sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Que momento! Transferência de peso


Algumas pessoas acham que para pilotar rápido basta querer. Mas essa foto mostra um nível de habilidade e controle do carro que alguns desses pilotos de sofá sequer compreendem. O impressionante momento capturado pela câmera chama-se transferência de peso, ou "weight transfer". Essa técnica consiste em controlar com o manejo do volante, dos freios e do acelerador, a transferência do peso do carro entre os quatro pneus.

Naturalmente, todo o carro possui uma determinada distribuição de peso que costuma ser neutra - a mesma proporção de peso - entre o lado esquerdo e direito. Já a proporção entre o peso sobre o eixo dianteiro e o traseiro raramente é equalizada. Alguns carros tem mais peso na frente, outros tem mais peso atrás, dependendo do tipo de automóvel e de certas características, como eixo de tração, posição do motor... Enfim, a simples distribuição geográfica da massa dos componentes através do chassi do veículo.

Mas quando o carro se movimenta a transferência de peso se torna dinâmica conforme a inércia entra em cena. Nos momentos de aceleração mais peso é transferido para a traseira, aumentando o atrito dos pneus desse eixo com o solo e naturalmente diminuindo o atrito dos pneus do eixo oposto, o dianteiro.

Nas frenagens ocorre o contrário e é por esse motivo que mesmo os carros que tem uma grande concentração de peso atrás utilizam freios maiores e mais potentes no eixo dianteiro, até mesmo quando os pneus traseiros são bem mais largos.

Então, quando você acelera, o peso vai para trás, quando você freia, o peso vai para frente. E quando você vira para a esquerda? Nesse caso o peso vai para as rodas da direita e quando você dobra para a direita, o peso vai para os pneus do lado esquerdo. Bastante simples não?

Mas se você está fazendo uma curva, significa que está andando. E se a questão da transferência de peso lhe interessa, com certeza você estará freiando na entrada da curva e acelerando na saída dela. Logo, quando você estiver freiando e dobrando para a esquerda, o maior peso estará na roda dianteira direita e o menor peso na roda traseira esquerda. E se você estiver na saída de uma curva para a direita e acelerando, então o peso maior estará na roda traseira esquerda e o menor estará na dianteira direita...

O que vimos na foto é essa técnica levada ao extremo: O piloto freia, transfere o peso para frente. Entra na curva para a direita e transfere o peso para a esquerda, abre então o acelerador e o peso vai para a traseira esquerda. O piloto tem um controle tão grande sobre o movimento que o carro fará e sobre o espaço disponível para manobrar, que pode fazer o movimento com uma intensidade tal que não sobra quase nada de peso sobre a roda dianteira direita. Dessa forma é possível que ele consiga literalmente rodar sobre o nada, onde um motorista comum simplesmente cairia no precipício.

E como se não bastasse, bons pilotos são capazes não só de fazer isso, mas também de usar o desnível para prender a roda dianteira direita e fazer a curva com uma velocidade que normalmente excederia o grip dos pneus, quase como num autorama gigante.

É impressionante e quase inacreditável, mas a foto não deixa dúvidas.

Na próxima vez que você assistir a pilotos de rali de primeira classe, observe e com certeza verá essas técnicas em ação.

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