quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Campanha política??



Bem galera, acho que quem me conhece ou lê assiduamente esse espaço, sabe que sou uma pessoa bastante cética e que nõ é com qualquer papinho que sou convencido a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, ou mesmo das qualidades de uns e outros por aí, mesmo que sejam os queridinhos do momento.

E agora são as eleições... Se tornou difícil de assistir televisão, pois a campanha e seus estratagemas maquiavélicos permeiam toda aprogramação, pois não há meio ou mercado que consiga passar imune ao enorme poder de que os políticos se apossaram no Brasil. Pesquisas, notícias e até mesmo o esporte viram meios de atingir o povo em época de eleição.

O pior, ou mais visível aspecto talvez seja a poiluição: Fachadas pintadas, muros com cartazes um por cima do outro, santinhos, panfletos, bandeiraços na sinaleira, caminhões de som... Para mim isso reflete que nada fica realmente limpo nesses tempos, das paredes às inaugurações de obras e até mesmo a tragédia alheia viram pontos de pivô para alavancar campanhas. Como um candidato aqui da minha região, que usa a "escola melhor" como plataforma. Eu tenho lá minhas desconfianças de que talvez ele mesmo nunca tenha gostado da escola... Afinal, se é bem formado, qual o motivo de querer ser político?

E assim temos aí um monte de gente que nunca fez nada, escolhe um bordão e sai gritando literalmente pelos quatro mil alto-falantes, como se sua vida fosse compromissada com isso desde a infância.

Então, como era de se esperar, estou pensando em votar em branco. Serra? Dilma? E se o topo é ruim, o que pensar da base? Estou desanimado e quem sabe se muitos fizessem como eu as pessoas começassem a perceber que a coisa tá feia, ao contrário do que prega a mída que perdeu sua neutralidade há muitos e muitos anos. Se é que algum dia a mídia corporativa teve alguma.

Me dói, porque não sou uma pessoa que desiste fácil. O problema é que entre o ruim e o ruim, na verdade você não tem nenhuma escolha. Mas aí surge esse cara, o Marcio Pimentel... Pronto, mais um querendo entrar no rateio da Pizza... Será?

Vota em branco é fácil, mas votar em branco com a certeza de estar fazendo uma coisa plenamente justificável é mais difícil. Então parei para analisar Marcio Pimentel.

Em uma época em que o automobilismo sofreu muito, o Autódromo de Tarumã também estava ameaçado. Pimentel criou então o Racha Tarumã, 13 anos atrás. O racha era uma opção para triar os rachadores da rua e levá-los para o local adequado, a pista de corrida. Não posso ignorar isso, pois até pedras já atiraram na minha casa, por eu ter tido essa mesma iniciativa em um passado mais recente através da Associação Desafio. Sei que não é fácil.

Mas ainda assim Pimentel conseguiu o prodígio de viabilizar economicamente a existência do Autódromo de Tarumã com esse evento, o Racha. E qual a atração principal do Racha? A chamada "cadeira elétrica", que é um show de manobras de extrema perícia que envolve até a capotagem proposital e controlada de alguns carros. Ou seja, o Marcio entra num Chevette e arrisca sua vida a cada show.

Então não dá pra dizer que o cara surgiu do nada e agora quer mumu... Isso não dá pra dizer mesmo.

Mas até aí, olhar de longe é muito lindo, sei disso por todas as tentativas que tivemos de negociar com organizadores de evento na AD. Na hora de negociar os caras sempre são diferentes e só enxergam o lado deles. Dane-se o esporte. Pois bem, com Pimentel a AD vem florescendo no Racha Tarumã. Marcio Pimentel tem sabido retribuir e isso tem tido como resultado publicos recordes no Racha e parte da renda desse público é revertida para caridade. Não agora, mas isso tem sido feito há muitos anos, desde a época que ninguém estava olhando. Outra parte tem sido reinvestida e isso faz com que a coisa melhore cada vez mais. Ele não tem sido egoísta.

Só isso já vale um voto. O meu voto. Tenho que admitir, político não se julga por propostas e sim por suas atitudes lá, bem antes da eleição. Por sua disposição de fazer ao invés de lucrar em cima dos outros. Por saber delegar e distribuir e pela humanidade de fazer caridade sem ter ninguém lá batendo foto.

Mas além disso tudo, Marcio Pimentel que eu saiba não tem caminhão de som e nem foi buscar os santinhos na sede do partido, ou seja, não suja a cidade. E na edição de aniversário do Racha Tarumã, frente a 8 mil pessoas na arquibancada, Pimentel se negou a dar o microfone para outro candidato que  queria fazer campanha política: "Ah, Fulano... Não vai dar, essa não é a proposta do Racha. Se nem eu faço isso, não poss deixar você fazer."

Então, nem que seja pela diminuição da poluição sonora em época de eleição: Para estadual eu vou de Marcio Pimentel, 15300.

Vicente Queiroz

4 comentários:

  1. Eu, desde quando me "deram" um Título de Eleitor até hoje, sempre votei nulo, pra qualquer coisa que fosse, seja presidente ou vereador...
    E não é que desta vez eu vou "ter" que votar???...kkkk...
    Além do Márcio -15300- para Dep. Estadual, dessa vez também votarei pra Dep. Federal no Prof. Ruy Pauletti -4500-, por lutar pela legalização dos veículos antigos "modificados" e artesanais... e só!!!!...
    Agora, o resto........ todos juntos não valem uma empadinha....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Não posso deixar de dizer o quanto já valeu a pena ter arriscado mais esta manobra, tão radical, ou mais, que as que fazemos todas as sextas a bordo daqueles Chevettes, Dakotas e tantos outros que já passaram por nossas mãos.
    Depoimentos assim como este, já me tornaram um vencedor, não da eleição, mas do meu trabalho,e da grande satisfação de ver que temos apoio de pessoas do bem que realmente estão bem intencionadas.
    Forte abraço e obrigado pela injeção de energia.
    Márcio Pimentel 15300

    ResponderExcluir
  3. Tenho exatamente o mesmo pensamento que você. Quem sabe se todos tivessem um pouco de consciência e votasse em branco perceberiam a qualidade dos nossos candidatos e quem sabe algo muadaria!

    ResponderExcluir
  4. Não tem comentários, ao menos agora podemos votar em alguém que faz algo em prol daquilo que gostamos. Eu não o conheço pessoalmente, mas vou de Pimentel com certeza! Um forte abraço e sucesso!!!

    E Vicente, tá se puxando nos textos hein? Cada vez melhor!!! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Seguidores