sábado, 23 de outubro de 2010

Todo mundo trabalhando


 A ND3 foi adiada por causa da chuva, mas durante a semana todos estavam trabalhando forte para se apresentarem bem na terceira festa da velocidade em Tarumã.

Rafael "RaFASTra" Pires passou a semana resolvendoo todos os detalhes da instalação de sua nova embreagem Tilton de dois discos de composto metálico e volante de aço 4340 desenhado na Sprint e usinado nos CNCs da SmartTech. A capa seca da caixa F23 é um salão de baile, com espaço de sobra para a nova embreagem, mas a adaptação prévia do sistema de embreagem com acionamento mecânico não havia levado em conta que seria usada uma embreagem tão grande e isso causou ao RaFASTra algumas dores de cabeça e muita correria na reta final. Mas o carro ficou pronto e se tudo deu certo agora poderá trocar as marchas normalmente, buscando tempos na casa dos 7 na reta de Tarumã.

Paulo Rebelo também segue a evolução no Chevette Hatch vermelho vencedor do último TOP16. A parte de mecânica sempre é constantemente revista, segue sempre evoluindo. Mas num carro assim tão rápido, é importante também a segurança. E após Marcio Pimentel - o administrador do Racha Tarumã - ter avisado que se Rebelo não colocasse a gaiola de proteção, não receberia mais a premiação, Paulo compreendeu que as vezes o que é dito em tom de brincadeira também pode ser coisa séria. Afinal, com segurança não se brinca. Agora o Chevette infernal conta também com uma gaiola de proteção soldada, montada na oficina do "Paulista", a Nafta Motorsports.


Jardel Peyrot, do grupo Litoral Turbos que está se organizando na região do litoral norte do RS também está com modificações no seu Civic SI nitro. Agora com dois estágios, menos taxa, miolo forjado e injeção Hondata, Jardel espera poder entrar na casa dos 8 segundos em Tarumã. E para quem duvida, basta lembrar que seu melhor tempo nessa praça é de 9,3s. O pessoal do Litoral Turbos promete invadir a ND3 com mais de 15 carros. É a organização chegando a todas as áreas do estado.

Leandro "Toco" Fraga nunca deixa de participar. Na ND1 pontuou com uma Peugeot 307 SW e na ND2 correu em pareceria no Gol turbo de seu amigo Marquione. O Gol não andou como os dois esperavam e voltou para a oficina J Motors, onde tudo foi revisto e o carro agora está pronto para a prova, com mais de 400 cv no motor, pneus novos e muita vontade de acelerar.



O Gol de Leandro também estava sendo modificado, após sofrer uma quebra no evento SRD2 em Guaporé, ainda em 2009. Mas a espera valeu a pena, pois o carro agora vem com uma mecânica toda nova, com bloco alto, turbo diferente, intercooler e muitas outras novidades. Toda a elétrica foi revista, para garantir um bom funcionamento do carro, sem percalços na hora da prova. Toco também instalou relógios de pressão de turbo, pressão de combustível e pressão de óleo da ODG, além do sistema wideband Raptor da mesma marca e um conta-giros Auto Gauge.

Todo o sistema de alimentação de combustível também foi revisto e Leandro agora utiliza um catch tank que pesca combustível do tanque original através de uma bomba "do tipo GTi". Do catch em aço inox puxa uma bomba OBX, (com sua carcaça billet que é do mesmo tamanho de um motor de arranque) e envia para a dupla bancada de injetores, controlados por uma injeção MEGA MS1 Racing, que conta com injeção, ignição e datalogger, todos num único módulo.

Com tudo isso funcionando bem, era hora de levar o carro para o dinamômetro da DSP/Nafta. Com o auxílio da sonda wideband, do datalogger integrado e do mapeamento em 3d propiciados pela MEGA, após cerca de 25 puxadas o carro estava mapeado conforme as orientações do João da J Motors, empurrando 447 cv nas rodas com apenas 2,2 bar de pressão.



Outro que nem pensa em parar é Roger Condotta. Após instalar um coletor dimensionado em aço inox da Sprint, Condotta passou a ter dificuldades em arrancar com seu Passat, devido ao aumento da potência do motor. Além disso, agora com a cronometragem de 60 pés, que passou a ser disponível a partir da ND2, os números falam tudo: 2,7 segundos era um tempo alto demais para um carro como o Passat de Roger.

Mas Condotta já tinha ciência disso e também já vinha bolando planos para neutralizar esse problema: Novos pneus slick de circuito com 10 polegadas de largura, 2 a mais que os antigos Pirelli, também de circuito, mas com apenas 8 de largura. Mas os pneus não cabiam no carro... Problema? Não para Roger.


As imagens falam mais do que mil palavras... Mas Roger já disse que se ainda assim os pneus de 10" não trouxerem o rendimento esperado, ele já cogita a hipótese de usar pneus do tipo drag slick. Para-lama agora é o que não vai faltar!

Mais uma vez, Roger vai mostrando pra galera que apresentação pode não ser tudo, mas é metade do caminho. Assim o Passatinho vai ficando ao mesmo tempo cada vez mais rápido e cada vez mais apresentável.

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