domingo, 28 de fevereiro de 2010

One more step for the Civic 07


"É um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para..."

Bom, não é tanto assim, mas de tanto que demoraram as peças muito bem poderiam ter vindo da lua... Sim! Finalmente chegaram as peças indispensáveis para a montagem do motor do Civic 07 de T.O. Castro.

Sem elas não era possível fechar o motor, logo não era possível montar o motor no cofre do carro, por conseguinte não era possível colocar o carro na pista... Agora chegaram juntas, bronzinas, bomba de óleo e mais algumas peças. Porém algumas ainda ficaram faltando e outras vieram com a especificação errada, então a montagem não deve começar imediatamente.

Mas T.O. Castro  já está providenciando essas peças com um novo importador e devemos ter mais novidades em breve.

Aguardem novas notícias aqui no 1320 ou em http://www.civic07.blogspot.com/.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Equipe GSX recebe novo patrocínio

 

A partir de agora a Equipe GSX tem o apoio da MSRacing, que fabrica aqui no Brasil as injeções eletrônicas sob licença da Megasquirt, um dos equipamentos mais utilizados mundialmente. Este fato nos alegra muito, porque demonstra reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos - que trouxe grandes alegrias, mas também revelou para nós o tamanho das dificuldades.

  
A nova injeção será utilizada no Eclipse novo que será pilotado por Rafael Andrei

Esse era um dos componentes que estava faltando em nosso novo carro e também um custo que nos obrigaria a optar por abandonar alguma outra etapa do desenvolvimento. Isso significa que a MSRacing já chegou facilitando a nossa vida, o que por definição é uma coisa muito boa.

A Equipe GSX é vanguarda novamente, o que nos causa orgulho e muita alegria, ao ser a primeira a utilizar este novo equipamento aqui no sul em competição (e devemos ser os primeiros em âmbito geral também). A nossa vontade de vencer cresce ainda mais, porque, afinal, temos de fazer por merecer todos os apoios que temos recebido daqueles que acreditam em nosso potencial.

Telas da interface com o PC: Programa de ajuste e datalogger interno

 Leia tudo em: www.gsxdragrace.com

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Xtreme 147: Mais fotos na sessão da meia noite

De fato, uma foto interessante

 
147 Yellow Fever apoiado sobre dois galões de Heineken (não bebam ao operar esmerilhadeiras!)
  
  

  

  

  
"Cutting edge technology"

 

Para continuar sabendo novidades sobre o projeto do Xtreme 147, fique ligado no 1320 e visite www.fiat147turbo.blogspot.com

As fotos são cortesia de Rafael "RaFASTra" Pires.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

E segue o esquartejamento do Fito 600...

"Terminamos a segunda etapa do “esquartejamento” do carro. Pensei que ia ser mais fácil cortar o assoalho. Alias, pra mim foi uma barbada já que foi o Fabio que cortou hehe...Reclamou bastante, disse que o meu carro ia passar doenças para ele, disse que meu carro enquanto era cortado exalava um fedor, disse que meu carro estragou as ferramentas, mas por fim cortou tudo!"
É mais ou menos por aí que a coisa anda, segundo Juliano "Julião" KR, idealizador e louco por trás do projeto Fito 600. O fato é que Julião correu pela AD, já teve até mesmo um Corsa turbo, mas não estava pronto para o que vinha pela frente. Segundo o cidadão, sua mãe comparou o carro a uma caixa de frutas dessas que se compra nos semáforos aqui em Porto Alegre: "Teu carro é igual a uma caixa de moranguinhos: A gente vai tirando os podres e quando vê não sobra quase nada..."

Vejam algumas fotos: 

Fiat entrando em combustão espontânea
 
Fabio Benassi, que iniciou suas atividades de preparação com um Fiat 147 quase tão podre quanto o Fito

 
 Cortando...

  
Carro em "ótimo" estado de conservação...

 
Sobras da amputação da traseira do veículo

 
 
Algumas fotos do carro já recortado e estruturado para a carroceria não se desmanchar antes de receber o novo chassi


O carro, como todos podem ver, ainda está muito longe de estar pronto, mas até então, Julião segue com determinação o projeto. Inclusive já está "desenvolvendo" algumas rixas com outros membros da AD. Disse, por exemplo, quando perguntado sobre sua pretensão de tempos para o carro, que "se fosse pra virar 12,4 (mesmo tempo de T.O.Castro com o Civic 07) ele nem se daria o trabalho de fazer um carro"...



Bem, T.O.Castro também está momentaneamente fora de combate com seu Civic, aguardando peças from overseas... Veremos o que essa rivalidade reserva para o futuro.

Veja muito mais clicando aqui!

Novo GSX em andamento

 

A equipe GSX nunca para e seu novo projeto está a todo vapor. É o novo GSX street, que  consiste na mesma mecânica do carro pilotodo por Rafa Andreis, o "nene", no ano de 2009, só que com um novo chassi, que já havia sido apresentado na festa de comemoração de final de ano da equipe. O carro está recebendo uma pintura branca, para ser mais facilmente diferenciado do GSX Stock e também, quem sabe, remetendo aos tempos em que este último era branco e estabeleceu diversos recordes na AD que perduram até hoje, como o de melhor tempo com 10,8 e de maior velocidade, com 226 km/h.



 
 Monobloco ainda bruto, exposto na festa da equipe em 2009

  
 GSX stock, quando ainda era branco, competindo em Santa Cruz do Sul: 10,8 em 402 a 226 km/h

No momento o carro já está pintado (pelo próprio Fabio Andreis, com a supervisão de Marco Queiroz) e as peças de fibra estão sendo confeccionadas, também pelo Marco. Veja naas fotos abaixo

 
  

 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

E segue o projeto do Xtreme 147

RaFASTra e Gustavo Stock analisando o carro doador

Xtreme 147 já na sala de operações




Assoalho antes e depois

 
Marco Queiroz iniciando a "operação"

 
Estado atual do 147 doador

Aguardem novas postagens com a atualização do projeto!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Benassi 916: Alguns upgrades


Fabio Benassi segue aprimorando seu Gol turbo de numeral 916 para a temporada de corridas 2010. Benassi comprou o Gol "pronto" de um piloto de Minas Gerais, que corria pela categoria TD-A, ou simplesmente "turbo A". Porém o piloto gaúcho não estava satisfeito com os resultados do carro (melhor tempo de 12,5 segundos na mão do antigo dono) e nem com a mecânica do carro. 

Então As primeiras modificações de Benassi foram trocar as rodas e os pneus, instalar o Boost Controller da FuelTech, trocar as bombas de GTi por uma unidade OBX e tirar a caixa de câmbio forjada do Sapinho para colocar uma caixa de câmbio original de Gol GTi, que poucos sabem, mas é também a caixa de vários Audi e do Porsche Boxster.

 Gol antes e depois de Benassi

Com essas modificações, o Gol chegou ao tempo de 11,6, mas ainda não apresentando seu melhor rendimento. Sem falar na ocasião em que o carro perdeu uma puxada em Guaporé para o "Fritz OneFourSeven", quando a sua válvula de alívio se desprendeu do coletor com flange e tudo, deixando o carro sem pressão de turbo. 

Foi então que Benassi decidiu dar fim na problemática instalação antiga. E para isso contou com os serviços da Sprint, que consertou o coletor fazendo uma soldagem pelo superior processo TIG (Tungsten Inert Gas) e também alguns reforços, para que a quebra não volte mais a acontecer. 

Feliz com o resultado do coletor, Benassi levou o carro mais uma vez para a Sprint, agora para efetuar a troca de todas as tubulações, fazendo uma pressurização em aço inox de 2 1/2" e toda a instalação do intercooler frontal, que é herança de uma Parati dos irmãos Andreis, que rodava em 2006.

 
 

A instalação foi feita com as já tradicionais presilhas desenvolvidas pela Sprint e muito copiadas em diversos carros de categorias tradicionais. Esse sistema permite que se utilize abraçadeiras comuns e sem o aperto demasiado, que danifica os mangotes, mas não garante a sólida fixação dos tubos. Tem vantagem também sobre o sistema V-Brace, pois propicia uma junta flexível, ideal para minimizar as trincas de fadigamento decorrentes das vibrações do motor. Essas trincas ocorrem pois metade da tubulação é fixa no motor e a outra metade no intercooler, que está fixo ao monobloco, forçando assim as junções. Com esta instalação, a pressurização do Gol 916 está apta a trabalhar com mais de 4 bar de pressão sem o risco de falha na tubulação ou junções.


A fixação do intercooler também foi feita com suportes especialmente fabricados para o carro, totalmente reforçados para evitar falhas na hora da competição. A frente teve de ser recortada para que o grande radiador pudesse ocupar seu lugar. Em substituição às chapas que estruturavam os faróis, a grade e a fixação do capô, foi feita uma estrutura tubular em aço carbono, que é aparafusada ao carro e mantém tudo fixo, firme e alinhado em seu lugar. 

 
A pressurização em si também foi bastante difícil de executar, pois apesar de ser uma seção relativamente curta de tubos, o espaço que havia para eles não havia sido planejado, já que turbo, coletor e válvulas foram feitos para um carro e o intercooler para outro. A solução foi o uso das tradicionais curvas "gomadas" da Sprint, que são feitas a partir de várias seções de retas soldadas através do processo TIG e depois polidas por dentro e por fora, conseguindo assim passar uma tubulação mista de 2 1/2" e 3" pelos espaços mais apertados. Um mix de curvas industrializadas de raio constante, curvas gomadas com múltiplas seções, cones excêntricos e outras soluções, foi utilizado no projeto. 

 
   
  

Outro peça que Benassi queria se livrar o quanto antes, era a saída de escape do carro. Apesar de ser confeccionada em 3" pelos antigos preparadores, a peça era muito feia e mal acabada, pois fora fabricada através de um processo de dobra que produz pregas e distorções no metal. A flange era também de péssimo acabamento e como a peça não havia recebido nenhum acabamento ou proteção contra a corrosão, já apresentava aquela tonalidade marrom, característica da ferrugem em metal não tratado.  Foi fabricado então um novo downpipe e aço inox, com curvas de 3" com diâmetro constante e raio aberto, para o melhor fluxo dos gases. A soldagem TIG com adição de material garante a resistência da peça e o acabamento polido dá o visual desejado.

 

Após tudo concluído, o retorno de óleo para o turbo também teve de ser modificado, pois não havia mais espaço para um retorno comum e mesmo na intalação anterior o retorno de mangueira (mesmo sendo uma mangueira de borracha de alta qualidade) não estava aguentando o calor e já começava a derreter, o que era o prenúncio de mais uma falha - e talvez grave - na pista. ma falha assim pode não só comprometer uma corrida com possibilidades de vitória, mas também o turbo e até mesmo o motor do carro, já que grandes volumes de óleo passam por ali. E na pior das hipóteses esse óleo poderia acabar sob o pneu dianteiro direito e o Gol 916 poderia acabar no muro. Para um carro que anda sempre acima de 200km/h, uma colisão assim poderia trazer consequências ainda mais graves não só para o carro, mas também para o piloto.

 
Para concluir o serviço, todos os parafusos da instalação foram substituídos pelos Alen de Aço inoxidável e a válvula de prioridade da Mack Teck recebeu um "overhauling", ára melhorar sua aparência ja desgastada. 


Veja o resultado nas fotos e confira também o Blog do Benassi.





Seguidores