domingo, 7 de dezembro de 2008

FLTD: Boas previsões para 2009

Bem, como sabem, eu tenho falado tanto sobre o que não funciona na arrancada, que em alguns momentos até esqueço o quanto gosto e o quanto acredito nesse esporte. Então resolvi falar um pouco sobre algo que parece ser uma boa promessa para a evolução da arrancada em um futuro próximo.

Existe uma categoria que dá sinais de estar começando a desenvolver os requisitos necessários para finalmente dar o grande passo para o profissionalismo. São carros de performance impressionante, que guardam suficiente similaridade com os modelos de veículos de rua que lhes dão origem, de modo que o público na arquibancada pode se identificar com eles. Há uma grande competitividade e a preparação é levada ao limite, ao contrário do que vemos em muitas das categorias rápidas.

Essa categoria chama-se Força Livre Tração Dianteira. Nela podem competir carros nacionais, com motor de 4 cilindros. O tipo de chassi é o que internacionalmente se convencionou chamar de "unibody dragster" ou "carro de arrancada de monobloco". Isso significa que o carro é baseado em um monobloco de produção normal, como os que temos em nossas garagens. As modificações no chassi são restritas. Os pneus são específicos para arrancada e a preparação do motor original do veículo é totalmente livre.

Essa combinação de fatores dá origem à carros relativamente acessíveis à qualquer equipe, mas com uma performance impressionante. Os veículos percorrem os 402 metros em cerca de 9 segundos e atingem nesse espaço a incrível velocidade de 260 km/h. Esse rendimento é similar ao de um F1 nessa distância.

Além disso, temos nomes interessantes nessa briga:


João Roberto Tasso, conhecido como "Tiozinho" com o Gol da equipe Sapinho Câmbios Especiais tem se firmado como o melhor carro da categoria. Suas participações tem sido marcadas pela constância nos 9 baixos, poucas quebras e constante evolução. Essa combinação tem garantido muitas vitórias, inclusive a do campeonato Velopark 2008. Atualmente, entre performance, constância e resultados, é o melhor carro da FLTD.


Javier Di Maio, o argentino que compete pela equipe Viturro de Buenos Aires traz também um carro rápido e constante nos 9 baixos. Ele pilota uma Saveiro que foi exclusivamente construída para vencer brasileiros no Brasil. Já conseguiu isso uma vez e ninguém duvida que é capaz de repetir o feito. É conhecido por sua velocidade final muito alta e respeitado pela grande potência do motor.


Felipe Johannpeter, o homem-Velopark já investiu uma soma obscena em seu Golf (boatos afirmam mais de R$ 500 000) , com o intuito de ser o mais rápido na FLTD. A equipe já disputou na SSTD (carros de preparação liberada sem sobrealimentação) e venceu tudo, estabelecendo um recorde anos-luz à frente da concorrência. A FLTD vem se provando uma categoria mais disputada e o carro ainda não é constante nos 9 baixos como seus concorrentes. Contudo, em uma boa puxada Felipe e a equipe conseguiram o recorde da categoria e entraram para a história ao colocarem o primeiro carro de tração dianteira no Brasil nos 8 segundos.


Valmor Menegatti Junior, ou simplesmente "Juninho" venceu a última prova no Velopark. O carro ainda não apresentou uma performance igual aos carros de primeiro escalão, mas foi boa o suficiente para estar na pista e disputar contra os melhores. Confiabilidade é um fator muito importante em provas do tipo mata-mata e com essa vitória, Juninho mostrou que pode ter performance para competir entre os primeiros e confiabilidade para vencer. Basta agora aguardarmos as próximas participações, para vermos se mantém a qualidade.


Alguns outros pilotos possuem resultados na casa dos 9 segundos, mas não há dúvidas de que o carro mais esperado é o Vectra de Cacá Daud. Projetos e promessas são frequentemente alardeados no meio, mas o fato é que 90% desses carros nunca chegam a apresentar resultados expressivos e alguns sequer chegam a ficar prontos. Contudo, com o Cacá é diferente. Ele é um dos pilotos mais respeitados da arrancada no Brasil e tem um retrospecto invejável na STTD-A (carros "de rua" turboalimentados com tração dianteira). O carro está em construção e motor para ele não é problema. Cacá desenvolveu um dos motores mais confiáveis e potentes da STTD-A, tendo entrado para a história como o primeiro carro da categoria a andar nos 10 segundos e estabelecendo um recorde que até hoje a concorrência não chegou nem perto.

Essas pessoas estão entre as mais combativas da arrancada e seus carros estão em um nível de performance que merece respeito. O futuro dessa categoria deve reservar batalhas entre motores longitudinais e transversais, entre VW e GM e até entre Brasil e Argentina. Estes ingredientes devem trazer uma atenção crescente do público e da mídia para essa categoria. Outros grandes nomes deverão ser atraídos pelo brilho que promete a categoria para 2009 e as disputas devem se tornar ainda mais interessantes.

Se a categoria conseguir suficiente desenvolvimento e equilíbrio, tem tudo para ganhar a atenção do público como o principal grupo da arrancada no País.

3 comentários:

  1. Felipe Johannpeter quando disputava a SSTD tinha um motor aspirado.... Agora possui motor turbo????
    A saveiro argentina azul(4x4) andava muito em....

    barabens pela matéria....

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  2. weverton parabens pela materia seje feliz com o seu vectra porque vai ser uma coisa diferente ne nos so vemos gol e e saveiro nem um gm entao vai ser interessante

    flw

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  3. Olá Fabricio!

    Não tinha vistoo esse post. O felipe agora corre de turbo sim e é o novo recordista já. E os argentinos correm de tração dianteira e também estão próximos ao recorde.

    Weverton:

    O Vectra não é meu, é do Cacá! Mas logo teremos mais um post com mais informações sobre ele!

    Abraços!

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