No dia 02 de agosto foi realizada mais uma etapa do Desafio 201m em Curitiba. Mais uma vez a chuva ameaçava a realização da prova até o último momento, mas na hora H deu uma trégua e os pilotos amadores puderam realizar as puxadas, apesar do tempo úmido.
Talvez em consequência disso e também do pequeno intervalo entre as provas, é que o número de inscrições tenha sido bem menor, representando menos da metade da última prova, ou seja, cerca de 60 a 70 carros.
Por outro lado, menos carros significa mais tempo de pista livre e aqueles que estavam presentes foram bem recompensados, podendo dar diversas puxadas sem a costumeira fila do alinhamento. Os pontos negativos são os mesmos de sempre: Puxadas apenas em 201 metros, não há divulgação de uma folha geral de tempos e as antiquadas restrições técnicas aos carros dos amadores, para que andem menos.
Agora as novidades são a esdrúxula regra da obrigação do uso do escape até o final do carro, sob a alegação que na rua é ilegal escape no cotoco. Como se alguma modificação para performance fosse legalizada para o uso de acordo com o código de trânsito, e, como se o piloto não pudesse retirar o escape na hora da competição e depois recolocá-lo de volta para ir embora...
Para um evento que alega buscar tirar os rachas de rua e trazê-los para a pista, os organizadores estão errando feio ao encher o evento de regras, pois qualquer um que conhece a cultura da rua sabe que existe apenas uma regra: Na rua não há regras. Fica difícil captar o espírito dos rachas e levá-lo para dentro da pista desse modo e consequentemente o evento perde toda a sua função social.
A outra novidade foi a suspeita de "fotocélula turbinada". Se a princípio os pilotos ficam felizes por verem seus carros baixando o tempo, a simples suspeita gerada pela redução geral nos tempos de pista e principalmente da parcial de 60 pés, onde o ganho excessivo foi ainda mais evidente - sobretudo em um dia úmido - irá trazer descrédito aos resultados desses mesmos pilotos e ao próprio evento. Além disso, se realmente houver um erro na cronometragem, isso irá criar uma falsa expectativa nos pilotos em relação aos seus tempos e impedí-los de realmente evoluírem seus carros. É preciso ficar atento.
E a grande novidade boa do dia, foi a primeira participação da AD-PR nas arrancadas do Paraná, dando um boost no Desafio 201 m, levando vários carros para a prova. O grupo tem sido tocado pelo Rodrigo Munhoz e pelo Rodrigo Coutinho, que buscam organizar os pilotos de arrancada amadores do Paraná, do mesmo modo que a Associação Desafio fez no Rio Grande do Sul.
Eles montaram um ranking no mesmo padrão da AD, com pontuação baseada em puxadas e bonificações por reação baixa e vitórias em nível de tempo. Seguindo o exemplo original da Associação Desafio, antes da prova a AD-PR organizou um jantar com os novos competidores para explicar as regras, confraternizar e escutar as opiniões de todos.
Fotos de Pilotos e Colaboradores reunidos no primeiro Jantar da AD-PR realizado na véspera do evento dia 1º de Agosto de 2009.
O grupo aos poucos vai se unindo e vários carros já competem pela AD, no espírito de rivaliade dentro da pista e amizade fora dela. A disputa já começou! Veja abaixo o Ranking AD-PR, os tempos e o desempenho de cada piloto e algumas fotos da etapa, com o release oficial da AD-PR:
O Civic VTi de Bruno Baptista montado na Tecnomotors ficou em quarto lugar na primeira etapa, apesar de ser um carro praticamente original apenas com descarga e volante aliviado. O que mostra que não é preciso ter uma "usina" para pontuar bem através do sistema de pontuação da Associação Desafio.
O melhor tempo de Bruno foi 10,455.
O Civic VTi de Rodrigo Munhoz montado também na Tecnomotors infelizmente não pontuou devido a quebra da homocinetica esquerda logo após o primeiro burnout. É um Civic com motor original, com trabalho de alívio de peso e suspensão.
Munhoz forçando no rolo para aquecer os pneus. Resultado: Quebra
O Gol GTi GIII 16v turbo de Izaias Pissinini foi um dos destaques da primeira etapa por ser um carro fortíssimo e ter o baixissimo ET de 8,159s nos 201m passando a impressionantes 165km/h!
No campeonato Izaias se encontra na sexta posição e promete brigar pela liderança!
O Gol GL 1.9 turbo de Danilo Rollwagen montado na Pró Racer foi um dos carros mais constantes da primeira etapa da Associação Desafio PR e ficou em quinto lugar com o melhor tempo de 8,504.
Danilo é um dos membros mais descontraidos da AD-PR, mas desde já mostra seriedade total na hora de acelerar!
Gol Cl turbo de Elias "Dida" Henrique montado pelo Frango vem mostrando uma evolução impressionante. Apesar de ter sido montado a pouco tempo ja alcancou o ET de 8,573.
Dida ocupa o sétimo lugar no ranking da Associação Desafio e se a evolução continuar, não levará muito tempo para ocupar a liderança! O Chevette AP turbo de Michael Nepomoceno preparado na ADAMI High Performance foi também um dos destaques da AD, através de reações baixíssimas Michael conseguiu o segundo lugar no ranking da Associação Desafio.
Além de ser um carro impecável, o Chevette faz parte do time dos "carburados e não-forjados" da AD-PR e mostra que é muito forte virando tempos na casa dos 8,4 segundos.
Gol furgão turbo de Cesar o "Tocha" foi o carro mais rápido do dia com o tempo de 8,383 com um 60ft inacreditável de 1,9s, pena que Cesar só conseguiu dois tempos para pontuar, tendo queimado as demais puxadas que fez. Mesmo assim, ocupa a terceira posição no ranking da Associação Desafio, mostrando que por enquanto o time dos "carburados e não-forjados" estão em alta!
Gol do Cesinha: Presença constante nos eventos e agora também participante da AD-PR
Gol GTi Turbo de Artur montado na Perreto preparações foi um dos carros mais contantes mantendo tempos na casa dos 9,1 segundos e ocupa o oitavo lugar no ranking da Associação Desafio.
GTi quadrado de Artur: Turbo básico mostrando que todos podem correr.
Voyage Turbo de Yussef Burtet. YuCareca acabou levando o primeiro lugar do ranking AD-PR por ter vencido a classe 9s, e ter feito ótimas reações sendo uma de 0,98. Infelizmente YU só conheceu a Associação após a prova, então o prêmio foi para o segundo colocado, devido a falta do adesivo do patrocinador 402metros.com.br
Voyage do Yussef andando nos 9 baixos: Venceu a geral, mas não levou. É preciso colar os adesivos dos patrocinadores.
Danilo em momentos de descontração, mais não se engane na pista ele leva tudo muito a sério e vira tempos muito baixos!
A primeira etapa da AD-PR foi um sucesso de participação e também no nível dos carros. Quem quiser saber mais sobre a AD-PR pode visitar o blog em http://www.desafiopr.blogspot.com/ e pode visitar o site da AD-RS em http://www.categoriadesafio.com.br/
Fotos: Conrado Saltini
Colaboração: Rodrigo Coutinho
Release AD-PR: Rodrigo Munhoz