quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aproveita que o sargento saiu...

"Aproveita que o sargento saiu e vamos dar uma "pimpada" no Jeep!"

Por absurdo que soe, isso me lembra uma outra postagem...



quarta-feira, 29 de junho de 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

Comprei um Golzinho...

Ou seria: "Tô saindo com uma baita duma loira"?

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Car Toon: Mr. Walker, Mr. Wheeler - Motormania (1950)


Esse desenho de Walt Disney é de "apenas" 61 (sessenta e um) anos atrás e mostra que as coisas não são tão diferentes assim hoje em dia.


All the leaves are brown...




Eu já tive um...

domingo, 26 de junho de 2011

Coolpics IX

Chrysler 1928 "Night Rock", feito no Brasil pela Oficina HCB
Saiba mais sobre o carro e a oficina clicando AQUI.

sábado, 25 de junho de 2011

Galera de Belo Horizonte: 1500 visitas

Praça da Estação em Belo Horizonte
Aí pessoal: Hoje vocês completaram 1500 visitas vindas somente da cidade de BH aqui no 1320! Em média acessaram 1,41 páginas por visita e ficaram 55 segundos no site. Além disso, Belo Horizonte é a sexta no ranking entre as que mais frequentam o blog, num total de 1225 cidades.

Valeu Galera de BH, voltem sempre!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Arrancada internacional, uma visão crítica e algumas coisas em comum.

"Na última sexta e sabado vi 22 horas de transmissão ao vivo do "big"show da ADRL, em streaming de ótima qualidade da America One, liberado pela propria ADRL. Para mim, que  estava a muitas milhas de distância do Kansas, mais especificamente da pista de Topeka, foi um aprendizado e uma revelação. Já havia visto partes de provas da ADRL ao vivo antes, mas nunca com tal  qualidade de cobertura e nem de transmissão. Também já vi muitos vídeos, mas estes não mostram o evento em si, senão alguns detalhes de  passadas, que por mais legais que sejam, não descrevem como se forma um bom (ou mau) evento."
Leia tudo em 402m.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Update Kadett 1320: Baby Steps


Mas por que outra cor?

Aqui entra mais uma história daquelas folclóricas: Segundo um relato, certa vez um preparador famoso aqui do sul quando perguntado sobre o motivo pelo qual pintava os blocos de motor dos carros que preparava sempre da mesma cor, teria dito o seguinte:


Iterlocutor: - "Hein, Fulano... Por que os blocos sempre da mesma cor?"
Mecânico: -" Porra, por que... Quem mora no céu?"
Interlocutor: - "Deus..."
Mecânico: - "De que cor é o céu?"
Interlocutor: - "Azul..."
Mecânico: - "Então? Céu... Deus... Azul...  Hã? Hã?!
Eu sou o deus dos motores, que cor tu quer que eu pinte os blocos???"

Leia tudo clicando AQUI.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mãe! Guarda o carro pra mim...


Você conhece o Peel P50? Dizem que é o menor carro do mundo.




Bomber seats


"Os “bomber seats” são muito usados nos hot rods americanos. Certamente a quantidade de cemitérios de aviões militares facilita a vida dos gringos. O que hoje é um toque especial na construção de um hot, antigamente era uma alternativa que os rodders usavam para aliviar peso de seus carros. Quem gosta de carros e corridas sabe que o peso é essencialmente determinante nos resultados. Lembrando que na época, fibra de carbono, de vidro, substituição dos vidros por lexan e outras coisas do gênero, não eram nem imagináveis. As peças mais leves eram feitas de alumínio. Logo a galera se “antenou” que a ajuda vinha do céu. De certa forma a Força Aérea Americana ajudou a desenvolver a historia dos hotrodders doando peças."

Veja tudo no Shovelhead

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Doce doença



Sequestrado de Kultura Kustom Brasil. Visite e conheça mais sobre a kultura com k.

domingo, 19 de junho de 2011

Flake & Flames, The Kustom Kulture Adventure



Documentário de Dirk Behlau e Jesper Bram sobre a Kustom Kulture

Coolpics VIII

sábado, 18 de junho de 2011

ND7 já tem data marcada

Placa oferecida ao vencedor do TOP16 pela Revista Acelera!

22 de julho é a data encontrada pelo autódromo de Tarumã e a Associação desafio para a realização da ND7 e segunda etapa do CAD5. A organização promete algumas mudanças no formato da prova para que seja possível reduzir as filas e também terminar mais cedo.

Um dos principais problemas da ND6 foi a falta do gerador na curva 9, ponto de retorno dos carros, o que obrigava os pilotos a voltarem um a um, mais que duplicando o tempo necessário para o andamento normal da prova. Marcio Pimentel, administrador do autódromo e responsável pelo Racha Tarumã promete que será feita a ligação elétrica permanente no final da pista, neutralizando esse problema em definitivo.

Outra novidade importante é que os treinos irão acabar às 21:00. Daí em diante serão registradas as passadas oficiais para o campeonato que também são válidas como classificatórias para o TOP16.

Cada piloto poderá dar apenas 3 passadas oficiais. Portanto, se você quer dar mais de 3 passadas antes do TOP16, é melhor chegar cedo.

Novo adesivo de controle das passadas para a ND7: A criação do artista Maurício Morais ilustra a reta de Tarumã.

Além disso, agora os vencedores dos níveis de tempo até 10 segundos receberão seus troféus na frente do público no horário nobre da competição, logo antes do TOP16, que está programado para acontecer bem mais cedo na ND7 do que ocorreu nas ND anteriores.

Segue a premiação em dinheiro e o troféu bielinha para o TOP16 e o vencedor receberá por cortesia da Revista Acelera! uma placa comemorativa do TOP16, igual à que está no cabeçalho da matéria.

Aguardem mais novidades sobre a ND7.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dominando o pinheirinho


Para quem quer e para quem precisa compreender melhor o funcionamento dos equipamentos de cronometragem nas provas de arrancada, vem ai o Curso Interativo da Produpark, uma iniciativa que tem o apoio da Full Turbos, Revista Acelera!, Associação Desafio e Fuel Tech.

Onde:

- Na loja da Full Turbos, na rua Dona. Margarida nº 227/bairro Navegantes, PoA
- Horário – das 20.30hs até aproximadamente  1/2 noite (ou quando as dúvidas estiverem resolvidas).
- Dia – 30 de junho, quinta feira.
- Presença de Jaime Kopp com seu equipamento.
- Custo – GRATIS!
- Inscrições – Podem ser feitas na loja da Full Turbo e pelo email marquinhosprint@gmail.com.

Se voce quer saber tudo sobre E.T., 60 pés, pinheirinho amador e pró, tempos compostos, esta é a chance de aprender tudo aquilo que não houve oportunidade de perguntar.

Só  seja rápido na reação, que as vagas são limitadas.

Hot Rod: Mais uma visão



O que é um hot rod? Há alguns dias estamos tentando descobrir a opinião dos leitores do 1320 acerca desse particular. Convido todos os leitores a não somente votarem na pesquisa que está no cabeçalho do blog, mas também a deixarem por escrito as suas próprias definições, ou ainda colar no blog idéias com as quais bateram em outros lugares e acreditam ser uma boa definição.

Enquanto isso, vou postando intercaladamente com a programação normal do blog, algumas fotos, vídeos e visões que possam nos dar uma pista na nossa busca.

Participe!

Mais uma visão: Ford 29 Makela Auto Tuning.




Visite a galeria da Makela Auto Tuning sobre o carro

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bráulio e seu fusca


Semana passada foi publicado no site da AD uma pequena matéria sobre o Chevette Tubarão de Daniel e Alex, um dos protagonistas da final da ND6.

Esta semana, vamos falar do outro finalista, o Fusca prateado AP Turbo pilotado por Bráulio.

Muitos já conhecem este auto, é uma figura carimbada nas sextas de Tarumã. Já havia obtido um certo sucesso em edições passadas da ND, porém nunca tinha chego a final.

Bráulio Rocha e Bruno Pianca se uniram na montagem do Fusca fazem mais de quatro anos. Inicialmente, o carro não tinha condições de rodar, estava desmontado. Então a dupla partiu para um trabalho de reconstrução – suspensão, funilaria, pintura e por último o motor.

Leia tudo clicando AQUI. 

Engenhosidade em ação

Rod Singer, vencedor da "Top Eliminator" no Nationals de 1959  da NHRA

Filme muito legal que mostra um pouco do que era correr arrancada no final dos anos 50 na terra do Tio Sam. Destaque para as presenças de Wally Parks, então presidente da NHRA, Ed Cole, executivo da GM, Tex Colber, executivo da Chrysler e Robert Petersen, da Petersen Publishing fundador das revistas Hot Rod, Motor Trend e Car Craft. Tudo isso em Detroit, na frente de 80 000 espectadores.

"Never before had so much high-level attention been focused on the drags"   wrote NHRA President Wally Parks

"Nunca antes houve um nível tão alto de atenção focada nas arrancadas" escreveu Wally Parks, o presidente da NHRA

Vale também lembrar a presença de Art Arfons (posteriormente três vezes recordista de velocidade em terra) e seu dragster Green Monster, com motor Alisson V1710, um V12 de cerca de 2000 cv que equipava aviões da segunda guerra, como o Curtiss P-40 e as primeiras versões do Mustang P-51.

Sem falar é claro nos "twin engined cars", com seus dois motores V8 nos mais diferentes arranjos.

Simplesmente lindo.

domingo, 12 de junho de 2011

Daniel Machado, TOP16 e líder nos pontos após primeira etapa do CAD5


A ND6 foi marcada pela disputada final do TOP16 entre o Fusca do Bráulio e o Chevette do Daniel. Como era a estréia do Chevette na ND, muitos não conheciam a equipe, então fizemos algumas perguntas ao Daniel para divulgar aqui no site, o resultado abaixo:

Daniel Machado é um eletricista, tem 26 anos, e está envolvido na construção do Tubarão vermelho fazem três anos.

Como em diversos outros casos na arrancada, o auto não foi montado sozinho. Daniel e o amigo de longa data, Alex, uniram forças na preparação do Chevette, possibilitando a existência do projeto.

Daniel diz inclusive, que o carro pertence ao Alex, mas no final das contas, Daniel que acabou ficando como o piloto.

Quer ler tudo? Visite o site da AD ou clique AQUI para ir direto para a matéria.

Coolcuts III

Há 20 anos atrás a Mazda vencia Le-Mans com o 787B, única vitória japonesa e única vitória de um rotativo naquela prova, até hoje.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Monsieur Mangetout por um dia

"- O que você comeu no café da manhã?
- Ah, hoje eu acordei sem fome, comi só um pedacinho de pneu e a bordinha do aerofólio..."

Não, esse não é um diálogo do Monsieur Mangetout com algum colega de trabalho. Parece que de fato o Fórmula 1 da foto ali de cima realmente foi feito apenas com pão.

Vai uma mordida aí?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Laranja ou chocolate?


Saiba mais sobre as C10 e C14 das fotos clicando AQUI.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

Um Kadett na briga?



Roberto Ramos da equipe Litoral Turbos, a galera do litoral norte do estado, finalmente está com seu carro funcionando. O Kadett 2.0 16v turbo forjado com cabeçote ecotec e injeção Hardware já está dando umas esticadas no Racha em Tarumã.

Será que é mais um candidato de tração dianteira ao TOP16 na ND7 ao lado do Fiat 147 de Gustavo Stock e o Gol 96 de Sérgio Fontes?

Façam suas apostas!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

domingo, 5 de junho de 2011

Teste cultural: O que é um "hot rod" para você?



Já cansamos de ler e ouvir a expressão em filmes, revistas, sites e blogs. Sabemos que é um termo cunhado pelos americanos e que se refere a um certo tipo de carro. Mas por outro lado, é comum nos depararmos com ele em diversos contextos diferentes. Mas e para você,o que é um HOT ROD?

Para alguns o "mau uso" do termo hot rod pode ser uma questão  altamente polêmica. O pessoal da KK, por exemplo tende a ser muito ortodoxo nesse particular: Para eles o branco é branco e o preto é preto...

Calma, é KK de Kustom Kulture, não KKK de Ku Klux Klan. Mas eles tem regras rígidas para o que pode ser considerado um hot rod, um rat rod, um street rod... E NÃO OUSE contrariá-los nessas questões, pois eles podem... Queimá-lo... Da lista de discussões deles...

E hoje em dia existem termos para praticamente todos os tipos de modificação que você quiser inventar. Ou melhor, copiar, pois pelo visto, para alguns tudo que tinha de ser inventado já foi. Agora é questão de se enquadrar: Ricer, dub, donk, hellaflush, eurolook, tuning, lowrider, gasser, classic, hot rod, rat rod, street rod,  vintage, custom, resto-custom, restored, oem, oem+...

Enfim, não vá fundo demais em nada disso, ou você pode se tornar um anacronismo vivo ou um nerdnonsense ao mesmo tempo em que acha que está na crista da onda do underground... Não esqueça: Mainstream é para um lado, underground é para o outro... Ou pelo menos antigamente era assim.

Além disso tudo, a expressão assumiu diferentes significados ao longo dos anos e tem o seu próprio - e por que não dizer -  legítimo para algumas pessoas e grupos.

Então, fica a pergunta: O que é um hot rod na sua visão? Responda a enquete no topo do blog ou se preferir deixe sua opinião por escrito nos comentários.

Mas não se esqueça: Em questões de opinião, não há respostas erradas.

Saudade das arrancadas? Tom West.



Você é um daqueles que acha que o 1320 tem falado pouco sobre muito e muito pouco sobre arrancada? É justo! Então de hoje em diante vou postar alguns trabalhos do artista Tom West, que retratam carros de arrancada famosos de outras épocas, revelando o que há por baixo da pele das feras. A maioria dos trabalhos foi encomendada por publicações especializadas e em cada ilustração há uma foto, o nome do carro, o nome de seus criadores, a data e a publicação na qual saiu a ilustração.

Aproveitem!

sábado, 4 de junho de 2011

La magia di Abarth: Inutile dire di più!


Que tal um carro que sai da oficina perfeito, em nível de exposição, apenas para ser submerso na lama, submetido aos piores tratos nas piores estradas com pedras, poeira e buracos, sempre com o acelerador a 110%?
 
 Signore e signori, Lancia Delta Integrale: Inutile dire di più!










sexta-feira, 3 de junho de 2011

Matrix

Realidade...
Onde acaba o real e começa o virtual?
E quando o virtual começa a ser de fato real?
Esse é um dilema existencial contemporâneo, mas nem vou tão longe... Alguns desenhos em 3D como esses são tão impressionantes que não consigo diferenciá-los das fotos verdadeiras. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Landspeeder



a maldição, ou talvez o prazer, de todo hot rodder que analisou o projeto de outro, que na sua mente, ele imediatamente começa a desmontá-lo e reconstruí-lo na imagem em que acredita ser "o melhor jeito". Se você ganhasse um centavo a cada vez que alguém começou uma frase com: "Bem, eu teria feito isso desta forma..." então você seria um homem rico. Mas, a maioria dessas pessoas simplesmente segue sua rotina enquanto outros, eventualmente usam uma ou duas dessas idéias no seu próximo carro.

Depois de ver um grande número de carros nas exposições locais Mike Goins de 36 anos de idade e Rick O'Connor de 37, não só acreditaram que poderiam construir uma "ratoeira" melhor, mas deram o grande passo de iniciar uma oficina para fazer apenas isso: Brindar o público com hot rods incomparáveis, mas de tiragem limitada.

Embora muitos dos carros que a dupla olhou em torno da SoCal (Southern California), sua região, fôssem brilhantes em todos os lugares corretos, a dupla sentiu que havia algo faltando em baixo, ou seja, na suspensão. E, embora alguns destes carros de ponta tenham sido montados com o mais alto grau de acabamento, Mike e Rick olharam para cada um dos itens individuais utilizados para construí-los (ou seja, fiação, parafusos e fixações, as rotas dessas linhas, engenharia básica e atenção aos detalhes) e sabiam que poderiam chegar a algo melhor.

O resultado é a pick-up roadster Land Speeder, que pega emprestado o visual dos rat rods e/ ou do pessoal old school, mas com um grau muito elevado de qualidade de construção e peças. Tendo iniciado a Old Speed Hot Rods (OSHR) há menos de dois anos, Mike e Rick decidiram expor suas idéias num veículo e estreiá-lo no Grand National Roadster '08 Show, onde seria colocado ao lado de alguns dos melhores no mercado."

Leia tudo em Street Rod

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Clássicos II


Ford Modelo A e Ford e 49 "Shoebox"
Veja mais no blog do Shoebox.

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