quarta-feira, 11 de julho de 2012

Você sabe o que é match race?



Douglas Carbonera e Luciano Nichetti vão correr um match race em Tarumã, no dia 5 de agosto, no DESAFIO 250. Mas... Você sabe o que é match race?

Match race nada mais é do que um acelera com data marcada. É quando dois pilotos se desafiam para uma arrancada, um verdadeiro racha, só que dentro de uma pista de competição. É a essência da arrancada, é o que deu origem ao esporte.

E você sabe quem são Douglas Carbonera e Luciano Nichetti?

Se você conhece arrancada, no mínimo já deve ter ouvido falar esses nomes. São dois pilotos bastante conhecidos e donos de diversas vitórias e recordes nas competições por categorias. Além disso, os dois juntos foram pioneiros ao formar uma equipe para competir fora do Brasil, com Carbonera nos bastidores e Nichetti ao volante do Chevy Cobalt, um 4 cilindros com cerca de 1400 cv de potência que é um dos carros de tração dianteira mais rápidos do mundo, andando na casa de 7 segundos baixos em 402 metros!

Cobalt com a bandeira brasileira: Correndo nos states.

No Brasil, Luciano é mais conhecido por pilotar carros da categoria Força Livre Dianteira. Seu Gol atingiu marcas na casa de 9 segundos baixos.

Gol força livre de Nichetti
Douglas por sua vez é o homem dos Opalas, como não poderia deixar de ser, já que o cara é da serra, tradicional reduto de gringos opaleiros. Montou um belíssimo Opala turbo amarelo que chegou a andar na casa de 8 segundos pela extinta categoria Stock. Além disso, também possui um Opala aspirado, com o qual competiu e venceu provas na categoria STT e até fez uma participação na ND2 no ano de 2010.

Opala turbo monstro de Carbonera
Carbonera correndo em Tarumã na ND2 em 2010: Foi bem, mas abandonou.

E os dois amigos começaram de brincadeira uma provocação, que surgiu da rivalidade natural dos turbeiros com os opaleiros. A brincadeira foi crescendo e foi marcado o match race. Luciano Nichetti irá competir com um Audi S2 4x4 turbo de 5 cilindros e Douglas Carbonera com uma C10 de 6 cilindros aspirada com nitro. Apesar de nenhum dos dois pretender participar com suas "top guns", no decorrer das provocações online algumas coisas interessantes começaram a acontecer...

C10 6 cilindros aspirada com nitro
Audi S2 5 cilindros 4x4 turbo
Ambos carros estavam montados, prontos para andar. Mas nenhum querendo perder para o outro, começaram as modificações. Foram surgindo fotos e mais fotos de turbinas, bielas, carburadores, garrafas, embreagens, pneus... Todas as armas possíveis e imagináveis para não perder a batalha.

Carburadores e nitro para a C10
M/Ts gigantes para a C10
Embreagem gringa para a S2
Turbinão, pistões e bielas para a S2
 Se tornou uma guerra de ideologias, cada um apostando no tipo de carro que gosta e na preparação em que acredita. E quando as coisas chegam a esse ponto, a derrota começa a doer. E assim mesmo é que deve ser, pois não se vai a uma corrida para medir um tempo, mas sim para sentir-se vivo. Perder para um carro similar pode ser a derrota da pilotagem ou da preparação. Mas perder dessa forma é a derrota moral de tudo aquilo em que se acredita como piloto, como hot rodder e em ultima instância, como pessoa.

Quando as coisas chegam nesse ponto, não há vitória ou derrota apática. O que quer que ocorra, será intenso e ficará para sempre na memória não só dos dois, mas de muitos outros que estarão vendo a mais genuína forma de competição de arrancada que existe: Competir por aquilo em que se acredita.

3 comentários:

  1. esse vai ser um match race loko de se ver em .. pena que estou tão longe, na esperança de ver ao vivo pelo hot campinas.
    boa sorte aos dois e estou torcendo pelo Nichetti com um bom "turbeiro" que sou .....

    ResponderExcluir

Seguidores