domingo, 12 de agosto de 2012

Um dia para ficar na história: Cinco mil heróis em Tarumã


Já faz uma semana que foi realizada a prova DESAFIO 250 em Tarumã. Está é a primeira postagem aqui do 1320 sobre o assunto, mas por enquanto não vamos falar de vencedores. Nem da emoção da competição ou do ponto de encontro de amigos e apaixonados por automobilismo, performance e arrancada que se tornou o evento. Vamos falar de algo inédito, histórico e muito mais importante: O público.

Mais de cinco mil pessoas estiveram em Tarumã - apesar das feias nuvens e do céu enferrujado, que davam toda a impressão de que desandariam num frio e chato domingo chuvoso do inverno gaúcho. Mais de cinco mil pessoas sairam de suas casas, vindas de toda a região sul para uma prova de arrancada que está fora de todos os calendários citadinos, estaduais ou nacionais. Uma prova na qual não foi investido sequer um centavo em mídia. Nem TV, nem rádio, nem carros com alto-falantes. Nada de faixas, nem o apoio de qualquer grande empresa.

Então quem são essas pessoas? Por que vieram? E como ficaram sabendo que haveria evento em primeiro lugar?


O público do DESAFIO 250 foi um show a parte. Não só aficionados por carros, mas também famílias, crianças, pessoas de fora do circulo tradicional do automobilismo de arrancada. A prova trouxe visibilidade para o esporte em outros nichos demográficos. O DESAFIO 250 ampliou o universo de pessoas que se dispõe a gastar um domingo assistindo nosso esporte, ao invés de assistir futebol, televisão, viajar ou fazer seu churrasquinho em casa com os amigos.

Este é um grande passo para a Desafio, os autódromos e sobretudo o esporte. Conquistar público é promover a arrancada de um simples divertimento de alguns poucos pilotos a um novo patamar, no qual o esporte se lança como uma opção real de entretenimento de massa.

O leitor pode se perguntar: "Tudo isso por causa de cinco mil pessoas?"

Mas devemos analisar bem os fatos. Cinco mil pessoas vindas dos mais diversos lugares do Brasil. Veio gente de Goiânia, Poços de Caldas, São Paulo e praticamente todas as cidades do sul, com grandes comitivas da serra gaúcha, litoral norte, região de Pelotas, região metropolitana e várias cidades de Santa Catarina.

Cinco mil pessoas que demonstraram seu apoio incondicional ao evento, comparecendo mesmo tendo quase certeza de que o domingo seria de chuva, o que todos sabem que gera o automático cancelamento da prova por razões de segurança.

Cinco mil pessoas que tomaram conhecimento da prova através de uma divulgação boca a boca moderna, pela internet. E que nesse novo sistema assumiram um papel mais ativo, agindo não só como público, mas como promotores e divulgadores do evento, sem a necessidade de nenhuma promoção oferecendo brindes a quem compartilhasse.


Cinco mil pessoas que vieram para a pista com o claro objetivo de assistir uma corrida de arrancada de verdade, na qual pudessem torcer para seu preferido e assitir na integra uma prova que tivesse começo, meio e fim.

E até o final ficaram, podendo assim dar os parabéns aos vencedores que mesmo sendo veteranos, pela primeira vez puderam entender como é sentir o carinho do público e a emoção de ter cinco mil pessoas aplaudindo-os de pé por aquilo que estavam realizando como esportistas.

Sabemos que eles entenderam, pois não conseguiram conter as lágrimas no momento da entrega dos prêmios. E no momento da vitória do Daniel "Pipino" Moresco o autódromo estremeceu com a galera gritando e batucando como se fosse um gol no Gre-Nal.

Esse público é o que pode fazer a diferença entre a arrancada ser para sempre um simples divertimento de poucos ou um eletrizante esporte para muitos.

Transformar a arrancada num esporte de fato  ainda é apenas um sonho, mas como disse Raul Seixas:

"Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade."


2 comentários:

  1. Apenas o máximo !...com essas palavras que descrevo,o evento da DESAFIO 250 ! Uma corrida de arrancada de verdade. Parabéns à todos aqueles que direta ou indiretamente fizeram parte do processo,trazendo o sucesso do espetáculo no dia do show .

    ResponderExcluir

Seguidores