O esperado pega entre o GTi16v turbo do Izaías, contra o GL turbo de Danilo: Deu o quadradinho.
Conforme o prometido o 1320 traz para seus leitores a cobertura do Desafio 201 metros realizado no dia 12 de julho, no AIC.
Apesar da chuva nos dias anteriores, na última hora o tempo firmou e novamente o evento pôde mostrar que a arrancada amadora é uma força que não pode ser desprezada, atraindo um grande número de carros ao autódromo. Dessa vez foram mais de 150 pilotos se enfrentando na pista, já que ainda não é divulgado um mural com os tempos da cronometragem e nem um ranking dos mais rápidos, pois a prova "não é considerada uma competição", por questões políticas.
Uma nota pessoal: É decepcionante para os entusiastas da arrancada amadora ainda ter que lidar com essa mentalidade retrógrada, sendo que o Velopark já está em seu segundo ano de provas Open, sem esse tipo de problemas. O que só tem feito atrair mais pilotos para a arrancada, dispostos a se federarem, fazendo crescer o esporte e tirando os rachas das ruas. Já é tempo de as federações dos estados começarem a ver a coisa com uma mentalidade mais moderna.
Fora isso as reclamações novamente ficaram por conta da metragem curta (201), sendo que o autódromo oferece estrutura para 402 metros, e por causa de um problema na cronometragem: A pista da direita simplesmente não estava marcando os tempos e assim ficou durante todo o evento. O problema prejudicou muitos dos participantes que acabaram ficando sem tempos. e também os fãs, que gostariam de saber os tempos dos carros, mas ficaram chupando o dedo.
Isso trouxe de volta as velhas polêmicas desagradáveis dos rachas de rua, como ocorreu no pega entre o Voyage do Chinês contra o Gol 16v turbo do Izaías. O Gol virou 8,6 e o proprietário do Voyage alega não ter marcado nenhum tempo. Na puxada entre os dois carros, Chinês alega que o Voyage passou de alta, mas Izaías desmente. E assim fica o dito pelo não dito, o que torna a cronometragem completamente inútil...
Não existe também uma lista oficial de tempos, o que dificulta muito para sabermos quais são os carros mais rápidos, mas entre os destaques tivemos dois dos gols que apareceram na nossa reportagem anterior: O Gol GTi 16v turbo de Izaías, na casa dos 8,6 e o Gol turbo quadrado de Danilo. Os dois se enfrentaram duas vezes, com Danilo levando a melhor nas duas.
Dos cerca de 150 carros, a maioria era de originais ou de preparados, mas não tão fortes. Carros na faixa entre os 9 e 10 segundos foram a grande maioria. Os eventos abertos são uma grande oportunidade para todos poderem participar, independentemente da preparação ou dos tempos que viram, fazendo sua própria diversão ao acelerarem entre si.
Outros destaques foram o Voyage do Chinês, os Gol furgão do Césinha, do Didi e do Renan, o Opala cinza aspirado com nitro do Ricardo, o Chevette turbo verde do Michael e o Maverick roxo do Fabio.
Dos destaques do evento, três foram mostrados com antecedência pelo 1320. Isso mostra que estamos por dentro dos melhores carros da arrancada amadora também em Curitiba!
Já tem mais uma etapa do desafio 201 marcada para dia dois de agosto e como sempre, o 1320 está de olho!
Izaías, no último amarelo. Danilo no verde: Pilotos retardando a reação, já que o sistema não marca os tempos de pista quando ocorre a queima de largadaVoyage do Chinês: Forte, mas sem tempos. Furgão do Césinha: Mais um na casa dos 8,5Furgão do Renan: no padrão dos outros turbo C, rodando na casa dos 8 médios Outro furgão forte: Didi rodando pelos boxes em direção às largadas
Opala nitro do Ricardo: Fazendo frente com os golzinhos na casa dos 8
Maverick do Fábio: Atraindo muita atenção pelo visualO chevettinho turbo amarelo limão do Michael também atraiu atenções, não só pelo visual, mas também andava forte.
Agradecimento especial aos nossos colaboradores: Rodrigo Munhoz, Rodrigo Coutinho e Conrado Saltini.
Fotos: Rodrigo Munhoz e Conrado Saltini - http://www.flickr.com/photos/conrado-saltini/