domingo, 5 de junho de 2011

Teste cultural: O que é um "hot rod" para você?



Já cansamos de ler e ouvir a expressão em filmes, revistas, sites e blogs. Sabemos que é um termo cunhado pelos americanos e que se refere a um certo tipo de carro. Mas por outro lado, é comum nos depararmos com ele em diversos contextos diferentes. Mas e para você,o que é um HOT ROD?

Para alguns o "mau uso" do termo hot rod pode ser uma questão  altamente polêmica. O pessoal da KK, por exemplo tende a ser muito ortodoxo nesse particular: Para eles o branco é branco e o preto é preto...

Calma, é KK de Kustom Kulture, não KKK de Ku Klux Klan. Mas eles tem regras rígidas para o que pode ser considerado um hot rod, um rat rod, um street rod... E NÃO OUSE contrariá-los nessas questões, pois eles podem... Queimá-lo... Da lista de discussões deles...

E hoje em dia existem termos para praticamente todos os tipos de modificação que você quiser inventar. Ou melhor, copiar, pois pelo visto, para alguns tudo que tinha de ser inventado já foi. Agora é questão de se enquadrar: Ricer, dub, donk, hellaflush, eurolook, tuning, lowrider, gasser, classic, hot rod, rat rod, street rod,  vintage, custom, resto-custom, restored, oem, oem+...

Enfim, não vá fundo demais em nada disso, ou você pode se tornar um anacronismo vivo ou um nerdnonsense ao mesmo tempo em que acha que está na crista da onda do underground... Não esqueça: Mainstream é para um lado, underground é para o outro... Ou pelo menos antigamente era assim.

Além disso tudo, a expressão assumiu diferentes significados ao longo dos anos e tem o seu próprio - e por que não dizer -  legítimo para algumas pessoas e grupos.

Então, fica a pergunta: O que é um hot rod na sua visão? Responda a enquete no topo do blog ou se preferir deixe sua opinião por escrito nos comentários.

Mas não se esqueça: Em questões de opinião, não há respostas erradas.

3 comentários:

  1. Carros americanos anteriores a 1950 modificados/ para alta performance através do aumento de potência e diminuição do peso

    Votaria nessa se estivesse na enquete...

    ResponderExcluir
  2. Ok JKR... Então só confirmando... Na tua opinião isso: http://1320ft.blogspot.com/2011/02/seja-original.html não é um hot rod?

    ResponderExcluir
  3. A definição de hr é um conceito. E as pessoas razoavés criam os seus. Tem gente que acha que Roberta Close é mulher...eu respeito,mas discordo!

    eu gosto mais desse
    http://1320ft.blogspot.com/2011/06/landspeeder.html

    ResponderExcluir

Seguidores