sexta-feira, 22 de abril de 2011
ND6: Resultados e campeonato
Saíram os resultados da ND6 no site da Associação Desafio.
O tempo não estava firme em Tarumã e em diversas outras regiões a chuva já caía, inclusive nas adjacências do autódromo. Além disso a prova já havia sido adiada uma vez por motivo de chuva e nessa ocasião alguns pilotos do interior chegaram a pegar a estrada com seus carros e chegando na pista, acabaram com a desagradável surpresa de que não haveria a prova. Por esse motivo a primeira etapa de 2011 teve um número rzoável de baixas, sobretudo pilotos que viriam do interior, que não desejaram arriscar mais uma vez fazer longa viagem puxando reboque apenas para encontrar a pista molhada.
A prova em si também foi bastante conturbada. Algumas falhas incomuns para a organização da AD acabaram gerando demoras além do normal e algumas falhas incomuns para a cronometragem da Produpark acabaram resultando que na puxada da final entre os pilotos Bráulio Rocha e Daniel Machado todos ficassem sem saber quem foi o vencedor do TOP16. Como não poderia deixar de ser, a final foi apertadíssima, nenhum dos pilotos aceitou a derrota e quase houve briga em plena pista.
No final o dinheiro da premiação foi dividido e ambos foram considerados campeões, numa decisão inédita em cinco anos da Associação Desafio. A organização promete tomar providências para que esse problema não volte a ocorrer na ND7.
Dentro da pista os pilotos mais tradicionais acabaram cedendo espaço aos mais novos. Alexandre Kroeff em um raro momento de quebra sofreu com a confiabilidade da embreagem de seu Maverick. Sérgio Fontes também estava presente, teve bom rendimento, mas ficou na semi-final. Paulo Rebelo veio de carro novo, mas não conseguiu competir nas finais, embora tenha classificado. Rafael Andreis como sempre esteve entre os mais rápidos do evento, mas não conseguiu bom desempenho nas eliminatórias com seu Eclipse. Gustavo Stock não pôde trazer seu Fiat 147 turbo para a pista e acabou competindo com seu carro de uso normal.
Assim o caminho ficou aberto para as revelações, como Vanderson Magnanti que vem evoluindo com seu Fusca turbo, Diego Jones com seu belo Charger preto, agora com pneus drag classificou-se em terceiro, com o excelente tempo de 8,133 e claro, os dois finalistas do TOP16, que classificaram-se em segundo e primeiro lugares, respectivamente: Bráulio, com seu Fusca AP turbo e Daniel com seu Chevette AP turbo
Campeonato
O quinto campeonato da AD já mostra desde o início que teremos uma disputa bastante acirrada no decorrer do ano. Se por um lado o TOP16 é uma competição que exige do piloto o máximo em rendimento, o Campeonato da AD é uma competição que premia o trabalho a longo prazo, mostrando não só quem andou bem numa determinada prova, mas sim aqueles que sempre andam forte no decorrer do ano todo.
Após a primeira prova, Daniel Machado mostrou que sua participação na ND6 foi realmente consistente: Além de ser um dos co-vencedores do TOP16, marcou o maior número de pontos não bonificados: 27,237. Com a vitória da classe 8,0 ele ainda recebeu 5 pontos de bonificação, chegando a 32,237 e assim começa a temporada na liderança do campeonato.
Em segundo lugar vem Fabricio Chicon, com seu Chevette turbo. Fabricio andou na casa dos 8,1 (E.T.) e marcou 24,598 pontos não bonificados, um ponto e meio a menos que Alexandre Kroeff. Porém, Fabricio levou a bonificação da classe 8,5 e recebeu mais 5 pontos, ficando em segundo no campeonato com um total de 29,598.
Em terceiro temos Sid Martins e seu Fusca, com 22,357 não bonificados mais 5 pontos na vitóra da 9,0 totalizando 27,357. Atrás dele em quarto vem Diego Jones com seu Charger R/T, marcando apenas 17,276 não bonificados, mas foi privilegiado por sua reação de 0,001, que lhe valeu 10 pontos de bonificação, totalizando 27,276. Diego vinha fazendo reações baixas a noite toda. Mas talvez por isso mesmo tenha acabado queimando uma largada nas classificatórias, o que lhe fez deixar de ganhar quase 9 pontos. Caso não houvesse queimaod essa largada, Diego teria levado seu Charger até a liderança da tabela, nada mais nada menos que 4 pontos à frente do atual ponteiro.
Fechando os top 5 temos ainda o já tradicional Camaro de Diego Zottis, que fez 22,189 não bonificados e levou 5 pontos pra casa pela vitória da classe 9,5, somando 27,189.
O segundo pontuador não bonificado foi o Maverick de Alexandre Kroeff, com 26,052. Porém sem a vantagem de ter vencido uma classe de tempo, sua pontuação o deixou em sexto na classificação geral. Mas fiquem de olho no campeão de 2010 nas próximas provas, pois sua pontuação limpa mostra o potencial do carro para 2011.
O outro co-vencedor do TOP16 Bráulio Rocha foi o terceiro pontuador geral não bonificado com 26,029, mostrando que seu Fusca teve uma boa consistência na ND6 e pode ser uma boa promessa para o campeonato de 2011. Por enquanto está em sétimo lugar na geral, mas seus números mostram que tem chance no longo prazo.
Outro que sempre tem chance é Sérgio Fontes. Quarto melhor somatório não bonificado, sérgio marcou 25,867, sendo um dos únicos tração dianteira a disputar com os tração traseira e 4x4, andando na casa dos 8,1 mesmo com a fina garoa que caiu em alguns momentos. Bicampeão do CAD e tricampeão do TOP16 Fontes é conhecido como "mineirinho", pois ele agora está em oitavo na geral, mas não duvidem que no final do ano ele possa estar - como sempre - disputando a ponta.
Em nono na geral temos Leonardo Flores com seu Fusca AP turbo. Leonardo segue na casa em que costuma andar, que é a dos 7 alto/ 8 baixos. Mas parece que em 2011 o piloto vem com mais constância e tem a quinta melhor pontuação limpa, isto é, sem bonificações (25,027). Como não levou nenhuma classe de tempo ou reação, ficou em nono na geral. Mas basta manter a constância nessa faixa e sua posição irá melhorar ao longo do campeonato.
Vanderson Magnanti mais uma vez trouxe seu belo Fusca turbo para Tarumã e andou muito bem. Chegou a rodar nos 7 altos e conseguiu a quinta melhor pontuação limpa com 24,851, que lhe garantiu a décima posição na geral, fechando os top 10.
Atrás deles seguem em ordem para fechar os top 15, Paulo Rebelo (23,799), Alex Machado (23,781), Gelson Baunhardt (23,504), Rodrigo Longui (23,367) e Wagner Torelli (23,317)
Mais de cem carros se inscreveram para a ND6, mas apenas um total de 79 pilotos conseguiu avançar para as classificatórias e registrou pontuação no CAD5.
Veja a classificação total aqui: http://www.categoriadesafio.com.br/site/wp-content/uploads/2009/04/tabela.pdf
Veja a lista de todos os bonificados aqui: http://www.categoriadesafio.com.br/site/2011/04/19/resultados-nd6/
Tempos dos treinos aqui: http://www.categoriadesafio.com.br/tempos/nd6/treinos.html
Tempos das classificatórias aqui: http://www.categoriadesafio.com.br/tempos/nd6/classificatorias.html
Marcadores:
AD,
Associação Desafio,
cad5,
nd6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário