segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Benassi 916: Alguns upgrades


Fabio Benassi segue aprimorando seu Gol turbo de numeral 916 para a temporada de corridas 2010. Benassi comprou o Gol "pronto" de um piloto de Minas Gerais, que corria pela categoria TD-A, ou simplesmente "turbo A". Porém o piloto gaúcho não estava satisfeito com os resultados do carro (melhor tempo de 12,5 segundos na mão do antigo dono) e nem com a mecânica do carro. 

Então As primeiras modificações de Benassi foram trocar as rodas e os pneus, instalar o Boost Controller da FuelTech, trocar as bombas de GTi por uma unidade OBX e tirar a caixa de câmbio forjada do Sapinho para colocar uma caixa de câmbio original de Gol GTi, que poucos sabem, mas é também a caixa de vários Audi e do Porsche Boxster.

 Gol antes e depois de Benassi

Com essas modificações, o Gol chegou ao tempo de 11,6, mas ainda não apresentando seu melhor rendimento. Sem falar na ocasião em que o carro perdeu uma puxada em Guaporé para o "Fritz OneFourSeven", quando a sua válvula de alívio se desprendeu do coletor com flange e tudo, deixando o carro sem pressão de turbo. 

Foi então que Benassi decidiu dar fim na problemática instalação antiga. E para isso contou com os serviços da Sprint, que consertou o coletor fazendo uma soldagem pelo superior processo TIG (Tungsten Inert Gas) e também alguns reforços, para que a quebra não volte mais a acontecer. 

Feliz com o resultado do coletor, Benassi levou o carro mais uma vez para a Sprint, agora para efetuar a troca de todas as tubulações, fazendo uma pressurização em aço inox de 2 1/2" e toda a instalação do intercooler frontal, que é herança de uma Parati dos irmãos Andreis, que rodava em 2006.

 
 

A instalação foi feita com as já tradicionais presilhas desenvolvidas pela Sprint e muito copiadas em diversos carros de categorias tradicionais. Esse sistema permite que se utilize abraçadeiras comuns e sem o aperto demasiado, que danifica os mangotes, mas não garante a sólida fixação dos tubos. Tem vantagem também sobre o sistema V-Brace, pois propicia uma junta flexível, ideal para minimizar as trincas de fadigamento decorrentes das vibrações do motor. Essas trincas ocorrem pois metade da tubulação é fixa no motor e a outra metade no intercooler, que está fixo ao monobloco, forçando assim as junções. Com esta instalação, a pressurização do Gol 916 está apta a trabalhar com mais de 4 bar de pressão sem o risco de falha na tubulação ou junções.


A fixação do intercooler também foi feita com suportes especialmente fabricados para o carro, totalmente reforçados para evitar falhas na hora da competição. A frente teve de ser recortada para que o grande radiador pudesse ocupar seu lugar. Em substituição às chapas que estruturavam os faróis, a grade e a fixação do capô, foi feita uma estrutura tubular em aço carbono, que é aparafusada ao carro e mantém tudo fixo, firme e alinhado em seu lugar. 

 
A pressurização em si também foi bastante difícil de executar, pois apesar de ser uma seção relativamente curta de tubos, o espaço que havia para eles não havia sido planejado, já que turbo, coletor e válvulas foram feitos para um carro e o intercooler para outro. A solução foi o uso das tradicionais curvas "gomadas" da Sprint, que são feitas a partir de várias seções de retas soldadas através do processo TIG e depois polidas por dentro e por fora, conseguindo assim passar uma tubulação mista de 2 1/2" e 3" pelos espaços mais apertados. Um mix de curvas industrializadas de raio constante, curvas gomadas com múltiplas seções, cones excêntricos e outras soluções, foi utilizado no projeto. 

 
   
  

Outro peça que Benassi queria se livrar o quanto antes, era a saída de escape do carro. Apesar de ser confeccionada em 3" pelos antigos preparadores, a peça era muito feia e mal acabada, pois fora fabricada através de um processo de dobra que produz pregas e distorções no metal. A flange era também de péssimo acabamento e como a peça não havia recebido nenhum acabamento ou proteção contra a corrosão, já apresentava aquela tonalidade marrom, característica da ferrugem em metal não tratado.  Foi fabricado então um novo downpipe e aço inox, com curvas de 3" com diâmetro constante e raio aberto, para o melhor fluxo dos gases. A soldagem TIG com adição de material garante a resistência da peça e o acabamento polido dá o visual desejado.

 

Após tudo concluído, o retorno de óleo para o turbo também teve de ser modificado, pois não havia mais espaço para um retorno comum e mesmo na intalação anterior o retorno de mangueira (mesmo sendo uma mangueira de borracha de alta qualidade) não estava aguentando o calor e já começava a derreter, o que era o prenúncio de mais uma falha - e talvez grave - na pista. ma falha assim pode não só comprometer uma corrida com possibilidades de vitória, mas também o turbo e até mesmo o motor do carro, já que grandes volumes de óleo passam por ali. E na pior das hipóteses esse óleo poderia acabar sob o pneu dianteiro direito e o Gol 916 poderia acabar no muro. Para um carro que anda sempre acima de 200km/h, uma colisão assim poderia trazer consequências ainda mais graves não só para o carro, mas também para o piloto.

 
Para concluir o serviço, todos os parafusos da instalação foram substituídos pelos Alen de Aço inoxidável e a válvula de prioridade da Mack Teck recebeu um "overhauling", ára melhorar sua aparência ja desgastada. 


Veja o resultado nas fotos e confira também o Blog do Benassi.





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