terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pré temporada: Team oNe4sEvEn



O 1320 vai aproveitar a época de pré temporada para trazer aos leitores um pouco do que cada competidor está tramando para o campeonato da AD de 2010.

Para a primeira das reportagens, chamamos o CCCA, mais conhecido na vida não virtual como Custódio Almeida, o manager do Team oNe4sEvEn. Perguntamos a ele sobre os planos, metas e estratégias para o campeonato de 2010. Veja o que ele disse:

Apresentação e segurança: Para a próxima temporada, a equipe pretende confeccionar uniformes para o pessoal que ajuda no box, um macacão de competição para o piloto e também um capacete de melhor qualidade. Essas mudanças tem em vista a melhor apresentação da equipe e também um upgrade em segurança. Inclusive uma das preocupações para 2010 é uma gaiola de segurança para o 147, que já está atingindo velocidades perto dos 190 km/h nos 402 metros.

Novidades mecânicas: O Fiat deverá permanecer com a mesma mecânica durante a pré temporada, inclusive nos Open de verão, mas para a primeira etapa do campeonato na equipe pretende trazer algumas novidades. O querido turbo T2 deverá finalmente sair e dar lugar a um maior, da família T3, com eixo 49,5 e carcaça quente .50. Para isso terá que ser também substituído o coletor de escape. Os bicos injetores de 150 lb/h também devem sair, dando lugar a um conjunto Trick Flow de 120 lb/h. Tudo isso precisará receber um novo ajuste no dinamômetro da DSP.  Paralelamente o motor forjado deverá ser concluído e ficar na espera.

Xtreme 147: Esse motor, salvo imprevistos, não deverá ser montado no famoso e querido "Fritz". A equipe já está no processo de construção de um novo 147 com estrutura tubular, no qual o motor forjado deverá ser montado. O novo FIASA também é 1.5, mas ao contrário do que roda atualmente no "Fritz" que usa o miolo original e uma mecânica bastante simples, esse conta com coletor tubular Sprint, bielas Saenz, pistões Iasa, volante em aço da SmartTech, embreagem multidisco, turbo .70, injetores de 150 lb/h, bomba mecânica de combustível e outras maldades. CCCA diz que a meta é colocar esse carro para rodar na segunda metade do campeonato, com 400 cv nas rodas.

Metas: Segundo Custódio, as metas maiores são "não quebrar" e "atrapalhar os gringos da equipe GSX". Para tanto, pretendem fazer frente ao GSX Street com o Fritz e ao GSX Stock com o Xtreme 147. Não é uma tarefa fácil, mas para quem lembra, o Fritz já eliminou uma vez o GSX Street do TOP16 e a equipe oNe4sEvEn pretende repetir esse feito mais vezes em 2010.

Gustavo Stock "prometendo" alguma coisa engraçada para Nene Andreis


Team GSX: Stock na foto da esquerda e Street na da direita

Estratégia e tempos: A equipe pretende andar na casa dos 11,5s com o Fritz e com isso trabalhar para vencer a classe 12, a exemplo do que fez Sérgio Fontes na maior parte do campeonato de 2009. Para o campeonato, o objetivo é  chegar entre os cinco primeiros e ajudar o RaFASTra a vencer seu primeiro campeonato da AD. CCCA não divulgou metas sobre o Xtreme 147, mas o porte do projeto indica um carro capaz de andar na casa dos 10 segundos, o que pode ser uma coisa inédita para um bloco FIASA.

RaFASTra e Gustavo Stock, primeiro e segundo lugares no TOP16



Comunicação: Marco Queiroz do 402m.com.br deve entrar para o time de comunicação da equipe, garantindo qualidade e assiduidade nas comunicações através do blog do time.

Casa da Vó: Através da equipe Casa da Vó Drag Racing, Custódio pretende ajudar os pilotos Rafar Boff e João Timmers. Com a ajuda do pessoal que frequenta o ambiente, a idéia é colocar o Passat turbo de Rafar na pista pela primeira vez e turbinar o Astra belga de Timmers. Tudo isso ainda em 2010. Diversos outros carros já passaram pela sede da equipe, que é um grupo de amigos que se ajudam nas lides de preparar os carros para as competições da AD. Alguns dos mais conhecidos são o próprio Fritz, o Astra 888 e a Caravan 6 cilindros de Marcos "Pistão" Anderson. Além disso, CCCA ainda pretende uniformizar os pilotos e torcedores da equipe, a exemplo do que fizeram na festa de confraternização da equipe GSX.




Caravan do Pistão e Astra do Timmers

Sobre a rivalidade do Fiat 147 com o Gol 916 de Fabio Benassi, Custódio desconversa e diz apenas que Benassi, em sua opinião, é um dos mais cotados para ganhar o título de 2010.

Segundo Custódio o espirito da equipe é "diversão sempre, desistir jamais". Mas analisando os resultados do campeonato de 2009, em que o Fritz ficou em sétimo lugar, sendo que foi o único entre os 10 primeiros a não pontuar em uma etapa, além de só ter conseguido bons resultados de pista a partir da segunda metade do campeonato, a meta de ficar entre os cinco primeiros parece bastante humilde. Na verdade muitos acham que se o Fritz conseguir repetir o desempenho de suas últimas participações também no campeonato de 2010, ele poderá ser um forte candidato ao título. E a matemática comprova isso.



CCCA fazendo alguns ajustes no FRITZ



Correria da equipe em função de um pneu furado no SRD em Guaporé

Agora nos resta aguardar a primeira etapa!

6 comentários:

  1. Temos também o Gustavo FT, com seu Uno 1.6R nitro-quase-turbo ou algo assim, que foi "adotado" recentemente pela equipe. Não é Fiasa, mas é Fiat...

    ResponderExcluir
  2. Excelentes planos e estratégias! Essa equipe vai incomodar muita gente no ano de 2010!

    Vicente, da uma olhada ai com o Fabio que ele tem a foto do meu carro, aquela Caravan ali é a do Tio Enio ;-)

    Excelente matéria!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal saber como andam os preparativos para o próximo campeonato.

    Ficou muito legal a matéria.

    Boa sorte a equipe.

    ResponderExcluir
  4. Esse carro não anda nada. Já sabuguei ele umas 3 vezes... Na verdade, todas as vezes que andamos eu sabuguei! ahuahauhauhauah

    Quero ver essa caixinha aí em 2010. A coisa vai ficar preta pra muita gente, inclusive pra mim... Nitro não funciona, faz o motor quebrar viu pessoal. Não usem!!! hahaha

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. E não é que brigou mesmo pela vitória no campeonato de 2010?

    Acabou em segundo, disputando até o fim. Bem melhor que a previsão de ficar em 5o...

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Seguidores