domingo, 19 de julho de 2009

2a etapa do Desafio 201m no AIC

O esperado pega entre o GTi16v turbo do Izaías, contra o GL turbo de Danilo: Deu o quadradinho.

Conforme o prometido o 1320 traz para seus leitores a cobertura do Desafio 201 metros realizado no dia 12 de julho, no AIC.

Apesar da chuva nos dias anteriores, na última hora o tempo firmou e novamente o evento pôde mostrar que a arrancada amadora é uma força que não pode ser desprezada, atraindo um grande número de carros ao autódromo. Dessa vez foram mais de 150 pilotos se enfrentando na pista, já que ainda não é divulgado um mural com os tempos da cronometragem e nem um ranking dos mais rápidos, pois a prova "não é considerada uma competição", por questões políticas.

Uma nota pessoal: É decepcionante para os entusiastas da arrancada amadora ainda ter que lidar com essa mentalidade retrógrada, sendo que o Velopark já está em seu segundo ano de provas Open, sem esse tipo de problemas. O que só tem feito atrair mais pilotos para a arrancada, dispostos a se federarem, fazendo crescer o esporte e tirando os rachas das ruas. Já é tempo de as federações dos estados começarem a ver a coisa com uma mentalidade mais moderna.

Fora isso as reclamações novamente ficaram por conta da metragem curta (201), sendo que o autódromo oferece estrutura para 402 metros, e por causa de um problema na cronometragem: A pista da direita simplesmente não estava marcando os tempos e assim ficou durante todo o evento. O problema prejudicou muitos dos participantes que acabaram ficando sem tempos. e também os fãs, que gostariam de saber os tempos dos carros, mas ficaram chupando o dedo.

Isso trouxe de volta as velhas polêmicas desagradáveis dos rachas de rua, como ocorreu no pega entre o Voyage do Chinês contra o Gol 16v turbo do Izaías. O Gol virou 8,6 e o proprietário do Voyage alega não ter marcado nenhum tempo. Na puxada entre os dois carros, Chinês alega que o Voyage passou de alta, mas Izaías desmente. E assim fica o dito pelo não dito, o que torna a cronometragem completamente inútil...

Não existe também uma lista oficial de tempos, o que dificulta muito para sabermos quais são os carros mais rápidos, mas entre os destaques tivemos dois dos gols que apareceram na nossa reportagem anterior: O Gol GTi 16v turbo de Izaías, na casa dos 8,6 e o Gol turbo quadrado de Danilo. Os dois se enfrentaram duas vezes, com Danilo levando a melhor nas duas.

Dos cerca de 150 carros, a maioria era de originais ou de preparados, mas não tão fortes. Carros na faixa entre os 9 e 10 segundos foram a grande maioria. Os eventos abertos são uma grande oportunidade para todos poderem participar, independentemente da preparação ou dos tempos que viram, fazendo sua própria diversão ao acelerarem entre si.

Outros destaques foram o Voyage do Chinês, os Gol furgão do Césinha, do Didi e do Renan, o Opala cinza aspirado com nitro do Ricardo, o Chevette turbo verde do Michael e o Maverick roxo do Fabio.

Dos destaques do evento, três foram mostrados com antecedência pelo 1320. Isso mostra que estamos por dentro dos melhores carros da arrancada amadora também em Curitiba!

Já tem mais uma etapa do desafio 201 marcada para dia dois de agosto e como sempre, o 1320 está de olho!

Izaías, no último amarelo. Danilo no verde: Pilotos retardando a reação, já que o sistema não marca os tempos de pista quando ocorre a queima de largadaVoyage do Chinês: Forte, mas sem tempos. Furgão do Césinha: Mais um na casa dos 8,5Furgão do Renan: no padrão dos outros turbo C, rodando na casa dos 8 médios Outro furgão forte: Didi rodando pelos boxes em direção às largadas
Opala nitro do Ricardo: Fazendo frente com os golzinhos na casa dos 8

Maverick do Fábio: Atraindo muita atenção pelo visualO chevettinho turbo amarelo limão do Michael também atraiu atenções, não só pelo visual, mas também andava forte.


Agradecimento especial aos nossos colaboradores: Rodrigo Munhoz, Rodrigo Coutinho e Conrado Saltini.

Fotos: Rodrigo Munhoz e Conrado Saltini - http://www.flickr.com/photos/conrado-saltini/

18 comentários:

  1. Opa sou o Izaias do GTI, so corrigindo, Danilo do goldrado levou sim uma pois largou melhor e la em cima passou meio carro na frente e na primeira ele QUEIMOU feio hehehehe dai não deu né! e na puxada com o Voya do Chines ele não passou de alta! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Como falei... ainda vou cobrir um evento desse pessoalmente.

    []'s!

    ResponderExcluir
  3. Sou o proprietário do Voyage Turbo que acelerou com o GTI, existem equívocos no texto da reportagem. Em momento algum, em nenhuma conversa que eu tive com qualquer um, eu aleguei que passei do GTI. O que aleguei foi que eu saí atrás dele (cerca de 0,5s depois) e cruzei o cone dos 201mts junto (ou muito próximo) do GTI, isso vocês podem perguntar inclusive para o Izaias. Quanto ao o meu tempo, ele foi marcado sim, eu apenas não peguei ele e ninguém pegou pra mim, então o meu tempo, seja qual foi, ninguém sabe.

    ResponderExcluir
  4. Meu 1900 adora papar estes 2000 .....
    eu queimei uma forte com o izaias mesmo, na segunda nos dois queimamos mais obtivemos mesmo tempo de largada
    para que quizer conferir segue o link da segunda puxada.
    http://www.youtube.com/watch?v=jstZQeP5W2g

    ResponderExcluir
  5. O Chinês (Richard) ainda não se interessou pela AD-PR... É uma pena, seria uma grande oportunidade de provar para que o Voyage realmente foi feito!

    ResponderExcluir
  6. Richard... A reportagem mostra que no evento ocorreu o mesmo que acontece na rua, onde muitos tentam ganhar o acelera no grito ou alegam que "eu vinha passando, mais 10 metrinhos eu passava"...

    É sempre assim, acelera de rua ninguém perde, nunca. Se perdeu, foi pq errou marcha, se tomou 3 carros, é pq vinha patrolando de alta e se perdeu por meio carro, é "só pq o outro largou melhor". Por isso existe a cronometragem. Pra destampar esses engodos e pra mostrar quem realmente chegou na frente na distância proposta.

    Um ganha, um perde, PONTO FINAL.

    Quem sabe na próxima corrida você se preocupa em garantir que a cronometragem seja realizada corretamente e também em pegar seu tempo, aí sim você poderá mostrar ao pessoal na prática, o que você alega ter a contecido, mas o pessoal aparentemente discorda.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Caro Vicente, o foco do meu argumento não é provar se meu carro anda mais ou anda menos que o do Izaias, mesmo porque o Izaias é meu amigo e eu conheço a mecânica do carro dele, assim como ele conhece a minha mecânica, sabemos do que ambos os carros são capazes de fazer.

    O que me chateia no texto foi terem afirmado que eu disse algo que eu NÃO DISSE, em momento algum. Eu jamais disse que eu passei do Izaias. Ou seja, trata-se de calúnia, difamação. Mas evidentemente não vou levar a situação para fora daqui, afinal, acredito que estamos todos entre amigos, estou aqui apenas expressando meu aborrecimento, mas sem mágoas.

    E, escalarecendo (mais um vez), o que aconteceu na puxada entre eu o Izaias, sim, saí atrás e TODOS viram isso (foi minha primeira puxada em autódromo, com pinheirinho), e depois vim "recuperando", cruzando o final ao seu lado. Inclusive o própria Izaias me disse, logo depois da puxada: "poxa, chinês, quando eu arranquei eu pensei que você não tinha saído, não vi seu carro... mas no final você estava ali do lado!", ou seja, não existe "palavra de um contra palavra de outra", tanto eu quanto ele vimos a mesma coisa. A única coisa que o Izaias afirma é que eu não passei dele, o que é verdade, de fato, eu não passei dele e nunca disse que passei.

    E não quero, de maneira alguma, dizer que meu carro é melhor ou mais rápido que o dele por ter "buscado" ele. Não sou igual essa piazada que coloca .42/.48 em um AP 1.8 enchendo 1kg e acha que o carro vai saír dando pau em Ferrari F430. Como eu já disse, tenho perfeita consciência da mecânica dos carros e conheço os potenciais e as limitações deles. A mecânica do Izaias é mais pesada que a minha (afinal, é um 16v), o que acontece é que o Izaias não utilizou o booster, então seu carro estava com apenas 1.5kg. Apesar do meu Voyage ser 8v unilateral, minha turbina é maior e eu estava com 2.5kg no pé, acima disso, meu carro é 200kg mais leve que o dele, então, apesar de disperdicar muito tempo lixando, o Voyage não faz mais do que sua obrigação em andar na frente de um carro com uma turbina menor e 1kg/cm² a menos em sua câmera de combustão. Se o Izaias não fosse tão viado e usasse pressão de homem em seu GTI, e não 1.5kg de moçinha, quem sabe as coisas seriam diferentes, eheheh. Mas a moral da história é que ambos os carros tem potencial pra andar (bem) mais rápido do que andaram.

    Por fim, me sinto um pouco arrependido por não ter pego meu tempo. Infelizmente minha bomba d´água deu pau, só pude puxar duas vezes e meu carro ferveu, eu estava bastante chateado com isso e fiquei sem cabeça p'ra correr atrás do meu tempo. Depois, eu achava que alguém acabaria pegando meu tempo por mim, ou que a ForçaLivre mantinha registro dos tempos para que eu pudesse pegar ele posteriormente, mas eu estava errado, eheh. Vai ter que ficar p'ra próxima.

    PS: sobre a associação, eu tenho interesse em participar, sim. Só não queria dizer isso pro cheiradinho, senão ele iria ficar muito metido p'ro meu lado, eheh.

    ResponderExcluir
  9. Richard, fica aqui então a ERRATA, antes que você me processe...

    O 1320ft pede desculpas aos leitores e ao piloto do Voyage turbo Richard, o "Chinês", esclarecendo a situação polêmica ocorrida em função da falta de cronometragem, na qual envolveu-se o citado piloto:

    Pedimos desculpas por termos publicado que o Richard "Chinês" dizia que seu carro era mais rápido por ter passado no final, quando o correto é que ele diz que seu carro é mais rápido por QUASE ter passado.

    O que pode ser atestado pelo comentario que fez aqui nesse mesmo blog, alegando que o voyage andar mais que o gol não é mais que sua própria obrigação, o que ele conclui ao comparar as especificações técnicas dos dois carros.

    Fica ainda, contudo, a sugestão ao piloto de que pegue seus tempos e exija-os da organização do evento, para assim poder mostrar que seu carro é rápido através de uma prova documental, ao invés de seu próprio testemunho, que pode entrar em conflito com o de outros e eventualmente com a propria realidade.

    ResponderExcluir
  10. http://www.youtube.com/watch?v=4T1ZL9vqXcU

    ResponderExcluir
  11. Segue em cima o video do carro do china danddo uma pecada na largada mais depois recuperando

    ResponderExcluir
  12. Agradeço pela ERRATA, apesar de achar o nível de sarcasmo na mesma desnecessário. Enfim, o blog não é meu, não irei entrar nos méritos de como são tratados os leitores do 1320ft.

    Encerro por aqui minha participação. O link para o vídeo da puxada do GTI contra o Voyage (filmado da arquibancada) já foi postado logo acima. Não vai esclarecer quem passou na frente, nem os tempos de cada carro, mas serve para dar uma base visual do que aconteceu.

    Se a qualidade não estiver boa que chega, tenho em meu PC a versão em alta-resolução a 30 quadros/seg. O Danilo (e vários outros) também possuem o vídeo, basta pedir.

    Tenham uma boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Sem polemicas!
    Chines relaxa cara! Sim passamos QUASE juntos,qdo larguei pensei q vc tinha freiado e quando vi no final vc tava na minha cola ja! E aquilo, somos amigos e sabemos o qto cada um dedicou em seu carro! Respeitamos um ao outro e sabemos o potencial de cada um! Comentários a parte o q importa o que conversamos la pista!
    OOoooo Danilo! papa 2.0 hehehe relaxa cara espera eu pegar bem a manha do carro hehehe! Voce sabe néh hehehe FLW~!

    ResponderExcluir
  14. A divulgação do que voces estão fazendo é muito importante.

    Se eventualmente existe alguma discordancia em relação aos resultados, isso é até normal quando se trata de uma COMPETIÇÂO!

    Sempre dá para ir para pista e resolver na próxima corrida. É justamente ai que esta toda a emoção de fazer parte de uma disputa.

    Na proxima, saberemos o resultado desta disputa.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Meus deus, não sabia que a situação estava tão complicada assim. Porra china relaxa ai meu, o importante é o seguinte que os nossos famosos "Mile9" vão papar esses 2.0 ai, principalmente se for 16v borboletão, e se esses 2.0 forem andar com 1.5kg vixxii, dai é um abraço. Não fui muito bem nessa ultima etapa, pois foi minha primeira tocada e largada com o carro, onde acabei enfrentando o GTI do Izaias, e foi a unica largada que ele foi homem o bastante a ando com pressão, alem de que o carro tinha ficado pronto a pouco mais de uma semana, mais acredito que com as melhoras em meu carro nessa ultima semana, as coisas irão melhorar. Brincadeiras a parte achei a AD-PR uma iniciativa muito boa, tanto é que, creio eu, fui um dos primeiros e me filiar. Queria agradecer aqui ao China por ter me emprestado os seus pneus BS-Colway para a proxima etapa, alertando que, não espere que eu os devolva em bom estado, hehe, agradecer tambem os meus amigos Danilão 4 carros e Izaias, futuro fregueses, agradecer aos Rodrigo's pela iniciativa da AD-PR, agradecer a minha namorada Rayana por estar sempre do meu lado, inclusive nessa ultima etapa 201m onde ela ficava comigo no carro até a hora da largada, ao meu grande amigo, preparador e chave principal do projeto Stefan, vulgo FRANGO, monto o carro em tempo recorde, deixando-o em perfeito funcionamento, só no aguardo de up-grades e ao Tio Rui lá da Top Hobby Modelismo por ter pago varios lanches, e pra finaliza agradeco a Deus por tornar tudo isso possivel. Deixo um abraço a todos e até breve. DIDA

    ResponderExcluir
  17. Porra, Dida... Aqui não é o programa da Xuxa!!

    uhauhahuahuahuahu é nois negão!!

    ResponderExcluir
  18. Vendo 4 corneta de compteição para gol quadrado ... R$ 13,90 cada sendo que duas nao estao funcionando(precisam de revisao)
    atençao nao aceito cheque ... tel 88358831

    ResponderExcluir

Seguidores