sábado, 5 de setembro de 2009

Astra 888: Mais alguns passos


O Astra 888 é o carro de Rafael "RaFASTra" Pires, que é um dos pilotos mais antigos da AD, tendo começado a correr em 2006, no "sambódromo". Seja pela beleza e acabamento, pela mecânica e modelo de carro incomuns na arrancada ou mesmo pela preparação que foge ao tradicional, o "Belga" é um dos carros mais populares da AD.

O 888 é o primeiro carro preparado de RaFASTra e já passou por diversas etapas em sua preparação, tendo começado pelo veneno aspirado, voltado ao original, preparado novamente para uso de óxido nitroso e hoje é um legítimo turbo-nitro.


Mas apesar das inúmeras modificações e também dos bons números obtidos em pista - 11,7 com radiais, 11,3 com pneus drag e velocidade de 216 km/h no 1/4 de milha - o carro ainda tem muito o que evoluir. RaFASTra, assim como outros pilotos da AD (Ségio Fontes, por exemplo), trabalha com uma evolução constante e controlada, maximizando o retorno de seu investimento, pois assim ocorrem menos quebras e se consegue o melhor resultado possível em cima da preparação que o carro possui.

Esses resultados podem ser medidos em comparação com carros de pilotos profissionais: Apesar de utilizarem mais equipamentos, participarem de muito mais provas em um mesmo período para afinar o conjunto e obterem tempos similares, a média de quebras por prova desses pilotos é incomparável, chegando a duas ou até mesmo três vezes por prova, enquanto a média de pilotos como RaFASTra fica em torno de uma quebra a cada seis provas ou mais!

Rafastra nos boxes do Velopark: Apenas conferindo

Mas apesar de ter voltado intacto das últimas corridas, o 888 não está parado na garagem aguardando a próxima competição. Bem pelo contrário, Rafael está ciente da evolução de seus adversários e segue sempre melhorando o carro, uma etapa de cada vez. Para tentar manter-se competitivo dentro do mata-mata não é necesário ter o tempo mais baixo dentre os participantes, mas é importante ficar em um nível similar de performance ao dos outros competidores. E para fazer frente aos dois Mitsubshi dos irmãos Andreis, ao Calibra de Anderson Dick, ao Corsa do Deme Coradi e ao Gol de Sérgio Fontes, Rafael resolveu investir um pouco nos pontos fracos do 888.

O carro é um dois mais rápidos da AD na parcial final entre os 300 e os 402 metros, percorrendo esses 100 na casa de 1,7 segundos, o que o coloca no mesmo nível do Eclipse de competição dos irmãos Andreis e cerca de um décimo de segundo atrás do Calibra de Anderson Dick, que percorre o trecho em cerca de 1,6 segundos. Isso demonstra que não falta potência para o Astra no final da pista.

Mas apesar da saúde em alta, o ponto mais fraco do motor no momento é justamente a respiração, pois trabalha com cabeçote original com as mesmas molas, tuchos hidráulicos, válvulas e comandos que vieram de fábrica no seu motor 16v nacional. Além do coletor de admissão original e do coletor de escape em ferro fundido, idealizado para carros turbo de rua com potências na casa dos 250 cv.

Ciente disso, RaFASTra optou por dar ao menos um passo para reduzir essa deficiência de ar, trocando o coletor de escape por um tubular com desenho "ram horn" (chifre de bode). Afinal, se o gás queimado não sai com eficiência, sobra menos espaço para o motor respirar mistura nova.

Projeto em 3D do coletor de escape: Precisão na equalização

O coletor foi confeccionado pela Sprint em aço carbono e unido através do processo de soldagem TIG (Tungsten Inert GAS), tendo como pontos fortes os dutos mais largos que propiciam maior fluxo dos gases, a equalização perfeita que só pode ser obtida através do projeto em 3D e a junção merge dos 4 dutos em uma pirâmide perfeitamente simétrica.

Coletor fundido x coletor tubular

O diametro dos dutos do coletor, bem como seu modelo acabaram por afetar outras partes do cofre do motor, que tiveram de ser modificadas, como a saída de água do cabeçote, o respiro de gases do bloco para a tampa de válvulas. Tudo teve de ser refeito para a instalação do novo coletor, o que mostra o quanto pode ser complicado fazer apenas uma modificação de performance no carro.

Novas peças em aço inox

O cano de escape em aço carbono de 2,5 polegadas, herança dos tempos em que o motor ainda usava bloco e cárter do 8v e fazia algumas voltas bizarras após ser modificado para a utilização com o carter do 16v também foi substituído por um mais curto, de 3 polegadas confeccionado em inox. A válvula wastegate pequena - também própria para carros de rua de baixa potência - foi substituída por uma superflow da Beep e seu escape foi confeccionado separado, também em aço inox.

Downpipe em 2 1/2" x downpipe em 3"

E por último, mas não menos importante, foi feita uma modificação no painel frontal do carro, para permitir mais facilmente a desmontagem e o acesso ao turbo, radiador e outras peças que se encontram na frente do carro. O painel em chapas foi substituído por uma estrutura tubular frontal, que segura faróis, radiador, grade e o capô.

Peças já com acabamento

Outro problema básico que o 888 enfrenta é o peso elevado. Sendo um carro de quatro portas, o Astra 1995 é um veículo de monobloco pesado. Rafael vem trabalhando muito para reduzir a diferença de peso entre o Astra e seus concorrentes. Um dos recursos mais efetivos para esse fim é o uso de peças em fibra e vidros em Lexan. Então aproveitando as modificações estruturais na frente do carro, o capô também foi substituído por um 80% mais leve, em tecido fibra de vidro com nervuras internas para reforço. Confeccionada dessa forma, o pessoal da Sprint garante que a peça fica com excelente acabamento e grande resistência.

Capô novo em fibra de vidro: Mais leve

Para o próximo TOP16 o piloto espera conseguir se manter em nível competitivo com os carros mais rápidos, tentando chegar a sua terceira final e sua primeira vitória na competição. Nascido nas ruas e criado na AD, o Astra 888 tentará mostrar o valor da "prata da casa", frente aos competidores recém chegados de outras categorias!

4 comentários:

  1. Que belo post!!

    Falta exatamente uma semana para o Open Day do dia 12 de Setembro! E o carro está fielmente no estado dessa última foto! E aí, será que vai dar tempo pra finalizar tudo? hehehehe


    Valeu pela postagem Vicente! Estamos juntos nisso tudo. Um grande abraço!

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  2. Parabéns rafa... os resultados nada mais e que o reflexo da dedicação... e eles virão pode ter certeza !!!
    Abrass
    Sérgio Fontes

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  3. Eu sempre disse que a dedicação que o raFASTra tem nesse carro é um modelo a ser seguido.

    Carro bonito, bem feito, sempre limpo nas provas, confiável e potente. O que mais se pode querer?

    Boa sorte!

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  4. Eu concordo com o CCCA. Temos na AD 4 exemplos de dedicação que se destacam: Os irmãos Andreis, Sérgio Fontes, Demétrio e o próprio Rafastra.

    Não é a toa que esses são os carros mais rápidos e mais competitvos nas provas, pois essas pessoas deram grande prioridade para as corridas em suas vidas e dedicaram um esforço muito bonito aos seus carros.

    Claro que cada um a sua maneira, mas o que importa é que de fato estao fazendo por merecer o destaque e o sucesso que estao obtendo.

    Outros competidores seguem na mesma linha e se perdem ainda, é apenas por "tempo de serviço". Isso vai ficando claro conforme a evolução de cada um, mostrando que o mais importante de tudo é a vontade e a dedicação.

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