terça-feira, 24 de maio de 2011

La forza del toro


Qual o segredo da força do touro? Muitos diriam de bate-pronto que é um belo V12 de uns seis litros ou mais. Por isso mesmo, quando a Lamborghini expôs seu novo Aventador no Chiostro de Bramante (claustro de Bramante), numa das salas estavam expostos justamente os belos motores de cinco gerações dos carros da marca. Além dos motores, o próprio Aventador também foi exibido lá dentro.


Até aí nada de anormal, exceto pelo pequeno detalhe de que o claustro foi projetado por Bramante na época em que ele viveu, ou seja, no período renascentista. E na época em que foi descoberto o Brasil, os romanos não previram que talvez alguém quisesse expor algo das dimensões de um carro ali dentro.

Solução?



Trabalheira né?

Mas isso talvez dê uma dica de onde realmente vem a força do touro em um sentido mais amplo. Não de seu motorzão, mas das técnicas de construção, fundição, artesanato e design artístico que tem raízes muito fundas na Itália. Daqueles que tem o privilégio de poder dizer que nasceram no berço da cultura e das artes.

Pensando bem... O trabalho até que é pequeno para quem tem a oportunidade de ostentar esse raro pedigree.

Um comentário:

Seguidores