segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dicas para iniciantes



Esses dias recebi um e-mail de um amigo que continha um trecho de uma postagem do fórum da AD, que consistia em uma "dica para iniciantes". Então ele enviou para sua lista de amigos para que todos pudessem compartilhar dela e pediu também para quem tivesse suas próprias dicas, que fizesse o mesmo, gerando uma "corrente de dicas".

Bem, confesso que como o dia é sempre corrido, não tive tempo de responder o e-mail, mas pensei que talvez esse espaço possa servir para divulgar algumas coisinhas que podem eventualmente ser de utilidade para quem está começando a participar de provas de arrancada.

Então lá vão as dicas:

1- Chegue cedo: Estar entre os primeiros a chegar é uma grande vantagem pois você tem tempo de se organizar no box, pode entrar na pista logo em sua abertura, sem atucanações e assim treinar o máximo possível e obter o máximo possível de tempos cronometrados do seu carro.

2- Tire todo o peso possível do seu carro para a competição: Peso reduz a aceleração, dificulta a tração e aumenta o risco de quebras do sistema de transmissão. Retire o estepe e as ferramentas, caixa de som e tudo que não for necessário dentro da pista de corridas.

3- Acerte a calibragem dos pneus: Para arrancar mais rápido na maioria dos casos é necessário murchar os pneus do eixo de tração. Mas a calibragem correta depende de vários fatores como potência do motor, peso do carro, tipo de pneu, condição de aderência da pista... Quanto mais difícil de tracionar, mais murcho os pneus devem ficar. Mas não adianta usar calibragem muito baixa se o motor não consegue empurrar os pneus murchos que geram mais arrasto em alta velocidade. E o mais importante: Não use calibragens abaixo de 10 libras pois o pneu pode desmontar do aro e você pode acabar perdendo o controle do carro.

4- Aqueça os pneus: O burnout, aquela tradicional queimada de pneu antes da largada serve não apenas para se exibir, mas principalmente para esquentar os pneus melhorando sua aderência. Esse procedimento é mais importante para os pilotos que usam pneus de competição, mas todos podem se beneficiar de pneus na temperatura ideal. A idéia não é fazer um rolo homérico que tape o alinhamento de fumaça, cozinhando a borracha dos pneus e danificando seu composto. O correto é você iniciar seu burnout com os pneus molhados em primeira ou segunda marcha, dependendo da potência do seu carro. Não é necessáro também ir até o meio da reta fazendo o rolo. Uma queimada razoável dura de 3 a 5 segundos, levanta um pouco de fumaça e deixa os pneus na temperatura ideal. Após aquecer os pneus, volte imediatamente para o alinhamento e fique pronto para largar, para que os pneus não esfriem e o procedimento perca toda a sua efetividade.

5- Pratique o alinhamento: Em arrancada existem as fotocélulas de alinhamento da roda dianteira do carro e elas chamam-se "pre-stage" e "stage". São representadas pelas primeiras luzes do pinheirinho, que se acendem conforme você rola o seu carro para a posição de largada, interrompendo o feixe das fotocélulas que cruza cada pista. Primeiro acende a luz de pré-stage e depois a luz de stage. Quando ambas estão acesas significa que seu carro está perfeitamente alinhado e pronto para largar. Contudo, existe um espaço de rolagem do carro, mesmo com as duas luzes acesas. Esse espaço chama-se "rollout". Dentro do rollout, ou seja, no espaço que compreende o movimento do carro sem que ande para frente demais a ponto de apagar a luz de pré-stage e sem que ande demais para trás à ponto de apagar a luz de stage, é possível escolher a sua posição ideal de largada.

A prática mais comum chama-se "alinhar raso", ou seja alinhar o mais para trás possível, no limite de apagar a luz de stage. A vantagem desse tipo de alinhamento é que você tem menor chance de queimar a largada se arrancar cedo demais. Além disso, quem arranca mais para trás tem mais chances de obter um tempo de pista um pouco menor, pois passa na largada em uma velocidade um pouco maior. A desvantagem é que se o carro correr um pouquinho para trás, você pode queimar a largada.

Outra prática de alinhamento muito comum é o alinhamento mediano ou centralizado. A técnica consiste em tentar colocar o carro o mais perto possível do centro do rollout, garantindo que há uma distância segura de queima para frente e para trás. A desvantagem é que esse ponto é mais difícil de achar do que o alinhamento raso e fica difícil de alinhar o carro sempre na mesma posição.

Alinhar o carro na mesma posição é importante pois é com base nesse espaço que você tem de percorrer e na velocidade com que seu carro o percorre, que você decide em que momento você deve largar, baseado nas luzes do pinheirinho. Jamais aguarde o verde para largar, pois sua reação assim será muito alta. O ideal é largar a partir do último amarelo ou ainda antes disso, dependendo de onde você costuma alinhar o carro.

Alinhando sempre na mesma posição, você pode ir arrancando cada vez mais cedo e observando seus tempos de reação, até quase zerá-los. Se você chegar a queimar, então é porque você arrancou cedo demais.

Boa sorte e espero que essas dicas sejam úteis já na ND3!

Um abraço!

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