sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Muito mais que um outdoor...


Nos dias 25, 26 e 27 de agosto foi realizada no Centro de Exposições da FIERGS a 28ª EXPOAGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), que é considerada a maior feira do gênero no Conesul e lida com números da ordem de 36 mil visitantes e 234 milhões em vendas.

E lá estavam os irmãos Andreis com seus dois Eclipse expostos em uma área garantida por um dos patrocinadores. Era uma grande oportunidade para a empresa maximizar seu investimento nos carros colocando-os junto a um grande público, como dois belos e diferentes outdoors, bem estacionados em local de grande trânsito de visitantes.

Apesar de os carros estarem lá expostos desde o início da feira, fomos fazer as fotos no último dia, bem no finalzinho da noite e já rolava aquele clima de fim de festa. Os expositores começando a desmontar os estandes, as pessoas todas com o semblante cansado da maratona de 3 dias de muitas negociações. Conversas sobre o balanço da feira, faturamento, vendas, tantos mil pra cá, tantos milhões pra lá... Muitos passavam ao largo dos carros e ocasionalmente um ou outro visitante parava para tirar uma foto de recordação.


Mas as coisas começaram a mudar quando um dos patrocinadores resolveu que iria fazer uma "gracinha" para fechar a feira em grande estilo: Ligar o motor de um dos carros, o que naturalmente era proibido.

E lá vinha o patrocinador, com aquela expressão e pose de um adolescente marrento que se gaba para os amigos de um brinquedo novo. Fabio Andreis então entra no carro, liga os sistemas, ensaia um arranque. O carro a álcool naturalmente nao pega de primeira, mas percebo que alguns visitantes esticam os olhos para ver do que se trata: "Olha, ele vai ligar o carro..."

Fabio insiste e o motor começa a dar sinal de que vai pegar. É impressionante como o motor de um carro especial chama a atenção das pessoas... É quase como se fosse o despertar de uma fera, um tipo de acontecimento meio místico... Alguns torcem para que não pegue, outros rezam para que funcione, mas todo mundo vem olhar.

Mesmo diante de todos os olhares curiosos a fera não desaponta e logo começa a rugir. O barulho de um motor com escape livre de 3 polegadas, mesmo em um ambiente ruidoso como a feira no enorme centro de convenções da FIERGS se mostra extremamente alto e começa a atrair a atenção de todos no local.

O motor aquece um pouco e Fabio eleva o giro para cerca de 7 mil rpm em algumas aceleradas. Imediatamente todos começam sorrir como crianças diante do colorido, diferente e barulhento Eclipse de corrida. Fica claro que as pessoas comuns não vêem um carro desses todos os dias. E então inesperadamente o nosso amigo Gringo aciona o two step, o que resulta em um ruído altíssimo, que para quem não conhece se assemelha muito a um tremendo tiroteio. As pessoas assustadas caminham para trás e o espanto está nos olhos de todos, quando percebem que o carro está emitindo enormes chamas azuis pelo cano de escape!

"Olha só, mas o que é isso?!? De onde sai esse fogo?!?"

O carro é desligado, mas ainda chegam pessoas de terno e gravata, ofegantes e lamentando: "Viemos correndo lá do outro lado e agora vocês desligam?" Como por mágica, os rostos há poucos minutos abatidos estavam todos com o ânimo renovado. E nosso patrocinador, antes cheio de malandragem agora tinha a expressão de um menino de 11 anos que acabou de estourar bombinhas dentro da caixa de correio do vizinho metido da rua de trás.


As pessoas que antes mal percebiam que ali havia um carro agora faziam perguntas do tipo: "Mas como é que funciona esse sistema, é um pára-quedas de verdade?" "A que velocidade ele anda?" "Qual a potência?" "Esses pneus são normais? Parecem tão molengas..." E principalmente: "Mas de onde é que vem esse fogo???" Agora todos tiravam muitas fotos.


E os irmãos Andreis explicavam tudo, com o maior orgulho. Até que chegou o chefe da segurança da feira e ameaçou a todos, que se o carro fosse ligado mais uma vez, seria colocado para fora...

E eu saí dali feliz porque pude ver aquilo que sempre falo, mas o convívio diário com os carros muitas vezes me faz esquecer: Um carro é muito mais que um simples outdoor, que uma simples placa móvel com rodas. Um carro de corridas é a expressão máxima de uma paixão que mexe com o menino que existe dentro de todo o adulto. Por alguns momentos eles voltam a ser crianças, despindo-se de todos os preconceitos, de todo o orgulho e pose que compõe a armadura emocional que os adultos desenvolvem para enfrentar o mundo. As pessoas abaixam a guarda e esqucem do ceticismo quando recebem a oportunidade de interagir com uma máquina dessas. Será que existe melhor lugar para ter sua marca exposta em um desses momentos?


O simples fato de fazer um carro de corridas funcionar parado traz à tona emoções verdadeiras nas pessoas e o dia em que algum de vocês leitores ficar sabendo de algum outdoor que consiga essa mesma façanha, me avisem por favor, pois vou comprar um e colocar no meio da minha sala.

E viva os patrocinadores da Equipe GSX, por um dinheiro bem investido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores