domingo, 31 de julho de 2011

Vaquinha sagrada:

Nosso amigo Coruja estava sumido, talvez um pouco desanimado, sem inspiração. Mas quando ele volta, é com tudo! Você é de oficina? Então dê boas risadas com o cardápio no post do Coruja do Box!
"E por fim, mas não menos importante, o "Sanduba Light";
Que leva este nome não por que o pessoal se preocupa com a forma física, mas sim por que, qualquer oficina que se preze, não pode ter mais do que uma faca disponível e se ela estiver sendo usada para cortar uma mangueira, ou para raspar alguma peça, será necessário fazer a montagem do sanduiche com as mãos, o que torna impossível a aplicação da manteiga. Então é só pão, mortadela e queijo, leve e saudável.
"
Leia tudo em:

Foto Arte ND7



Video mostrando um pouco das fotos da ND7 de Orlei Jr e Ana Correa.

Visite o FLICKR e veja todas as fotos clicando AQUI



Passado negro e futuro verde, ou vice versa?

sábado, 30 de julho de 2011

O carro invisível

Do ponto de vista certo, um carro invisível.

A moça da foto é a artista Sara Watson de 22 anos. E o objetivo dela nesse trabalho, ao contrário da maioria dos artistas, é tornar sua obra invisível. Isso mesmo, o que tem ali atrás dela é um carro de verdade, um Skoda Felicia que ela pintou de forma a ficar totalmente mimetizado na frente de seu estúdio.

Vendo de outro ângulo, aparece o Skoda.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ND7: Conexão Carazinho?


Ricardo Mohr veio de Carazinho, percorrendo quase 300 km especialmente para correr a ND7 em Tarumã. Sofreu um pouco, mas ao final saiu vitorioso na classe 10,0. Saiba um pouco sobre como foi a aventura.

Tempos das classificatórias do belo Puma de Ricardo: Pegando o jeito a cada puxada
"Na volta da primeira puxada, a pior de todos os tempos, fui logo atrás do Marquinhos (AD) para perguntar para ele como eu faria para andar, pois simplesmente não consegui....Tive a impressão de estar andando no calçamento com chuva.....
E qual foi a resposta?? Essa aí:
"Meu querido, Tarumã é uma escola, quem aprende a andar aqui anda em qualquer lugar!!!!, volta lá e te dedica, lá pela onze horas da noite a coisa melhora..."


Leia tudo em: http://imohr.blogspot.com/2011/07/noite-do-desafio-7-tarum.html

5 anos da AD


Aconteceu ontem, 27/07/11, a festa de entrega dos prêmios e troféus para os melhores do campeonato de 2010. Por uma série de motivos a cerimônia ocorreu com bastante atraso - uma vez que já passamos da metade de 2011 - então a organização também entregou os troféus para os vencedores do top 16 da ND6 e também uma novidade: Troféus para os vencedores de classes de tempo da ND6 e ND7, as duas provas realizadas já em 2011.

A reunião da AD para entrega de premiação é tradicional e ocorre desde o seu primeiro ano. Justamente por isso o encontro de ontem foi especial, pois marca o 5o aniversário do grupo organizando provas independentes de arrancada.

Entre os muitos convidados estavam pilotos de todos os níveis de tempo, campeões e novatos, patrocinadores e colaboradores da AD. Foi uma grande oportunidade de encontrar os amigos num ambiente diferente, sem nenhum carro com o escape aberto gritando nos ouvidos. Afinal, de vez em quando isso é agradável também!

Foram entregues diversos prêmios cedidos pelos patrocinadores, entre eles a Master Power, Full Turbos, Power Bass, PS Race, FuelTech, Lubrifixa, Smart Tech e IASA.

 
Alexandre Kroeff recebeu, além do troféu de campeão de 2010, uma injeção da marca FuelTech, um kit da FuelTech e Lubrifixa e como homenagem especial ao campeão, um pôster emoldurado com seu Maverick retratado pelo artista Maurício Morais, oferecido pela Associação Desafio. Além disso, recebeu também o direito de participar do curso de pilotagem oferecido por Airton Diehl da Escola Gaucha de Pilotos que também esteve presente e fez questão de entregar pessoalmente o convite.

Gustavo Stock em segundo lugar recebeu seu troféu e também um turbo da Master Power, entregue pela Full Turbos juntamente com um kit FuelTech Lubrifixa.

Sérgio Fontes como terceiro colocado recebeu um kit Beep Turbo, com um dosador de combustível grande e uma válvula de alívio de competição, cedidos pela PS Race, além de um kit FuelTech Lubrifixa.

Alex Machado, estreante na AD em 2010 conseguiu uma boa quarta colocação, correndo contra mais de 300 oponentes no CAD4. Sua premiação também não ficou só no troféu: Cedida pela Imohr e Full Turbos foi um limitador de RPM da Guster Racing, um kit de pedaleiras da Imohr e um kit FuelTech Lubrifixa.

Em quinto no CAD4 chegou Roger Condotta. Levou seu troféu, uma jaqueta da FuelTech e um kit completo de Molykote da Lubrifixa, contendo diversos itens de alta tecnologia.

Os vencedores do polêmico TOP16 da ND6, Bráulio Rocha e Daniel Machado receberam seus troféus biela billet confeccionados pela SmartTech e também uma jaqueta da FuelTech.

Além disso, foram entregues troféus e kits FuelTech para os seguintes pilotos:

ND6:

Reação: Diego Jones dos Reis / Luis Feijó
8,0s: Daniel Machado
8,5s: Fabrício Chicon
9,0s: Sid Martins
9,5s: Diego Zottis
10,0s: Willian Spolavori

ND7 (troféus cedidos pela Power Bass):

Livre: Daniel Moresco “Pipino”
7,5: Daniel Machado
8,0: Darcio Ribeiro
8,5: George Dewes
9,0: Guillermo Artigas
9,5: Igor Drawanz
10,0: Ricardo Mohr

Outros apoiadores do evento foram Racha Tarumã, O2 Consultoria Ambiental, Sprint, Revista Acelera, Luxcis e Produpark.

Fica a observação de que não foram entregues prêmios ou brindes do patrocinador IASA, pois a empresa fica na Argentina e os prêmios foram confiscados pela receita federal. Mas a empresa segue apoiando a AD e deve ser providenciada uma maneira mais adequada para que seja efetuado o transporte dos prêmios para o campeonato de 2011.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Car Toon: Pato Donald era hot rodder


Donald Duck: Tire Trouble, 1943
Em retribuição ao amigo Jesse, do blog Just a Car Guy que postou o video Motor Mania que encontrou aqui no 1320 e publicou os créditos em nosso favor, posto aqui um video que encontrei lá no blog dele: 


Thanks Jesse, hope you become a regular in my humble blog! 

 E aos leitores: Enjoy! Afinal, o Pato Donald dispensa apresentações.



terça-feira, 26 de julho de 2011

É hoje! Todo mundo lá!


O que: Festa de premiação e aniversário da AD

Onde: John Bull Pub, no Shopping Total

Quando: Hoje (27/07), às 20:00

Quanto: R$15,00 por pessoa

Mais: Banda Só Creedence, premiação aos campeões de 2010 e entrega de troféus da ND6 e ND7

ND7: Survival of the fittest (evolução e seleção natural)

Survivor of the fittest = sobrevivência do mais apto


Lá estava eu, ao lado da casinha da cronometragem, olhando a tela dos 25 mais rápidos das classificatórias da ND7, da qual seriam extraídos os nomes que integrariam dali a pouco o tão almejado TOP16. Ao meu lado está um velho conhecido dos tempos dos rachas de rua, procurando seu nome na tabela. Conheço de vista o carro do rapaz e fico um pouco triste por ele, pois tanto quanto eu imagino, é impossível que esteja entre os 25 primeiros de uma lista de mais de 110 carros.

Muita coisa mudou desde os primeiros TOP16 no Velopark. Naquele tempo, por mais divulgação que se fizesse, dificilmente conseguíamos que os 16 mais rápidos fôssem reunidos no final da noite para disputar a eliminatória. Pela falta de tradição, de informação, de disposição... Quando chegava o momento do TOP16, muitos simplesmente já tinham ido embora do autódromo. Apenas os mais comprometidos com a Associação Desafio realmente ficavam e a lástima maior era que todos os outros perdiam simplesmente a cereja do bolo: Os momentos mais emocionantes para pilotos e público, que eletrizavam até mesmo aqueles que nem gostavam tanto assim de carros e por algum motivo tinham ficado até o final, provavelmente trabalhando no evento ou acompanhando alguém que iria correr.

Sem falar que nas primeiras edições do TOP16 o nível dos carros era ainda muito desigual. Tínhamos em média 4 ou 5 carros com performance para disputar a vitória e os outros eram corajosos pilotos de carros não tão rápidos, que entravam na pista com bravura e não deixavam a peteca cair, mais orgulhosos por fazerem parte da elite da competição do que preocupados com suas chances de vencer.

Mas naquele tempo, apesar disso, ainda era possível que um piloto chegasse com um carro não tão rápido e "tentasse a sorte": Caso ele tivesse um desempenho impecável e os adversários mais fortes tivessem algum tipo de problema, existiria uma chance real de vitória. Foi o que ocorreu no TOP16 de dezembro de 2009, quando Fabiano Krentz com seu Astra turbo de rua venceu Bernardo "chimia", com seu GTi 16v turbo também de rua - ambos carros de pouco menos de 13 segundos nos 402 (pouco menos de 9 seg nos 201) na final do TOP16. Isso no Velopark, o que significa que provavelmente seriam carros de 9,5 na difícil reta de Tarumã. Mas assim mesmo, de alguma forma aqueles dois pilotos levaram seus carros à final numa eliminatória em que participavam carros que beiravam os 10 segundos (casa dos 7 nos 201) e passavam bem acima dos 200 km/h nos 402m.

A arrancada de verdade, com eliminatórias e enfrentamento direto, é uma caixinha de surpresas, muito mais até do que o próprio futebol. Ainda assim, seria muito difícil imaginar nos dias de hoje, uma final de TOP16 entre dois carros pesados, com tração dianteira e sem pneus drag na reta de Tarumã. Por isso mesmo fiquei umm pouco triste pelo nosso amigo lá do início, que estava comigo olhando a tela da Produpark com os 25 mais rápidos da ND7. Sabendo o tipo de carro que ele pilotava, aquele panteão deveria simplesmente estar fora até mesmo de suas aspirações.

Até que meus devaneios são interrompidos por um desabafo do meu conhecido:

"-Putaquipariu!" Soltou o decepcionado piloto.

É que o multivitorioso Sérgio Fontes - cujo nome ainda não estava na tabela - havia acabado de dar sua passada e classificado na 12a posição. Com isso o nome do nosso amigo que estava na 25a havia acabado de passar à 26a e consequentemente caido fora da tela.

Ele estava decepcionado e eu surpreso! Pela lógica ele estava bem até de mais, mas como dizer isso a ele? Tentei então ingenuamente consolá-lo e o diálogo foi mais ou menos assim:

Eu - Ah, mas até que de 110 carros... 26o não é tão mau...

Ele, não muito convencido: - Pois é...

Eu - Pra ficar nessa lista não é fácil, talvez terá que fazer uns upgrades...

Ele - Mas o que?

Eu - Ah, coloca uns pneus slick...

Ele - Já tenho.

Eu - Então coloca uma garrafa (de nitro)...

Ele - Já tenho.

Eu - Então sei lá... Coloca uma turbina!

Ele - Meu carro é turbo.

Conforme eu fui ficando sem opções, comecei a me dar conta de que após 7 edições do TOP16 em Tarumã e mais aquelas tantas outras no Velopark, as coisas estavam começando a mudar. A própria lista dos 25 mais rápidos é quem dizia isso com toda a clareza, a quem quisesse de fato saber.

Dos 16 classificados para o TOP, 4 eram os melhores tração dianteira que frequentam Tarumã, todos eles certamente entre os 400 e 500 cv, senão mais: O Passat de Gilberto Quadros, o Kadett de Roberto Ramos, o Gol de Sérgio Fontes e a Saveiro de Jalmo Peyrot.

Outros 4 eram Fuscas: Pipino, a figurinha mais carimbada de Tarumã com seu Fusca "all business", Anderson "Boca" Martins e seu Fusca foguete, que anda em 10 segundos nos 402m, Bráulio Rocha, campeão (conjunto com Daniel Machado) do TOP16 da ND6 e o Fusca verde de Luis Fernando Almeida, o único carro capaz de entrar no TOP16 sem pneus slick, o que nos dias de hoje é um feito em si.

Para completar a lista, o bom Opala Aspirado do Dewes e nada mais nada menos que 7 Chevette, com motores dos mais variados, mas todos com pneus drag: Paulo Rebello, campeão do TOP16 da ND2 e runner up no TOP16 da ND1, Valdenir de Borba, Darcio Ribeiro, Vladimir Torres, Fabricio Chicon, Marco Antônio Rodrigues e Alex Machado. Sem falar no Chevette de Daniel Machado (vencedor doTOP16 da ND6 conjuntamente com Bráulio Rocha) que classificou em terceiro, mas não pode correr o TOP16 devido à falhas em seu carro.

Em resumo, todos carros bastante rápidos, em sua esmagadora maioria com a vantajosa tração atrás, todos exceto um com pneus drag slick e pilotados por pessoas que lá estavam especificamente para disputar a eliminatória. Não havia lugar ali para um incauto e seu "carrinho de rua", mesmo que esse tivesse 1000 hp. Ali tratava-se da sobrevivência do mais apto e essa é a principal lei da evolução.

Trata-se não só de uma evolução nos tempos, mas fundamentalmente uma evolução de comportamento. Um dos maiores paradigmas limitadores do esporte arrancada está sendo enfrentado com coragem pelos pilotos e organizadores das Noites do Desafio: A auto-limitação proposital.

Não há mais lugar para desculpas como: "meu carrinho é de rua", "turbo b não usa slicks", "teu carro é força-livre", "o meu é aspiradinho" ou ainda "não somos da mesma categoria". Os TOP16 tem o propósito específico de não ter categorias, pois tudo é baseado na ideologia de que handicaps na verdade tornam os carros mais lentos, o que todos concordam, mas além disso também mais caros. Limitações de regulamento são vistas por muitos como uma forma de baratear, mas ao mesmo tempo sabemos também que quem tem dinheiro para gastar no carro vai gastá-lo, independentemente de regulamento.

Como? Simples: Se não pode turbo, então usa-se nitrometano. 10 litros desse combustível custam o mesmo preço de uma turbina. Não pode pneus? Gasta-se então o triplo desse valor com rodas Weld forjadas de último modelo. Não pode aliviar peso? Gasta-se então o dinheiro das peças de fibra e dos vidros em Lexan todo ele em dinamômetro, todo ele e muito mais. Sem falar nas caixas de câmbio forjadas, peças de motor caríssimas e principalmente as quebras, que são vistas como "normais" em provas em que o objetivo é a perseguição de um recorde, mais do que uma vitória sobre os oponentes. "Quebrou a caixa forjada? Pega uma das 3 reservas lá no box!"

A vitória é um vício e aqueles que aspiram a ela com fervor vão usar de todos os meios possíveis para atingí-la. Se um certo piloto possui melhor condição financeira ele encontrará uma forma de usar esse recurso para vencer, com ou sem regulamentos. Se não for em certas peças será em outras e se sobrar dinheiro ele será gasto em testes, treinos, dinamômetro, experimentos. De qualquer forma resultará em desvantagem para quem tem menos. É a lei da selva de pedra e isso vai muito além do esporte, é uma lei para a vida e não há o que se possa fazer quanto à isso.

O TOP16 e seu funcionamento são fundamentados no princípio que o nível do esporte amador está de certa forma tão baixo no momento atual, que regulamentos mais livres não encarecem o esporte e sim liberam o potencial que os pilotos e mecânicos tem para andar rápido, mas não sabem, pois é cultura vigente no esporte hoje a auto-limitação, seja ela expressa num regulamento de categoria ou implícita na mentalidade dos amadores, diretamente influenciados por anos de competição seguindo esses preceitos.

Ainda assim parece contraditório? Lembremos então das duas últimas provas: Na ND7 o vencedor foi o fusca do Pipino, que usa quase todos os recursos possíveis, mas quem tem coragem de dizer que o Pipino ganha na base da grana? Daniel Moresco não é dono de concessionária ou filho de banqueiro e sim motorista de ambulância, provavelmente com muito orgulho.

Será o Fusca dele o carro mais caro do grid?

Não há nada de errado em ter um carro caro, não é algo para se envergonhar! Afinal, é uma lei natural do automobilismo que o dinheiro seja UM FATOR decisivo. Mas quando somente os carros mais caros tem chance e quando o dinheiro investido é O ÚNICO FATOR que faz a diferença, a competição cessa de ser ESPORTE e se torna um desfile de status quo.

Essa ética na minha opinião é algo que falta na arrancada e ao que parece vem se solidificando no TOP16. Nas eliminatórias da ND6 houve o polêmico empate entre Bráulio Rocha e Daniel Machado. Esse impasse deu origem a diversas discussões nas oficinas e na internet, sobre quem dos dois seria o "mais playboy", logo o que teria menos méritos em sua vitória. Acusações dos fãs do Fusca alegavam que o Chevette era "de rico" e o Fusca era "de pobre" enquanto os fãs do Chevette diziam que o pessoal de sua equipe também era trabalhador e ninguém tinha "vida fácil", que o carro havia sido montado com sacrifícios, como qualquer outro.

Nem tanto ao céu e nem tanto à terra é o que diz o ditado. Assim como arrancada não é competição de quem é mais rico, também não deve ser a competição de quem é mais pobre, mas o positivo disso tudo é que no fundo o que está sendo exaltado é a capacidade de obter resultado com aquilo que se tem. E esse é o espírito!

E na ND8, que mais uma vez vença O MELHOR. Rico ou pobre, porém com paixão, ética, mérito, determinação, raça, competência e também orgulho. Afinal, esses, muito mais que o saldo bancário, são os valores que forjam um gigante em qualquer esporte.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tabela atualizada do CAD5 - segunda etapa

O CAD5 vem se mostrando o campeonato mais disputado da história da AD. Carros com um nível cada vez mais alto - o que foi representado pela base de tempo de 8,5 segundos com reação para entrar no TOP16 - tornam a competição mais dura. A reta de Tarumã também seleciona somente os mais aptos e a temporada de 4 provas exige que os pilotos corram o mais próximo possível da perfeição.

Com isso novos nomes se destacam e há grandes chances de que o campeonato de 2011 acabe nas mãos de um estreante. Vejam abaixo um resumo da prova:


Caindo:


Alexandre Kroeff teve uma noite ruim na ND7. O campeão de 2010 vinha bem colocado e espreitando o caneco de 2011, mas com duas largadas queimadas marcou somente 8,598 pontos, o que lhe deixa em posição desfavorável na briga pelo título desse ano. Alexandre ocupa no momento a 18a posição na tabela.


Diego Zottis também estava numa posição favorável ao final da primeira etapa, com 27,189 pontos, mas como não compareceu na ND7 não marcou nenhum ponto na segunda etapa do CAD5 e caiu para a 26a colocação.


Paulo Rebelo tinha tempos para fazer uma boa pontuação, mas queimando duas largadas acabou se complicando no campeonato. Ao marcar apenas 8,827 pontos caiu para a 21a posição na tabela.

Subindo



Gustavo Stock, que voltou a correr com o Fiat 147 não teve a performance esperada e andou um pouco abaixo do seu normal. Ainda assim com um carro rápido conseguiu marcar 22,545 não bonificados e sua posição melhorou na tabela, onde agora ocupa a 14a posição.



George Dewes trouxe novamente seu Opala aspirado para uma noite proveitosa: Classificou-se para o TOP16 e ganhou a classe 8,5. O 6 cilindros na pista mostrou-se um relógio, virando as 3 classificatórias na casa de 8,3 (E.T). Já as reações de Dewes foram um pouco inconstantes, entre 0,120 e 0,590. Marcando 24,892 em suas puxadas e somando a bonificação de 5 pontos pela vitória da classe 8,5, Dewes soma 29,892 e pula para 8a posição do campeonato.

Top 10:


10 - Philipe Locatelli com o melhor tempo (ET) de 9,971 e combinado de 10,393,  foi o quadragésimo terceiro mais rápido da noite. Pode parecer estranho, mas não é ruim, considerando o alto nível dos competidores da ND7 e também o número de participantes. Essa posição coloca-o alguns postos acima do meio da tabela. Mas com constância e sem queimar largadas, Philipe levou seu Colt GTI turbinado para um  ponto bem mais alto no campeonato, o 10o lugar, com um total de 40,427, cerca de 21 pontos atrás do líder. 

9 - Luís Fernando Feijó também mostrou que é possível pontuar bem mesmo sem ter um carro de ponta. 68o na lista geral de tempos Luis Fernando pulou para 9a posição no CAD5 virando na casa dos 11,4. Para atingir a boa pontuação atual de 41,236 o segredo é não queimar largadas, participar de todas as etapas e eventualmente beliscar uma bonificação por vitória em classe de tempo.

8 - George Dewes defendeu a bandeira dos 6 cilindros com seu Opala aspirad, levou a classe 8,5 e conseguiu a 8a posição geral no CAD5 com 29,892.


7 - Igor Drawanz trouxe seu belo Dart verde para a competição e com velocidade e constância conseguiu faturar a 9,5. Seus tempos de pista e mais a bonificação de vitória de classe lhe garantiram a pontuação de 26,640 na ND7 e consequentemente o 7o posto na tabela.


6 - Sergio Fontes vem sofrendo com seu Gol 96 na difícil reta de Tarumã. Acostumado a andar na ponta em outros anos, na ND7 Sergio só conseguiu o 13o tempo na geral (ET 8,072 + R0,281) . O Gol 96 é conhecido por ter alta potência e um ótimo nível de constância e foi um dos dianteiros mais rápidos da ND7. Mas lhe falta a aderência para competir com carros de tração traseira, naturalmente mais adaptados para as condições da reta de Tarumã. Ainda assim, mesmo sem bonificação nas duas primeiras etapas, Fontes ocupa a 6a posição na tabela do CAD5 e mostra que mesmo enfrentando adversidades o Gol 96 é sempre uma força no campeonato. O piloto marcou 23,345 na ND7, atingindo um total de pontos de 49,212.


5 - Alex Machado é um piloto que vem crescendo nos últimos tempos. Seu Chevette Hatch preto vem baixando os tempos aos poucos e na ND7 chegou a virar 7,8. Sexto na lista dos mais rápidos, Alex marcou 26,073 na sexta feira passada e isso foi o suficiente para pular na frente de Fontes por uma fração de ponto, somando 49,854. O hatch da mecânica Raul Car está na briga!


4 - Diego Jones dos Reis trouxe novamente seu Charger para Tarumã e mais uma vez conseguiu bons tempos de pista, chegando a andar na casa dos 8,1. Infelizmente suas reações altas acabaram lhe deixando na 22a posição geral na tabela dos mais rápidos. Jones assim mesmo marcou 23,139 e conseguiu se manter entre os melhores do CAD5 após a segunda etapa com 50,415.



3 - Bráulio Rocha surpreende a cada etapa com seu Fusca prateado. Sempre brilhando, o carro baixa cada vez mais o tempo. Dessa vez seu melhor foi 7,790 o que garantiu o 9o lugar na lista dos mais rápidos, mostrando que sua vitória (conjunta com Daniel Machado) no TOP16 da ND6 não foi apenas sorte. Bráulio marcou 25,670 na ND7 e mostra força chegando a 51,699 no CAD5, sem bonificações de vitória de classe. Será 2011 a primeira vez que um Fusca vencerá o Campeonato da AD?



2 - Fabricio Chicon segue firme em 2o lugar no CAD5, mostrando que Paulo Rebelo não é a única estrela da Mecânica 1PR. O Chevette - com motor GM - de Fabrício mostra-se um exímio pontuador, faturando 27,158, já que obteve a melhor reação da competição: 0,001! Se Fabrício não tivesse queimado uma puxada, poderia estar na liderança do campeonato.


1 - Daniel Machado mostra que não está em primeiro há duas etapas por acaso. Após duas puxadas ruins, quase beirando os 9s no tempo combinado, Daniel entra na pista em sua terceira classificatória e marca ET 7,559 + R 0,024, combinando a marca de 7,583. Justamente o suficiente para faturar a bonificação da 7,5 e somar nada menos que 30,596. Numa noite pouco inspirada para a maioria dos pilotos, esse número serve para ser a maior pontuação da noite e manter Machado no topo da tabela, com 61,833. Daniel ainda colocou o Chevette no TOP16 em quarto lugar na tabela dos mais rápidos, mas não pôde participar das eliminatórias e abandonou com problemas mecânicos.

Vencedores de classes:
 
Livre: Daniel Moresco “Pipino”
7,5: Daniel Machado
8,0: Darcio Ribeiro
8,5: George Dewes
9,0: Guillermo Artigas
9,5: Igor Drawanz
10,0: Ricardo Mohr
10,5: Tiago Rosseto
11,0: Diego Rosa
11,5: Ricardo Machado
12,0: Gustavo Dias
12,5: Bruno da Silva
13,0: Leonardo de Vargas
Melhor reação: Fabrício Chicon

Veja a lista dos melhores tempos em:  http://www.categoriadesafio.com.br/site/wp-content/uploads/2011/07/Classificat%C3%B3rias_Tempo.html

E a classificação atual do CAD5 em: http://www.categoriadesafio.com.br/site/wp-content/uploads/2011/07/tabela.pdf

sábado, 23 de julho de 2011

ND7: Tempos


Tempos ND7:



ND7: Imagens

Let the games begin! ND7 em Tarumã, por RaFASTra

ND7: Deu Pipino!

Daniel Moresco, o famoso "Pipino" levou o TOP16 da ND7 com seu fusca turbo.

Fique ligado para mais informações sobre a competição!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tira-teima na ND7


Será que vai ter?

No TOP16 da ND6 Bráulio Rocha e Daniel Machado conseguiram a inédita façanha de empatar! O pega foi muito parelho, mas infelizmente a fotocélula falhou e ambos alegaram que passaram na frente. Dessa vez a fotocélula não deve falhar, mas será que os dois conseguirão chegar juntos novamente à final para tirar a teima?

Quem vier verá!

ND7: Inscrições encerradas no site

Inscrições encerradas no site

As inscrições antecipadas estão encerradas no site da Associação Desafio. A partir de agora, será possível ainda se inscrever no autódromo, mas atenção:  Em Tarumã as inscrições encerram às 22:00 horas em ponto.

O mais aguardado participante da ND7



E por entre as nuvens, eis que surge o sol em Porto Alegre. Sabemos que ele não poderá ficar até a hora da festa, mas de qualquer forma parece que teremos prova, afinal!

Importante lembrar:


Hoje, sexta-feira, vai ser realizada a ND7 na reta de Tarumã. Para que todos fiquem ligados, vamos lembrar de algumas modificações importantes que acontecerão nesta etapa:

- o treino livre inicia as 20:00 horas
– a classificação inicia as 21:00 horas
– serão aceitas inscrições somente até as 22:00 horas

Respeitando estes horários, a previsão é de que o evento acabe mais cedo que nas edições anteriores, colocando a final do TOP16 entre a meia noite e uma hora, horário em que o público de Tarumã está mais animado.

Após a final do TOP16, vai ter show da cadeira elétrica, com Márcio Pimentel e Walter Marqueti.
O ingresso no autódromo custa 10 reais por pessoa e crianças até 12 anos não pagam.

Leia tudo no Site da Associação Desafio

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O campeão


O campeão do CAD4, Alexandre Kroeff também estará na ND7 com seu Maverick aspirado. Kroeff é figura constante nos TOP16, mas ainda não conseguiu a sua vitória. Será na ND7?

Kroeff anda muito constantemente entre os 7 baixos e os 7,5 nos 201 de Tarumã e sempre é um forte candidato. Além disso o Maverick conta com nova embreagem, para poder fazer bom uso dos coletores feitos artesanalmente na Sprint que já havia instalado para a ND6.

Será que o dinossauro vai baixar o tempo com as novas modificações e melhorar sua posição no CAD5, no qual atualmente ocupa o sexto lugar? Tudo indica que sim, mas na verdade isso não é o mais importante, pois o Maverick já tem café no bule pra levar a bielinha da AD e Alexandre já provou que sabe pontuar com ele no ano passado.

Vamos ver como se desenrolam os fatos na Noite do Desafio 7!

Será que é dessa vez?

Valdenir e seu tubarão treinando no Racha Tarumã


Valdenir de Borba tem acelerado constantemente nas Noites do Desafio em Tarumã e tem conseguido tempos muito baixos, inclusive foi o carro mais rápido da ND6, com ótimos 7,396. Comparativamente o tempo mais rápido do campeão do TOP16 (conjunto com Bráulio Rocha) - Daniel Machado - foi na casa dos 7,5. Infelizmente Valdenir teve problemas na ND6 e não pode marcar nenhum ponto no CAD5, consequentemente não conseguindo vaga no TOP16.

O tubarão de Valdenir é rápido, mas ainda está faltando um pouco de constância para que possa disputar a ponta. Será que é dessa vez?

Boa sorte Valdenir!

  

ND7: Você está preparado?



Sabendo tudo que é preciso saber para participar da prova?

De qualquer modo é bom dar uma olhadinha nisto:

Fila:

- Óbviamente, não é permitido furar a fila. Após entrar na pista, o piloto deve percorrer toda saída do box, fazer o retorno na barreira de pneus no final da curva, e depois alinhar seu carro no final da fila.
- Se dois pilotos querem arrancar um contra o outro, coloquem o carro lado a lado durante a fila. O da frente sempre deve esperar o de trás, não o de trás passar para frente.
- É importante não deixar para alinhar os carros quando a fila já chegou na largada, pois isto atrasa a competição.
Burnout:
- O  burnout, ou rolo, deve ser feito após o piloto passar pela linha de água existente na pista, desta forma o rolo inicia mais fácil, limpa os pneus e diminuí a chance de quebrar a transmissão do carro. Ao quebrar a transmissão, na maioria das vezes, todo evento é prejudicado, pois além de atrasar a competição a pista fica muito suja de óleo.
- Não é para fazer rolo antes da água, isto muitas vezes gera acidentes ou até mesmo atropelamentos.
- Não é para fazer mais de um burnout, isto faz com que a competição fique muito demorada.
Alinhamento:
 - Após o burnout, o piloto deve rolar o carro lentamente em direção a linha de largada. Quando acender a primeira lâmpada do pinheirinho (pre-stage – foto 1), o piloto sabe que está chegando próximo ao ponto.

FOTO 1 
- Após acender a segunda lâmpada (stage – foto 2), o carro já está pronto para arrancar.

FOTO 2
- Neste estágio, o carro pode rolar em média cerca de 40 centímetros para frente (quanto maior o pneu, maior a distância), até o ponto de apagar a luz.
- Quando o carro estiver alinhado, não se esqueça que o fiscal de pista irá colocar um pequeno taco entre a pista e o pneu, para o carro não descer sozinho para trás.
- Com ambos os carros alinhados, o fiscal da pista irá dar o “ok” para a cronometragem e esta irá iniciar a largada. Se você utiliza algum sistema de largada, como “two-step” por exemplo, é recomendado não iniciar este procedimento antes de os dois pilotos estarem alinhados.
Tempo de pista e tempo total:
- No placar eletrônico presente embaixo do pinheirinho, será divulgado o tempo de cada piloto conforme eles vão acelerando. É divulgado na seguinte ordem: tempo de reação, parcial de 60 pés (18 metros), parcial de 100 metros, tempo de pista nos 201m e velocidade final.
- É  importante lembrar que o placar informa o tempo de pista, e não o tempo total (com reação)
- Logicamente, o vencedor da disputa é o piloto que cruzar os 201m na frente do oponente, portanto, o que tiver o tempo total mais baixo (reação + pista)
- A cronometragem irá imprimir um relatório de cada arrancada para cada piloto, além disto todos tempos serão divulgados no site da AD após a corrida.
Importante:
- O pinheirinho irá piscar do lado da pista do carro vencedor no final de cada disputa.
- Carro que tem o escapamento saindo para o lado, na frente da roda dianteira pode queimar a arrancada por conta do escape. Os gases do escape podem interferir no funcionamento da fotocélula. Neste caso a largada não será refeita.
É recomendado aos pilotos que tem este tipo de escape, que modifiquem sua ponta, colocando uma curva de 45º ou 90º direcionada para trás.

Exemplo de escapamento que não interfere no funcionamento da fotocélula

Escape virado para trás, para não interferir no funcionamento do sistema de cronometragem

LEIA TUDO EM:  http://www.categoriadesafio.com.br/site/2011/07/20/alinhamento-o-que-o-piloto-deve-saber/

Trabalhando!



Sexta feira passada (15/07): Alex Machado, #13 na tabela do CAD5 e a equipe Raul Car treinando em Tarumã com seu Chevette Hatch preto.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Não se provaleça com os pequenos...

Gustavo Stock e o 147 em ação na reta de Tarumã

Que tal correr contra um carrinho antigo com motor 1.5 Fiasa, miolo todo original, turbo T2 e que além de tudo tem a boca da borboleta do tamanho de uma moeda de 1 pila?

Tá no papo...

Quer moleza? Tome sopa de lesma!

Apesar de correr com um carro com mecanica bastante simples, Gustavo Stock é vice campeão do CAD 4, já foi runner up do TOP16 no Velopark além de ter se classificado para todos os TOP16 das Noites do Desafio de que participou em Tarumã. Para concluir, o pequeno notável é um dos tração dianteira mais rápidos da AD nos 201 daquela pista, na casa dos 7,9, além de já ter virado 12,1 nos 402m do Velopark.

Os segredos do "Davi", ou melhor, segundo a revista Race Master na qual foi publicada uma matéria do carrinho, os segredos desse "Royce Gracie" das pistas de arrancada são o baixo peso, a potência com uma curva de torque bem plana e os eficientes drag slicks da marca Black. Essa preparação vem provando na prática que respeito aos fundamentos rende mais dividendos que preparações pesadas, que geram mais potência mas não visam ao equilíbrio do carro como um todo.

Dessa forma o pequeno tem conseguido surrar adversários que declaram ter quase o triplo da potência. 

E você, tem um tração dianteira e acha que pode com ele em Tarumã?

Como diz o piloto da "piccola macchina": -"Então traz que eu asso!"

O ataque dos tubarões

A oficina 1PR vai atacar a ND7 com 3 tubarões e um besouro...

Encabeçando a lista o Chevette tubarão vermelho AP turbo do ilustre Paulo Rebelo campeão do TOP16 da ND2, o azul  GM turbo de Fabricio Chicon, segundo colocado na tabela do CAD5 e o amarelo AP turbo, do Guillermo Artigas.

 
 
 

Além dos Chevettes a oficina vai trazer também um Fusca branco, e dos rápidos. O carro já rodou na casa dos 7 duros nos 201 metros do Velopark.

A galera não vem para brincadeira!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Segundo informativo Agente 402

Um Kadett com muita vontade

Kadett de Roberto Ramos, por JC Racing

Roberto Ramos da equipe Litoral Turbos está há muito tempo esperando a chance de conseguir correr com seu carro numa disputa da Noite do Desafio. Não que ele seja novato, pois já participou de diversas provas. Contudo, sempre com seu Palio 1.8R, que inclusive tem obtido tempos muito bons para a classe de carros a que pertence. Entretanto o que Ramos quer mesmo é disputar na ponta e para isso ele possui um Kadett 2.0 16v turbo, que parece estar em plena forma para a ND7. O carro vem correndo nos Rachas em Tarumã e também no Velopark e tem mostrado um rendimento bom e parece ter a solidez necessária para encarar uma ND.

O Kadett de Ramos já mostrou que pode andar na casa dos 8 segundos ou menos uma vez que acelera de slicks tipo drag na medida 24" 1/2 , o que tem o potencial de lhe render participação no TOP16 e de quebra ficar entre os mais rápidos carros de tração dianteira do evento, como o Gol 96 de Sérgio Fontes e o Fiat 147 de Gustavo Stock.

Falar pra mim é fácil, mas uma coisa eu garanto: Roberto vem com muita vontade!

Seguidores