esperado. Pior do que errar é nunca tentar."
As palavras de Felipe são o testemunho de um apaixonado que possuía um carro para acelerar, mas durante muito tempo não teve a oportunidade, pois para ele não existiam categorias em que seu carro, do jeito que foi construído, pudesse ter competitividade. Com o advento da AD e de seus ideais, os sonhos se tornaram possíveis dentro do esporte, pois o sistema AD de classes de tempos reduz em muito o investimento para o piloto amador participar em uma prova.
O Puma de Felipe, com o melhor tempo de 12,7 é rápido, mas não é mais rápido por exemplo do que o próprio Gol de Serigo Fontes, seu principal competidor, cujo melhor tempo é na casa de 12,2 e muito menos do que o carro mais rápido da AD, o Eclipse dos irmãos Andreis, com o tempo de 10,8. Mas assim mesmo Felipe teve condições de ir para a pista, vencer corridas, se destacar, somar pontos e vencer o campeonato.
Quando um sistema de corridas é organizado de modo que a performance do mais rápido seja sempre o padrão mínimo a ser alcançado, a competição se torna cara e inacessível aos amadores. O sistema AD permite que cada piloto corra com o carro que possui, com a preparação que possui, pois as regras do campeonato privilegiam mais fatores do que somente a capacidade de fazer uma puxada rápida, como por exemplo a constância e a estratégia. E também permite que o piloto vá evoluindo seu carro conforme sua disponibilidade, seja pessoal ou financeira.
Esses fatores somados demonstram que no final de um ano, o vencedor não é necessariamente o mais rápido mas sim o mais dedicado, o mais constante, o que teve a capacidade para traçar e a determinação para cumprir a estratégia mais inteligente. Mas o próprio Felipe e sua Puma demonstram algo ainda mais importante: Que sem a perspectiva concreta de realização, um sonho não passa apenas disso: Um simples sonho.
É isso aí Felipe! Assim como o Sérgio Fontes, você teve a coragem de montar seu carro, preparando-o ao seu modo e colocando-o na pista. E agora, assim como ele, você também é um campeão! Parabéns por ter tido a coragem de viver seu sonho e boa sorte na temporada de 2009!
O Felipe ganhou um admirador. Belas palavras e ainda mais sobre seu "rival".
ResponderExcluirEsse cara é um exemplo, pois correndo com uma prancha de fibra de 2 tonaledas e ainda por cima carburada, ganhou o campeonato.
Parabéns ao Felipe, mais uma vez! E a ti, Vicente, pelo ótimo blog.
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ResponderExcluirO Felipe é uma pessoa rara. Com qualidades incomuns. Ele não admitirá isso, afirmará que provavelmente é uma das pessoas mais comuns, mas ele não engana ninguém que o conhece.
ResponderExcluirO Sergio Fontes também possue uma determinação canina. Para vence-lo, Felipe teve de ser ainda melhor.Um campeonato é como uma guerra, é feito de batalhas que devem ser vencidas com estratégia, coragem e vontade.
O Fontes voltou dos EUA antes do final da sua permanência por lá para não perder uma prova. O Felipe lutou com seu carro prova a prova, muitas vezes corrigindo seu desempenho ali , na pista durante a etapa em vez de se lamentar que algo não deu certo.
As vitórias sempre tem a estatura dos adverários. E por isso a do Felipe foi tão importante. Ela mostrou o que todos sabemos mas nem sempre admitimos: a competência não tem preço.
Também admiro o Felipe, acho ele muito sensato nas suas colocações. PArabéns pelo texto.
ResponderExcluirVicente, parabéns pelos posts sempre interessantes. Te amo!
Nas filmagens da ultima etapa foi feita uma pequena entrevista com cada um dos participantes da AD naquela prova, questionados sobre quem levaria o campeonato 2008 grande parte acreditava no Felipe mesmo sabendo que ele e o Fontes estavam numa disputa incrivel.
ResponderExcluirA constancia e a estratégia mais uma vez fizeram a diferença.
:)
Simplesmente sensacional! Adorei o texto do Vicente e me emocionei demais com os depoimentos!
ResponderExcluirVocês são fantásticos, se não fosse esse espirito que a maioria dos membros da AD carrega tenho certeza que nada disso teria acontecido!
Obrigado a todos!
Sei que estou muito atrasado... mas nunca e tarde para elogiar um grande amigo... ótimo o texto felipão... Parabéns pela sua conquista..
ResponderExcluirMuito bom o Blog Vicente... continue assim...
Um Grande Abraço
Sérgio Fontes
Fala Serginho! Bom te ver por aqui também!
ResponderExcluirNão tem atraso, todas as postagens sempre ficam abertas para comentários e eu ando sempre conferindo quem comenta.
Bem vindo e apareça!
Abraços!
Lindo Puma GTB este, sem modificações sem enfeites só com o nescessário. Parabéns pela vitória e pelo GTB perfeito...já tive 3 modelos S/2 vermelho 79, amarelo 81 e branco 80. O vermelho é a cor perfeita para o carro...
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