domingo, 28 de dezembro de 2008

Destaques AD 2008


Com o novo ano chegando, é sempre um bom momento para fazer uma retrospectiva e relembrar as boas coisas do ano que passou. Em 2008 a AD mais uma vez teve de brigar pelo seu espaço, o que para sermos honestos, não foi nenhuma novidade. Com a chegada do Velopark muitos imaginaram que seria o fim da AD, mas o que aconteceu foi bem o contrário e a AD teve o maior crescimento desde sua criação.

Mas o ano foi marcado também por algumas polêmicas. No início do ano a AD foi realizar sua primeira etapa em Santa Cruz do Sul, dentro do Arrancada Cup, que abrigava também o Campeonato Gaúcho. Foi discutido um regulamento com o organizador do Cup, que visava que os pilotos amadores com carros de rua não necessitassem de carteira de piloto profissional. Estava tudo acertado, porém no momento da prova esse regulamento não foi respeitado pela federação gaúcha, o que gerou uma tremenda confusão, chegando a paralisar a prova. Após intensas discussões, a competição ocorreu conforme o combinado, mas na segunda-feira circulou entre os organizadores de provas um comunicado oficial da federação determinando que nenhum piloto poderia participar de nenhuma competição da FGA sem adquirir a carteira de piloto ao custo de R$300,00.
AD nas obras do Velopark

A AD ficou então em um impasse, pois os pilotos amadores estavam proibidos pela FGA de competirem em provas oficiais no estado. Contudo, essa resolução rapidamente se provou um erro, pois as provas eram extremamente dependentes desses pilotos e da própria presença da AD. O campeonato metropolitano e o Arrancada Cup foram drasticamente reduzidos por conta do baixo quórum e isso gerou uma reação dos organizadores de prova, no sentido de que fosse retirada essa imposição.

Graças às reinvindicações da Associação Desafio antes mesmo do Velopark começar a funcionar, foi criado o Open Day e todos os carros de rua e pilotos amadores puderam acelerar legalmente em uma pista de competições. Mas com a chegada do Velopark, pouco adiantou reverter a situação dos pilotos amadores, pois os outros campeonatos ficaram muito prejudicados, correndo inclusive o risco de não mais se realizarem em 2009, o que se realmente ocorrer, será uma grande perda para o esporte no RS.

Desde então a AD é presença certa em todos os Open Day e chegou a levar mais de 70 carros em uma única prova no VP. Hoje a AD é reconhecida pelo empreendimento, possuindo um box próprio no Open Day e tendo entrado para a história ao organizar o primeiro TOP16AD no último Open Day do ano. O torneio foi um tremendo sucesso entre os pilotos, público e reconhecido até pelos próprios funcionários do Velopark, que testemunharam jamais terem visto uma competição tão emocionante lá dentro.

Mas nem tudo foi política no ano de 2008. Dentro da pista também tivemos muitos destaques:

Na metade do ano surgiu a equipe 147, formada por Gustavo e CCCA, dois advogados com nenhuma experiência em mecânica e muito menos em preparação de carros de corrida. Auxiliados pelos amigos da AD, em poucas semanas esses dois já haviam t urbinado o carrinho e estavam competindo. Em 6 meses eles transformaram um motor que originalmente possuía 50 cv nas rodas em um monstrinho de 170 cv na roda e fizeram adaptações no carro para suportar a nova potência. E fizeram tudo isso sem perder nenhuma prova! Mas o mais importante disso tudo é que nesse processo eles criaram um blog super movimentado e resgataram a diversão que é mexer no carro com os amigos, comendo um churrasco e tomando uma cerveja. A equipe fez tanto sucesso entre o pessoal, que já conta com mais dois carros, totalizando 3 Fiats 147 específicos para as corridas da AD e montados apenas pelos amigos.


fiat147turbo.blogspot.com


Outro grupo que merece destaque é o que se forma na oficina Maranelo. Carros da zona sul de Porto Alegre, preparados por diversas oficinas se reúnem lá para fazer ajustes, confraternizar e fazer planos para as próximas provas. Entre eles estão alguns dos carros mais rápidos da AD, como o campeão de 2007 e primeiro vencedor do TOP16AD, o Gol turbo de Sérgio Fontes, o rápido fusca de André Pinzon e o Passat turbo do Tuio. Essa reunião de amigos tem tido um papel de destaque ao trazer cada vez mais participantes para as provas da AD, tanto para torcer pelos carros dos amigos, como também para participar na pista.

Não podemos esquecer também dos preparadores que apoiaram a AD nesse ano que passou. Juntando-se aos já conhecidos Chikinho e Roberta da Car Store/Night Racers e André da PS Race, temos que dar indiscutível destaque ao Pereira e ao Nelson e Jaques da DSP. Ao divulgarem o movimento e incentivarem seus clientes à participarem das corridas, essas lojas e oficinas tem tido também um papel fundamental no sucesso da AD em 2008.

Dentro da pista o maior destaque vai para Felipe Hill e Sérgio Fontes, primeiro e segundo lugares no campeonato respectivamente. Com muita potência, constância, dedicação e estratégia, conseguiram os melhores resultados de 2006 e seus carros são exemplo para muitos outros participantes da AD.


Outro que merece destaque é o Astra 888 do Rafael Pires, o Rafastra. O carro atingiu no TOP16AD a velocidade máxima de 206 km/h e tem sido constante na casa dos 12 segundos. Mas a potência de mais de 300 cv na roda sem o uso do óxido nitroso e a observação das melhores parciais indica que o carro deve melhorar ainda mais. Mas o verdadeiro motivo pelo qual ele merece destaque, é que construiu todo seu projeto unica e exclusivamente com peças e serviços dos patrocinadores da AD. Dos componentes eletrônicos da FuelTech ao turbo da Master Power, passando pelas bielas Suzin Francescutti e pistões IASA, não houve excessão. A qualidade dos resultados do carro é um reflexo da qualidade dos patrocinadores da AD.

Os irmãos Andreis também merecem lembrança, pois foram os primeiros a montar um carro de corrida nos moldes da PRO. A montagem de um carro especificamente de corridas é um grande desafio e tem dado trabalho aos irmãos, mas esperamos que num futuro próximo mais membros acabem se inspirando neles e seguindo esse caminho. As maiores contribuições da equipe GSX em 2008 foram o exemplo em termos de organização de box e prospecção de patrocínios.

Mas nada disso adiantaria, se não fossem os incansáveis voluntários que fazem tudo acontecer na AD. Entre eles estão Marco Queiroz, sempre fazendo novos contatos e buscando novos caminhos, André Strassbuger, que está sempre pronto a ajudar, seja como patrocinador ou voluntário. Carlo Isaia é outro que tem ajudado muito como voluntário tanto na pista como fora dela, seja fazendo os vídeos oficiais da AD ou ajudando a Rita e a Julia no momento das inscrições. Sem essas duas, não haveria como organizarmos o campeonato. Ajuda inestimável também é a de nossos fotógrafos: Igor Terres, Jeferson Saldanha e principalmente Adri Sugimoto e a sua equipe que além de fotos faz também os videos e entrevistas com o pessoal da AD. E não podemos esquecer de Fabio Queiroz, que além de belas fotos e faz também todas as contas da pontuação do campeonato e ajuda na organização de todos os eventos da associação.


Cabe também um agradecimento especial ao Fabio Benassi, que apesar de enlouquecer todo o pessoal com seu jeito hiperativo de ser, pagou do próprio bolso uma viagem para a Argentina, com o intuito de negociar um novo patrocínio para a AD. Se hoje temos o patrocínio da IASA, é graças à ele! E por último, mas não menos importante foi a contribuição do CCCA que às pressas e mesmo sem ter sido solicitado, resolveu o problema do domínio de internet do nosso fórum.

Além, é claro, de todos que colocaram seus carros na pista!

Todas essas pessoas é que fazem a AD acontecer e sem elas, não existiríamos!

Muito obrigado a todos vocês pelo belo ano de 2008!

4 comentários:

  1. Sem dúvidas 2008 foi um ano sensacional! A ajuda e a participação de todos fez com que a AD crescesse muito neste último ano, prometendo um 2009 sem igual!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. 2009 que nos espere...

    Tudo indica que colheremos bons frutos, que nossa união será mais forte e será mais reconhecida.

    Abraço e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Valeu gurizada!

    Pois é andré, era pra ter saído uma foto também, mas acho que vou ter que colocar um funcionário para trabalhar pra mim no blog, pq não dou conta de tudo!!!!

    MAs prometo que mesmo atrasado, coloco o restante das fotos e acerto a diagramação do texto!!!

    ResponderExcluir

Seguidores