segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Operação Pódium


A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou nesta manhã, 25, a Operação Podium, com o objetivo de apurar suposto esquema de sonegação fiscal, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção de agentes públicos. A fraude era liderada por dirigentes da Federação Cearense de Automobilismo, em conluio com grandes grupos empresariais do Estado do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.



A PF está investigando há dois anos a fraude que lesou os cofres públicos em cerca de 50 milhões. Segundo a investigação, o dinheiro dos falsos patrocínios era utilizado para o pagamento de propinas a agentes públicos e evasão de divisas, o seja, envio de dinheiro ilegal ao exterior.

Estão sendo cumpridos 9 mandados de prisão temporária e 32 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, abrangendo residências de investigados, sedes de empresas e da entidade recreativa. A execução das ordens judiciais envolve um efetivo de 160 policiais federais e 65 auditores da Receita Federal, nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Mas o que isso tudo tem a ver com pilotos amadores do Rio Grande do Sul, que não possuem nenhuma relação com a Federação Cearense ou mesmo com a Confederação Brasileira de Automobilismo, da qual a primeira é afiliada?

Diretamente, nada, ainda bem! Mas infelizmente esse tipo de publicidade na grande mídia tem um impacto extremamente negativo sobre os possíveis patrocinadores, principalmente dos pequenos, que lutam para mostrar um pouco de retorno do investimento a quem lhes patrocina.

Há anos os pequenos vem tentando abrir portas e mostrar que o esporte motorizado amador pode ser uma boa opção de exposição de marca, mas sempre lutando com muito preconceito e com as dificuldades de infra-estrutura do próprio esporte em si. E esses escândalos só servirão para aumentar esse preconceito.

Se já era difícil ser recebido por uma empresa para falar de patrocínio, imaginem de agora em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores