segunda-feira, 2 de julho de 2012

UNDERGROUND vs MAINSTREAM


"As luvas de boxe foram introduzidas em 1743, por um lutador inglês, arrependido de ter provocado a morte de um adversário. No início eram de uso obrigatório apenas para amadores, mas com o tempo e a evolução do esporte foram adotadas também pelos profissionais.

Antigamente, na época do boxe sem luvas, as qualidades mais apreciadas nos pugilistas eram sua coragem, determinação, dureza, e resistência para aguentar 25 ou mais rounds nas lutas conhecidas como prize fightings. E esses valores não eram compatíveis com o uso de luvas."

Ainda que um combate sem luvas seja brutal a ponto de ter se tornado quase inaceitável nos dias de hoje, houve (e ainda há) quem achasse que as luvas diluiram a essência do boxe. E a decadência que este esporte vive atualmente talvez revele que essas pessoas não estivessem totalmente erradas.

Mas boxe? Aqui? O que tem a ver?

Bem, explico: A arrancada como esporte no Brasil seguiu por um caminho ideológico similar. Sua essência de disputa direta foi modificada para corrida contra o relógio. Mesmo que seja uma forma válida de competição, não se pode negar que é uma totalmente diferente da original.

Outra coisa que também não se pode negar, é que no Brasil, os pilotos de arrancada tradicional tem as melhores marcas, são mais conhecidos e muito bons na sua forma de competição. Entretanto, estão acostumados a "lutar de luvas".

Então vem a inevitável pergunta: E se eles corressem como antigamente? Lado a lado e quem perde cai fora? Sem chance para erros, sem chance para quebras. Pilotos suportando a pressão e carros suportando o castigo...Será que eles aguentariam?

É surpreendente, mas estamos prestes a descobrir!

O DESAFIO 250 em Tarumã está causando uma revolução na arrancada do sul do país. 150 pilotos preencheram todas as vagas com mais de um mês de antecipação, para competir sem categorias em disputa direta uns contra os outros.

E o mais incrível é que entre eles temos os locais, não tão conhecidos, mas orgulhosos e bem versados na arte de disputar eliminatórias. Assim como bons pilotos que já conseguiram marcas extraordinárias com seus carros em competições de arrancada tradicionais. Estes últimos terão a coragem de tirar as luvas e entrar no ringue...

Se arrancada fosse boxe, Tarumã seria um belo ringue de grama e o DESAFIO 250 seria uma feroz disputa de prize fighting, onde a única forma de encerrar uma corrida é com um vencedor e um perdedor.

A dúvida é: Em quem você aposta?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores