quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tração dianteira na AD: Perspectivas e possibilidades


Na última pesquisa do 1320, perguntamos aos leitores se achavam que carros de tração dianteira teriam chance ou não de vencer o TOP16.

As opiniões ficaram divididas praticamente meio a meio, com 50,5% achando que não é mais possível e 49,5% ainda acreditando que é possível.

É sabido que carros de tração traseira são naturalmente mais rápidos, em função do peso que é transferido para a traseira do carro, no momento da arrancada. Assim os carros que possuem seu eixo motriz atrás tem sua tração aumentada e os carros que tem o eixo motriz na frente tem sua tração diminuída. Desse modo, a tendência é que em carros com a mesma mecânica, mesmo peso e mesma largura de pneus, a vantagem em capacidade de tração seja clara para o carro com a tração atrás.

No entanto, tração na largada não é o único fator que influencia o resultado final de uma arrancada. Além de uma boa marca nos 60 pés, para conseguir um bom tempo de pista é preciso também que o carro mantenha-se estável durante toda a reta, para que o piloto possa manter o carro na direção certa com 100% de aceleração. O que nem sempre acontece com os carros de tração traseira, sobretudo os Fuscas, que tem o motor atrás, o que desequilibra um pouco o centro de gravidade do carro, tornando-o bem mais difícil de manter na trajetória correta.

Evidência disso podemos ver ao analisarmos os recordes em 201 metros das categorias FLD e FLT, que basicamente possuem mecânicas, peso e pneus similares, sendo a principal diferença o eixo de tração: FLD a tração é na frente e FLT a tração é atrás. Em ambas categorias, o recorde em 201 metros fica  na casa de 5 segundos altos, com vantagem para os carros de tração dianteira.

Mas mesmo que eventualmente um carro de tração traseira possa se aproveitar da vantagem natural da tração atrás para conseguir um melhor tempo, em corridas de eliminatória isso não tem o mesmo valor, pois nesse tipo de competição é necessário ter consistência em rendimento de alto nível. É preciso dar várias passadas com o mesmo tempo, pois em eliminatórias não há segunda chance.

Talvez esse seja também o caso de utilizarmos um exemplo de competição por categorias. Na última prova realizada na pista de 201m do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), o melhor tempo de um FLD foi 6,250 e o melhor FLT só conseguiu a marca de 7,621.

FLT e FLD na ultima prova em Piracicaba: 7,6 e 6,2 respectivamente.

Isso nos leva a perceber que, em se tratando de vencer corridas, existe muito mais do que somente o eixo de tração do carro.

Team NRG Tech: 8,3@402

Quando Chris Miller levou seu Civic para competir no "World Cup" não se preocupou como fato de ter que disputar com carros de motor V8 ou tração traseira. Na verdade esse era o desafio que a equipe procurava. No final, restaram o Civic, 4 cilindros turbo, tração dianteira e um Corvette, V8 turbo, tração traseira. Pelas configurações o resultado parece óbvio, mas não foi bem assim.



Chris e o Civic venceram a batalha e a guerra conhecida por lá como "import vs domestic" e deixaram muito redneck de cara feia. Ainda que tenha sido uma vitória "holeshot", ou seja, na reação, ambos carros fizeram o excelente tempo de pista de 8,5 segundos. Nos 402m!

Para não restar dúvidas sobre a capacidade de briga do dianteiro, é interessante lembrar que o carro de Chris ainda provaria ser capaz de fazer tempos mais baixos, na casa de 8,3. E não nos esqueçamos que trata-se de um carro "montado", similar ao que no Brasil é conhecido como DT-A.

Na terra brasilis, temos o exemplo do último festival em curitiba, ocasião em que o melhor tempo da FLT foi 9,252 enquanto que o melhor tempo da FLD foi 8,634. Tempo esse, que foi marcado pelo gaúcho Leandro Branco.

Gol de Leandro Branco: 8,6 em 402, 5,6 em 201. Sem motivo para temer qualquer tração traseira num eventual mata-mata.

Ou seja, um carro de tração dianteira pode sim ser rápido. Mas a questão é: Quão rápido?

Pro FWD de Chris Rado: 6,8@402m
Muito rápido. Em 2009, Chris Rado quebrou a barreira dos 6 segundos em 402m com seu Scion TC de 4 cilindros turbo e tração dianteira. Ele marcou o tempo de 6,87@315 km/h.



Esse é o verdadeiro potencial de um carro de tração dianteira em competição. Tudo depende apenas da configuração escolhida pela equipe. O que nos leva a outra questão:

O que é preciso para vencer em Tarumã com um tração dianteira?

No Brasil  os melhores carros mais pesados com pneu 8 tem andado na casa de 6,5@201, os mais leves com pneus 10 tem conseguido tempos na casa dos 5,5. Já em Tarumã o tempo mais baixo já obtido numa ND é de 6,4. Pipino e Boca andaram nessa casa na ND9 com seus Fuscas, enquanto os melhores carros de tração dianteira tem andado mais de um segundo acima disso.

O que falta para os dianteiros em Tarumã?

Um pouco de tudo. Primeiramente não temos carros de tração dianteira no mesmo nível de comprometimento com a vitória que hoje vemos na turma dos tração traseira. Os Fuscas e Chevettes de ponta se apresentam com pneus de 10 polegadas de largura enquanto os dianteiros vem se apresentando com pneus 8. Além disso vemos vários carros de tração traseira "full race", com configurações mais leves e com distribuição de peso mais adequada para a competição. Enquanto os dianteiros tem optado por configurações "street", ou "montados", que são layouts mais pesados e com distribuição de peso comprometida.

Analisando os competidores, realmente é impossível não aceitar o fato de que as chances estão ao lado da turma dos traseiros, afinal, estão maximizando seu potencial bem mais que a turma dos dianteiros.

Ainda assim, toda a corrida de eliminatórias conta com diversos elementos para definir o vitorioso: As queimas, quebras e erros dos pilotos. Em 2009 o piloto Fabiano Krentz, contra todas as expectativas, venceu o TOP16 de número 7 com seu Astra turbo de tração dianteira, montado, de rua. Contra diversos carros de competição de tração dianteira, traseira e 4x4 que tinham tempos mais de um segundo mais baixos.

Fabiano Krentz e seu Astra turbo

No primeiro TOP16 de Tarumã, em 2010, Sergio Fontes com seu Gol 96 conseguiu vencer o Chevette de Paulinho Umpierre Rebelo, que tinha tempos notoriamente mais rápidos.


Sergio Fontes, após vencer seu terceiro TOP16
E vemos diversos casos similares nas oitavas, quartas e semi-finais de quase todas as provas. Na ND9, Leonardo Betat abriu caminho até a final com seu fusca a ar, virando na casa dos 7,5, um segundo acima dos tempos mais baixos da prova. Leonardo eliminou por um ou outro motivo carros como a Audi S2 de Diogo Silva (6,5s) e o Chevette de Fabricio Chicon (7,0s). Fabricio por sua vez já havia eliminado outro favorito, o Eclipse de Fabio Andreis (6,7s).

Isso nos mostra claramente que para determinar o vencedor de uma prova, é preciso analisar muito mais do que o tempo de pista de um carro. A própria vitória de Anderson "Boca" na ND9 não ocorreu após diversas tentativas, todas elas andando com carro de ponta. Foi preciso muito mais do que simplesmente tempo baixo para que Boca chegasse a sua primeira vitória.

Atualmente, estes são os principais pilotos que carregam a bandeira dos tração dianteira em Tarumã:

Jorge Pinheiro: 7,9

Gustavo Stock: 7,9
Jalmo Peyrot: 7,7
Sergio Fontes: 7,7
Roberto Ramos:7,5
Fabio Benassi: 7,4

A nós que estamos assistindo, sobretudo os que são fãs de tração dianteira, cabe aguardar um maior desenvovimento dos carros, para que possam maximizar mais seu potencial, baixando seus tempos e mantendo a consistência. Ou esperar que apareçam carros de tração dianteira com mais potencial de vitórias, para competir de igual para igual com os Fuscas mais leves com configuração full-race.

16 comentários:

  1. minha opniao

    os dianteiras tem chance de andar na frente dos traseiras em taruma sim.
    so que nao podemos comparar os competidores atuais pois a diferença de peso e medidas de pneus sao muitos diferentes estamos cometendo o erro de comparar carros de categorias diferentes!!
    nao tem como comparar um DT-B,DT-A que o peso minimo e 930kg(8v) 1000kg(16 e 20v) com um FLT com 800kg isso nao ta correto.
    alem do mais taruma valoriza os traçao traseira porque todo mundo sabe que o asfalto esta muito desgastado e todas as pistas que os dianteiras fazem tempos baixos pelo menos os 60 pes sao feitos de concreto.
    com certeza com mais desenvolvimento os DIANTEIRAS podem tentar bater os FLT,mesmo assim nao acredito num DIANTEIRA MONTADO virando tempo perto do ultimo fusca campeao da DESAFIO.
    nao vim aqui chorar pelos dianteiras nao,so que eu acho que a hora que os FORÇA LIVRE DIANTEIRA invadirem a DESAFIO teremos uma competiçao de igual para igual com pesos e medidas praticamente iguais,poderemos assim fazer uma comparaçao no mesmo nivel!!
    apoio a DESAFIO tenho certeza que em termos de nivel de competiçao e investimento e o melhor campeonato de arrancada do BRASIL pena ainda que nao tem seu devido valor na midia e publico,com o tempo tenho certeza que vai ter seu devido reconhecimento.

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    1. Olá Eduardo!

      Realmente é difícil que um carro estilo "street" mais pesado e com menos pneus tenha chance contra carros full race. Mas é a opção de cada um.

      Em alguns casos, as pessoas correm com os carros que possuem, que já usavam para correr em categorias. Entretanto, muitos carros que competem na AD nao são e nem nunca foram de nenhuma categoria. Alguns são de rua mesmo, outros são feitos especificamente para correr na AD, seja pensados como carros de ponta, ou seguindo a filosofia mais primordial da AD, que é vocÊ montar o carro mais rápido que você puder, dentro das suas possibilidades, sejam elas de comprometimento, de grana, de capacidade...

      Na AD existe isso: Você corre no seu nível, com o que você tem ou quer ter. Não é como nas competições por categorias, onde mesmo nas mais simples você tem de se adequar a um certo nível de equipamentos e consequentemente gastos.

      Então muitos carros não se enquadram em categoria nenhuma. Alguns tem certos equipamentos ou características que seriam aceitos só na força livre, mas são montados com mecânicas muito mais simples e menos potentes até mesmo do que alguns carros aspirados.

      Na AD cada um escolhe seu caminho e sua receita, essa é a grande diferença. E isso é o que muita gente ainda não entende. Mas talvez aí a grande graça de ver um V8 de rua com uma mecânica muito potente com todo o catálogo da summit, contra um 147 sequinho, com motor original e turbo T2, montado em casa com os amigos tomando cerveja e queimando uma carne.

      Essa é a grande festa da AD, que nada tem a ver com a arrancada tradicional por categorias. A velocidade é liberada para qualquer um, não é preciso ser rico, basta optar pela configuração certa.

      No entanto, se você quer ficar sério e andar na frente, faz mais sentido buscar todos os recursos possíveis, inclusive financeiros. Ser um vencedor nunca foi fácil ou barato, seja no automobilismo ou qualquer outro esporte.

      E dentro disso, concordo mesmo com você. Quando aparecerem carros de tração dianteira com o mesmo comprometimento com a disputa que alguns carros de tração traseira tem hoje em dia, veremos disputas mais bonitas entre os dianteiros e traseiros.

      Mas não precisam ser necessariamente carros de força livre. Que tal um turbo B com alivio de peso e slicks? Um street com m/t? Um DO com pneu maior? Um DS com nitro? Um turbo a com pneus 10?

      E isso pode ser só o começo, pois nao há regras limitando o que pode ser feito, como há nas categorias. Com o tempo os pilotos aprenderão a tirar vantagem disso e aí então sabe-se lá tudo que pode acontecer.


      Grande abraço e muito obrigado pelo seu comentário.

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    2. Bom dia Vicente

      Mas não precisam ser necessariamente carros de força livre. Que tal um turbo B com alivio de peso e slicks? Um street com m/t? Um DO com pneu maior? Um DS com nitro? Um turbo a com pneus 10?

      ASSIM MESMO EU NAO ACHO QUE TERIAM MUITA CHANCE DE FAZER O TEMPO DO BOCA DA 1PR(6,4),JA TEMOS STREET COM M/T HOSSIER E OS TEMPOS ESTAO AI 7,6,7,5,7,4(UMA VEZ SO NAO E TODAS AS PASSADAS)É QUE SAO CARROS DE CONCEPÇOES DIFERENTES,ENTRETANTO ESSA E A GRAÇA DO AD TODOS CONTRA TODOS COM O QUE VC TEM PARA ACELERAR É ISSO QUE DA O CLIMA A EMOÇAO DA DISPUTA(NAO TO GRITANDO SO DESTACANDO POR ISSO LETRA MAIUSCULA).

      No meu ponto de vista cada vez vai ficar mais acirrada a disputa so que ao mesmo tempo temos que avisar o pessoal que existem 3 CAMPEONATOS NA AD,por que muita gente nao ta andando por causa dos tempos baixos dos TRASEIROS mas temos que orienta-los a irem igual disputar o campeonato,o top 8 e quem sabe entrar no TOP 16,acho que falta uma certa orientaçao em cima desses fatos para atrair mais carros com nivel de pista.Porque o pessoal se baseia so no TOP16 e esqueçe que tem um campeonato rolando antes disso!

      To montando um turbo dianteira leve nas especificaçoes da AD que é corra com o que vc tem,espero fazer frente com os traseiras acredito que FLD X FLT COM A MESMA PROPORÇAO DE PESO E MEDIDAS DE PNEUS TEM CHANCE DE COMPETIR DE IGUAL PRA IGUAL.

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  2. Acho que o vicente quer dizer que na ad não existe standard, street, a, b, c, etc. Vc pode montar seu carro como quiser, desde que tenha segurança. Muitas pessoas ainda estão presas com esse negócio de categorias e nao montam um carro mais competitivo por isso. Acho também que o mesmo pessoal da turbo A, que adora falar que o recorde é isso, orecorde é aquilo, que o lelo fez 6,4, que o motorfort fez nao sei quanto e etc, não deveriam reclamar, pois se qualquer um deles fizesse esse tempo constantemente na desafio teria enorme chance de ser vitorioso.

    Ou o santo de casa nao faz milagre? Só os paulistas que são bons?

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    1. Sei o que o Vicente quiz dizer todos nos sabemos que na AD na existe categoria e sim classes de tempo(muito bom por sinal)

      so que o que esta sendo discutido aqui é se os TRAÇOES DINTEIRA que hoje andam na AD TEM CHANCE CONTRA OS TRAÇOES TRASEIRA,dai que me refiro a categorias pois sao carros que foram feitos para andar em campeonatos homologados pela CBA que realmente ja disputaram ou vao disputar esse tipo de campeonato.

      com certeza quem for montar carro para andar so na AD nao vai montar o carro seguindo as regras do regulamento.

      So que comparar carros montados de TRAÇAO DIANTEIRA com carros ALIVIADOS DE TRAÇAO TRASEIRA NAO TEM COMO,isso todo mundo sabe que nao existe desenvolvimento que va andar na frente pois a diferença de peso e pneu e muito grande o que significa tempos bem mais baixos na pista.

      Se o pessoal tivesse virando o tempo dos paulistas aqui em Taruma com um TRAÇAO DIANTEIRA com certeza seria campeao brasileiro invicto!!

      Santo de casa faz milagre sim so qeu o asfalto de Taruma com certeza nao colabora.

      Adoro Taruma pode perguntar para o Roberto(kadett 272)qtas vezs comentei com ele que a AD deveria andar em Taruma ao inves de ficar esperando o pessoal do VP TER VONTADE DE LIBERAR O OPEN DAY!!

      Toda vez que tenho oportunidade estou la prestigiando os eventos(Racha,circuito,AD)mas todos sabemos que o asfalto de la precisa de melhorias para se adequar aos carros que hoje disputam as arrancadas!

      Nao interpretem errado nao to aqui pra reclamar como falei no primeiro comentario tanto que me apresentei coloquei meu nome, nao to aqui para defender ninguem so to dando minha opniao na comparaçao que estao fazendo com OS ATUAIS CARROS QUE DISPUTAM O TOP 16!!

      PORQUE TODO MUNDO SABE QUE NAO EXISTE COMPARAÇAO DEVIDO A DIFERENÇA DE PESO E PNEUS!!ESSE E O X DA QUESTAO TEMOS QUE COMPARAR CARROS EQUIVALENTES.

      Estou montando um carro como falei antes com alivio de peso e traçao dianteira com pneus maiores que os DT-A vamos ver como vai ser espero enfrentar os TRASEIRAS de igual pra igual,dai veremos se os dianteiras tem chance de quebrar a hegemonia dos TRASEIRAS!

      Se apresenta ai anonimo quem sabe podemos nos tornar grandes amigos!!

      abraços eduardo

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  3. Boa tarde,
    Muito legal ver o Eduardo colocando as suas duvidas e opinioes antes de começar a correr pela AD, ele mais do que ninguem está montando um carro que pode ser sim um carro que alem de constante pode bate bater os tempos dos trazeiras nos tops.
    Ao que o "ANONIMO" ai falo ninguem é imbecil aqui pra nao sabe que na AD nao existe standard e outra categorias, o que o Eduardo ta falando é só que nao tem como fazer frente com os dianteiras que existem hoje que todos sabem que sao 4 ou 5 carros capazes disso. Só para ajudar ao qe o "anonimo" falo, os carros que vira temporais sao de categoria sim e xtm, FLT sim, como o carro do Pipino, S2 da RC, Fusca FLT do Boca os irmao Andreis... E quanto aos paulista anda bem mas nao constante bota eles em Taruma entao pra tu ve se eles andam bem? Nao to falando mal de Taruma pois a minha paixao por arrancada se deu lá a mais de 10 anos o que me refiro e todo mundo sabe é que uma reta como aquela em subida e aquele asfalto nao é pra qualquer um.

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  4. Olá Edu!

    Eu concordo com você em muita coisa. Quase tudo na verdade. A única coisa que quis dizer diferente, é que as categorias não existem na AD, no sentido de que mesmo um carro enquadrado em alguma categoria pode ser modificado para ser mais competitivo na AD, seja usando nitro, pneus maiores ou alívio de peso, ou qualquer solução que a criatividade e a competência de quem corre e prepara os carros permita.

    O carro que eu postei na matéria, o Civic da NRG Tech, é um exemplo disso. É equivalente a um DT-A brasileiro (1080 kg min), só que com pneus 10. Ele é capaz de fazer os 201 metros em 5,6 segundos a mais de 230 km/h.

    http://i146.photobucket.com/albums/r270/MAXRAY2628/1c28f456.jpg

    E mesmo esse carro é limitado em peso e algumas outras coisas, pois segue o regulamento de sua categoria.

    Resumindo, o que quis dizer é que é uma coisa estar em desvantagem, outra coisa é ser impossível. Acho que mesmo com os carros do jeito que são hoje, há um espaço ENORME para evolução. Afinal, se o Civic da NRG pudesse participar de uma ND, quem seria capaz de dizer que ele não teria chance?

    Um grande abraço a você e toda turma do litoral turbos!

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    1. Boa noite Vicente

      Eu sei que nao existe categorias na AD nem quero que tenha prefiro assim como esta acho muito bom como e a disputa da AD.

      Entendi teu ponto de vista e sei que se fizer mudanças como vc esta citando pode dar diferenças nos tempos,mas nao consigo ver um STREET virando o mesmo tempo do Boca da 1PR e nesse ponto que to batento na mesma tecla,alem do mais certas mudanças exigem tempo e desenvolvimento o que acaba se tornando inviavel para quem compete em mais de um campeonato que nao seja so a AD.

      E um belo exemplo O CIVIC so que os AMERICANOS ALEM DE SEREM OS PAIS DA ARRANCADA ESTAO NA NOSSA FRENTE NO MININO UNS 50 ANOS DE DESENVOLVIMENTO DE CARROS E PEÇAS SEM CONTAR AS PISTAS QUE SAO REFERENCIA MUNDIAL PRA TODO MUNDO.

      Entendi Vicente teu ponto de vista em relaçao a evoluçao e desenvolvimento,a questao e o quanto os pilotos e preparadores dos STREET estao dispostos a desenvolver seus carros para TENTAR andar na frente dos TRASEIRAS.

      Mantenha o blog atualizado.

      Abraços Eduardo

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  5. Eduardo

    Primeiramente quero parabenizalo por nao arregar para os tração trazeira e também por fazer um carro sem se prender a categorias. Certamente isso dara mais chances a voce merece os parabens. Mas descordo no lance dos montados. Acho que se é pra dizer que os montados nao tem chance, primeiro temos que ver esses pilotos levando a serio, com pneus 10 como foi dito e alivio de peso. Hoje todos sabem que um dt-a é quase um força livre e ninguem sabe na verdade quanto pode andar um dt-a top com pneus 10 e alivio. Sobre o civic da nrg tech eu acompanho o mesmo a algum tempo e esse negocio de tempo e desenvolvimento para mudanças é pura balela. O carro anda em algumas categorias com pneus 24 x 8 e em outras com pneus 26 x 10, sem mudar nada nas configurações. Os caras sao bons mesmo mas talvez em taruma nao fizessem 5,5 nos 201. Mas aposto que fariam tempos competitivos. O carro deles usa os mesmos pneus, o mesmo aço, os mesmos 4 cilindros..... Se eles fazem, é possível.

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  6. Zamoro, apaguei acidentalmente seu comentário.

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  7. Ahhhh bommmm... rsrsrsr

    Apenas tinha postado os tempos dos FLD e DT-A no festival do ECPA.

    DT-A: 6,4
    FLD: 7,4

    Zamoro

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  8. ISSO, ISSO!!!!

    Desculpa, o certo é FLT.

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  9. Complementando: Eduardo, aguardo ansioso seu carro. Sou fã de FWD e estarei torcendo por voce.

    Que modelo de carro é? É pra 2012?

    Zamoro

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    1. Bom Dia Zamoro

      Opa entao gostamos dos mesmos carros pelo visto tbem gosto dos Dianteiras.

      Entao pra variar to montando um GOL G4 2.0 turbo.

      Alivio de peso nos capos dianteiro e traseiros,vidros lexan,interior,painel,suspensao tudo que da!! na verdade nao poupei serra copo e disco de corte nele,so que tudo muito bem feito ao meu gosto e claro kkkk.

      A real intençao foi essa mesma carro pra andar NA CATEGORIA DESAFIO tudo que da mesmo para encarar de frente os TRASEIRAS SEM DESCULPINHA DEPOIS KKKK!!!E quem sabe de vez em qdo andar na FLD no GAUCHO!

      Nao fiz blog,face,orkut,site nada ainda sem alarde nao quero FAZER QUE NEM O ET(NEW CIVIC SI TURBO)QUE PAPEOU E CHEGOU NA HORA NAO VIROU O TEMPO QUE TROVOU,nao acho legal isso muita badalaçao seu compromisso com os resultados sao muito grandes!

      Mas tenho bastantes registros em fotos com certeza depois vou montar alguma coisa tipo um blog.

      O carro hoje esta sendo preparado por dentro e depois o proximo passo e instalar o sto antonio(to procurando quem faça alguem sabe??)depois colocar o motor fazer os acertos de suspensao e ir pra pista.

      Previsao de andar e pra Abril,nao sei ainda qdo é a primeira etapa da AD mas espero estar com o carro pronto e acertado.

      Abraços Zamoro e nos batemos em Taruma com certeza!

      Vamos montar algum carro ai tbem!!??

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  10. Vamos sim, mas a primeira etapa é a CNH.... No momento to com 17 ainda :( Depois to planejando um intercambio na nova zelandia ou australia, nao sei ainda..... Vou lá conhecer os skylines e supras...... Mas no futuro outra meta minha é montar um carro turbo pra andar tb, mas penso em algo diferente, quem sabe um focus ou um civic.... Até lá tem tempo ainda....

    Vou ficar de olho no G4 entao, desejo sorte! Nos vemos em taruma!

    Zamoro.

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