quarta-feira, 3 de março de 2010

Família Fontes em dose dupla: Agora o bicho vai pegar!

Felipe Fontes é um piloto da AD que corre desde 2008 com sua Montana e até agora era mais conhecido por ser irmão de Sérgio Fontes do Gol 96, o duas vezes campeão da AD. Até agora, pois isso está para mudar. 

Felipe vem correndo e fazendo upgrades aos poucos: Primeiro colocou a injeção FuelTech Race Pro e melhorou o carro também colocando filtro esportivo e escape mais livre, borboleta maior, coisinhas assim. No decorrer do campeonato foi melhorando, turbinou a camionete, depois colocou intercooler frontal e pressurização de aço inox na Sprint e no final de 2009 a Montana já estava virando 14 segundos duros na pista do Velopark, o que foi uma grande evolução em relação aos primeiros tempos na casa dos 17 segundos. 

Mas agora o bicho vai pegar. Fontes vem com uma nova preparação, para chegar forte no campeonato e promete brigar pelo posto de carro de uso diário mais rápido da AD. A tarefa não será fácil pois para isso ele terá de bater carros como o Maverick turbo de Jean Peluso, o Gol GTI16v turbo do Bernardo "Chimia", o Astra turbo campeão do TOP16 de Fabiano Krentz e mais alguns outros, todos rodando na casa de 12 segundos ou menos. Mas Felipe já afirma que também não vem para brincadeira...
Confira a entrevista:

1320:  Vi algumas fotos do natal da família Fontes no fórum (da AD), isso significa que a Montana também vem com tudo no campeonato de 2010?

Felipe Fontes: Se for parar para pensar... Minha estratégia em 2009 foi de um verdadeiro mineiro: (risos)Comecei com um carro aspirado (injeção FuelTech, escape e corpo de borboleta) e fechei o ano com um carro com uma turbininha .50 usando pouca pressão, pois o miolo do carro era todo original .

Já para 2010, o carro foi para um check-up geral e recebeu alguns upgrades como bielas e pistões forjados, bem como mais uma bomba e fizemos toda uma linha nova de combustível. Fiz também a embreagem para aguentar a pressão que o carro ira sofrer, pois no final do ano meu carro patinava feito bicho. Neste ano ainda pretendo ser um dos pioneiros a usar a nova FT-400, já estou com a minha encomendada! (risos) E também, tinha um fator surpresa que não é mais tão surpresa assim... Os MT (pneus Mickey Thompson), que foram ganhos de natal pela excelentissíma. No início ela odiava carro, não dava a mínima. Mas durante o ano começou a gostar e a acompanhar-me nas corridas. Chegou até lavar o carro em Guaporé... (risos) E no natal, ajudou a melhorar o projeto do carro.

1320: Esse envolvimento das namoradas é muito legal.

Felipe Fontes: Mas a idéia do Motana's Project 2010 é de ter ainda um carro de rua, que eu possa viajar, pegar qualquer chão e até engarrafamento.

1320: Sim, um carro não "de rua", mas verdadeiramente de uso. E com todas essas modificações, a idéia é andar em que casa de tempos?
FT400 da FuelTech: Um dos produtos mais desejados do momento

Felipe Fontes: Olha... Não sei em qual faixa de tempo irei entrar... Mas tenho um "target pessoal" para o meu carro, que é elevar a potência até 400cv... E ter sim, acredito que o CARRO DE RUA, se não o mais rápido, um dos mais rápidos da AD. A ideia é ir para todas as provas andando, e claro, ainda como carro de apoio do Gol 96, levando o tradicional isopor de gelo com Gatorades... 

1320: (risos) Bem, então sem uma idéia de tempos, ainda não surgiu uma estratégia para o campeonato?

Felipe Fontes: Vou levar o campeonato como foi o de 2009: Primeiro passar o carro e ver os patamares que irá andar. Depois ajustar ele para uma faixa de tempo ideal para ser competitivo no campeonato. Mas a ideia para o final do campeonato deste ano é ficar, novamente, entre os TOP 5.

1320: Com certeza, no campeonato só ser o mais rápido não é o determinante. Com uma boa estratégia dá pra fazer um grande estrago... Mas acho que a família fontes sabe disso melhor do que ninguém...

Felipe Fontes: (risos) E para este ano, compramos ontem, as pocket bike, sao aquelas motinhos para ficarmos transitando pelo autódromo... (risos) Irão também na cacamba da Morgana: Safety Car, Race Car, Transport Car... (risos)

 Segunda fase da preparação: Turbo

1320: Mas e se no final do ano a disputa do campeonato ficar entre Sérgio Fontes e Felipe fontes? Aí vai ter jogo de equipe?

Felipe Fontes: Olha isso é uma incerteza ainda, pois não decidimos se vamos montar de fato uma equipe "Fontes Team", com os tradicionias apoios... Ou se meu irmão irá continuar somente como Equipe Maranelo e eu irei montar uma separada para mim. Isso será um ponto a ser decidido. Se formos da mesma equipe, claro irá ter a tradicional jogatina de equipes, Mas se não formos... Já avisei a ele:  Será olho por olho, dente por dente! (risos)

1320: Seu melhor tempo com a Montana até agora foi 14,0, é isso mesmo?

Felipe Fontes: Olha para falar a verdade não lembro... Mas acredito que foi 14,0 com 0,9kg de pressão e embreagem patinando. Um verdadeiro milagre! (risos)

1320: E o novo miolo forjado, é de que marca?
Felipe Fontes: Bielas Powertech e pistões e pinos IASA.

1320: E vem com 8 bicos, ou bicos de baixa com peak and hold?

Felipe Fontes: Tenho na montana quatro bicos na linha da Siemens que importei dos EUA de 83l/h. A Montana usa a Race Pro, Fire4S e peak and hold, tudo da FuelTech e em abril irei trocar tudo isso pela FT400. Mal posso esperar! (risos)

Ahh... Esqueci de comentar tambem que ela ira receber um turbo compressor novo, tazido dos gringos também, que por sinal chegou hoje! Tenho que pagar o imposto e retirar nos correios. É uma Garret roletada.

1320: Qual o modelo? É uma GT28?

Felipe Fontes: Isso será uma dúvida que todos terão! (risos)

1320: E segue oito válvulas?

Felipe Fontes: Segue oito válvulas. A Montana vem de fábrica com o cabeçote roletado.

1320: O pessoal está comentando sobre rodas Weld... Aliás, está bem esperada essa matéria!

Felipe Fontes: Digo uma coisa... A "Morgana" vai surpreendê-los! (risos) Mas na verdade não tem essas rodas. Peguei no Zé Pneus as rodas mais leves que tinha em aro 15.

1320: E tudo isso é feito na DRV Motorsports?

Felipe Fontes: Sim, tudo entregue aos minuciosos cuidados do Dorival. O carro está parado lá com ele desde 19 de Janeiro.

1320: E tem (se quiser revelar) algum veneno na parte de cima, ou cabeçote comandos e cia são originais?

Felipe Fontes: Digamos que foi visto alguma coisa... (risos) Mas o comando está, ainda, original.

1320: Ignição com bobina dupla original ainda?

Felipe Fontes: Original. Quero também passar no dinamômetro depois de acertada, para ver quantos cv vem.

1320: Esse motor rende bem, ele só é compacto... Mas o mais crítico nele, que é um problema de todos os corsa fortes, são os parafusos do cabeçote. Algum segredo nesse quesito?

Felipe Fontes: Digamos que não irei ter problemas quanto a isso. (risos) O motor foi todo revisado.


1320: E tem algum adversário que vc queira bater na pista? Alguma rivalidade?

Felipe Fontes: Tenho uma, mas no ano de 2009 não correu... É o Felipe da Marea turbo, não sei se te lembra dele... Por ser amigo de infância, é uma rixa criada. Mas entre os participantes atuais não tenho um adversario alvo.


1320: Lembro sim, o carro dele fez 13 baixos...

Felipe Fontes: Estou falando com ele para voltar. Tudo indica que ira voltar, pois a Marea está ou estava no mecânico também se preparando.

Opa! Sobre isso não ficamos sabendo!

1320: Então ele vem mais forte do que antes...

Felipe Fontes: É, o carro dele já era muito bom para a época. E a idéia dele é igual a minha: Ter o carro de corrida e de rua em um só.

1320: É para viabilizar isso que existe a AD... Justamente para o participante poder andar o quanto pode, ou o quanto quer, sem ter que se enquadrar em regulamentos onde correm contra carros de corrida que são muito mais rápidos, porque são dedicados só a isso.

Felipe Fontes: Aham! Por isso é tão genial esta associação, sem falar na "família" que se tornou!

Montana de Felipe Fontes pronta pra briga

4 comentários:

  1. Só para lembrar, na época sem pneus decentes, tempo de pistas = 12,9. A maria ta voltando aguardem. Agora de MT não é carro de rua!!!

    ResponderExcluir
  2. É sim... é carro da vó ir na feira comprar frutas... hahaha! Abraço.. e a "Maria" que aguarde...

    ResponderExcluir
  3. E os dois vão dar bons pegas com o asttra do Krentz e o gol do chimia!

    ResponderExcluir
  4. Essa Montana é um carro bacana que tem um grau de capricho que sempre e preciso respeitar.

    Legal é que ela vai se enquadrar em um nicho de tempo onde tem muita gente competitiva, da capital e do interior. Não vai faltar diversão!

    Se tudo correr bem, no final do ano devemos ter mais um icone na Ad e até nacionalmente.

    ResponderExcluir

Seguidores