domingo, 12 de junho de 2011

Coolcuts III

Há 20 anos atrás a Mazda vencia Le-Mans com o 787B, única vitória japonesa e única vitória de um rotativo naquela prova, até hoje.

4 comentários:

  1. procede que os motores rotativos foram banidos da competição depois dessa vitória ?

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou grande entendedor desse assunto, mas pelo que eu sei, realmente após essa vitória eles foram banidos e seguem proibidos.

    Há quem diga que não teve nada a ver com a vitória em si, pois parece que esse carro não era mais rápido do que outros como o Sauber, por exemplo e que essa vitória foi atípica (única na temporada e uma questão de "sorte".

    Mas o fato é que depois dela, saiu esse regulamento.

    Eu já li algumas coisas similares a isso sobre Le-Mans, inclusive sobre um episódio com um Lotus, no qual baniram o carro do Colin Chapman por causa de uma questão dos parafusos de rodas que serviu como pretexto.

    Então...

    ResponderExcluir
  3. A vitória não foi sorte, acidentes e quebras fazem parte de Le Mans. Esse carro não era o mais rápido mesmo, nem no qualify, nem na prova em si. Ganhou porque manteve um ritmo forte o tempo todo, não apresentou defeitos enquanto a concorrência teve problemas, faz parte.

    Mas o carro é sensacional, e sem dúvida tinha espaço para melhorar e se tornar tão rápido ou mais que os outros. A desculpa pro banimento foi que a FIA queria a equalização dos tipos de motores usados na categoria (grupo C), queria que todos usassem o 3.5L da F1.

    ResponderExcluir
  4. De tudo isso, sobra um único fato incontestável:

    É um carro histórico.

    ResponderExcluir

Seguidores