Bem galera, acho que todos que acompanham um pouco a AD sabiam que a Noite do Desafio no Racha Tarumã era o evento mais esperado do ano. Todos aguardavam apreensivos para ver no que daria essa parceria entre AD e Racha Tarumã, principalmente após dois adiamentos em função da chuva.
Mas sexta-feira passada, 02/07/10 São Pedro finalmente deu o aval e a prova foi realizada. Ainda não temos os números oficiais, mas Tarumã lotou como há muito não lotava em uma prova de arrancada ou mesmo no Racha, evento tradicionalmente conhecido por colocar grande público no autódromo. Sabemos que correram mais de 200 carros e tivemos mais de 5 mil pessoas nas arquibancadas.
Tarumã bombando, de todos os ângulos!
Foram realizadas duas baterias classificatórias, sendo que apenas a segunda foi válida para a seleção dos TOP16. Diversos pilotos tradicionais do Racha e da AD se encontraram ns chaves da eliminatória e deram uma nova alma ao mata-mata. Nas quartas de final as chaves já mostravam que a final seria um piloto do Racha contra um piloto da AD.
A primeira semi-final foi decidida entre o Fusca do Passarinho contra o Chevette Hatch de Paulo, também conhecido no Racha como Augustinho, por sua semelhança física com o personagem do seriado "A Grande Família", exibido na Rede Globo.
E na outra chave, tivemos a reedição de um duelo de gigantes da AD: Sérgio Fontes com seu Gol 96 turbo contra Alexandre Kroeff com seu Maverick branco aspirado.
No primeiro duelo veríamos a rivalidade já tradicional entre os dois que se enfrentam costumeiramente no Racha, reconhecidos como dois dos carros mais fortes da área. Alguém na arquibancada fala que nos pegas deles o Fusca tem o melhor retrospecto, mas no mata-mata o que vale é o aqui e o agora. Cai o pinheirinho e Passarinho sai um pouco lento com seu fusca enquanto Paulo "Augustinho" sai bem com o Chevette. O Fusca preto fosco mostra força no final da reta, mas não é o suficiente e o Chevette vermelho cruza a linha com boa vantagem.
Já no segundo duelo todos estão aguardando o pega que daria oportunidade de revanche a Kroeff que perdeu a final do primeiro TOP16 para o Gol de Sérgio. O Maverick agora está bem mais forte e anda de Drag Slicks e é o preferido do público com seu motor ensurdecedor e seus burnouts de lado, que levantavam não só muita fumaça, mas também a arquibancada inteira.
Mas o Gol 96 também não estava para brincadeira e andou treinando muito no Racha em outras oportunidades. Contando com seu conhecimento prévio da pista e também com pneus M/T 24 1/2 x 8, a parada seria duríssima.
Tenho uma vista privilegiada da torre: Fontes retribui a "gentileza" da última vez em que se enfrentaram e "dá uma cozinhada" em Kroeff, que precisa segurar o carro alinhado na inclinada pista de Tarumã enquanto Fontes demora mais para alinhar. Não há mais bobos no TOP16. Mas o piloto do estrondoso Maverick não perde a calma e quando cai o pinheirinho o carro arranca suave, no limite da tração sem patinar exageradamente. Quando os pneus colam no asfalto Alexandre Kroeff cola também o pé na lata e o 302 V8 abre as borboletas e ensurdece a galera. Mas Fontes mostra a costumeira precisão e o domínio que tem sobre a tocada de seu Gol e consegue uma arrancada muito boa, ficando atrás, mas não muito, dosando muito bem a enorme potência de seu carro na largada.
Os dois carros passam zunindo por baixo da ponte e o Maverick ainda está na frente, por pouco. O Gol como sempre rende muito de alta e o próprio narrador fala ao microfone que é impossível saber quem chegou na frente nos 201 metros. Aguardamos a resposta pelo rádio e após alguns segundos está determinada a puxada final:. A revanche de Kroeff terá de aguardar, pois agora é Gol contra Chevette.
Agora é tudo ou nada. Ser preciso sozinho e sem pressão é fácil, mas na frente de 5 mil pessoas, decidindo a maior competição amadora de arrancada do sul do país a pressão aumenta. O Chevette tem sido mais rápido toda a noite, mas nem sempre consegue engatar bem a terceira marcha. Na primeira bateria há boatos de que o Chevette teria conseguido o tempo de 7,5 segundos e o Gol estaria na casa dos 8 baixos.
Alinham. Paulo incendeia tudo com o 2step que libera chamas enormes pelo escape apontado para cima, no lado direito do capô de seu carro. Fontes alinha raso e se prepara para pegar a pedreira que é o tração traseira com pneu drag slick. Cai o pinheirinho e ambos largam bem. Arrisco a dizer que o Chevette leva uma ligeira vantagem. Ambos empurram bem de alta, mas exatamente sob a ponte tenho a impressão de que o piloto do carro vermelho tem uma pequena dificuldade para engatar a terceira. O Gol 96 como sempre não erra nada e passa na frente na fotocélula.
Mais uma vitória pra Sergio Fontes, o "professor". Agora ele é o detentor de 3 troféus do TOP16, além de dois campeonatos da AD.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoi ótima a corrida! Todos se sairam bem.. até as novatas (Vanizzaaaa \o/). Parabéns as Sérgio Fontes por mais um título! Nossa fubiquinha sempre dando muito orgulho. Parabéns a todos!
ResponderExcluir