quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A jornada


Diz um provérbio chinês que mesmo a mais longa das jornadas começa com um simples passo.

Mas a jornada é a rotina do aventureiro, é a rota do destemido, é a vida daqueles que ousam levar uma existência fora do convencional. É algo que muda tudo. Essas definições não combinam com a realidade da maioria de nós, que temos emprego, estudos, família, prestações do carro, da casa... É impossível embarcar em uma aventura preso a todas as responsabilidades que vamos adquirindo durante nossa vida.

Mas e assim, o que sobra de nós, para sermos nós mesmos? O carro novo que exibimos aos amigos? A casa que exibimos aos vizinhos? As férias sonhadas cujas fotos usamos para causar inveja aos nossos colegas de trabalho?

Eu sei, além da simples futilidade temos compromissos reais que nos amarram, mas por outro lado, a vida é uma só e como diz um outro ditado: Dessa vida se leva apenas o que se vive dela.

Nem toda a jornada é uma viagem e nem toda a distância é geográfica. Algumas das metas mais difíceis estão dentro da nossa mente, ou são ostentadas como bandeiras por nossos adversários. O que une os ousados não é uma viagem para surfar nos recantos da Polinésia ou uma peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela, mas sim o espírito inquieto daqueles que não se contentam com a rotina.


Mas nem todos vêem com bons olhos os aventureiros e os ousados. Com frequência são vistos como irresponsáveis, como inconsequentes, como imaturos. Mas qual poderia ser a irresponsabilidade maior que negarmos sentido à vida que recebemos e que rapidamente passará por nós, antes mesmo de percebermos quão curto é o nosso tempo por aqui? Nenhum compromisso assumido ou mesmo imposto jamais irá superar o fato de que recebemos o dom da vida e a nossa maior obrigação é dar um sentido à nossa existência.

Tenho visto algumas pessoas próximas de mim embarcarem em uma aventura que como toda a grande jornada, inciou-se de forma humilde. E de passo em passo, a distância tem sido percorrida. Possuir, manter e acelerar um carro de corrida é para muitos, uma grande aventura. Ser parte do grupo que é a AD, onde é um por todos e todos por um, estar comprometido com o esporte e seu crescimento... Por simples que seja, isso tem dado sentido e alegria para a vida das mais diferentes pessoas.

Não importa o quanto nos censurem, o quanto critiquem nossas metas ou quanto esforço dispendemos para alcançá-las. Não há como explicar a sensação de surfar um tubo perfeito em harmonia com as profundas raízes do esporte no Taiti, ou percorrer os caminhos da França e Espanha em comunhão com peregrinos que fazem o mesmo há mais de 1200 anos em busca de equilíbrio espiritual.


E do mesmo modo, não há como explicar os motivos pelos quais tantos de nós nos apaixonamos pela nossa própria jornada. Mais do que a forte adrenalina que sentimos ao acelerar um carro potente ou disputar uma corrida, estou falando de valores mais básicos e mais humanos.

Valores como a coragem para lançar-se, como o equilíbrio para estabelecer objetivos não tão fáceis que não cheguem a ter valor e nem tão difíceis que não possam ser alcançados. Determinação para buscar as metas mesmo em face da adversidade, humildade para saber vencer e serenidade para aprender também a perder.

E no final, compreender que a jornada no esporte é um espelho da nossa trajetória na própria vida e que os valores forjados pelas dificuldades da disputa serão aqueles com que iremos contar nos momentos mais difíceis da nossa existência.

E a satisfação da vitória? Bem, essa é fácil. Basta olhar a foto no início da postagem!

Um comentário:

  1. Dá arquibancada do sambódromo, até ser lançado ao alto em triunfo pelos amigos no Velopark, perguntem ao Fontes se a jornada valeu a pena...

    Só conta suas histórias quem percorreu o caminho que esta a sua frente durante a vida com coragem!

    Façamos desta meta nossa lei em 2009.

    ResponderExcluir

Seguidores